Home / Animais / Quais São Os Animais De Carga? Por Que Eles São Utilizados?

Quais São Os Animais De Carga? Por Que Eles São Utilizados?

Desde a antiguidade os animais são utilizados para funções fora de sua natureza pelos humanos. Essa parceria pode ser mútua, caso os humanos saibam como cuidar e providenciar tudo o que for necessário para o bem-estar, saúde e felicidade dos animais. Por muito tempo e muitas vezes ate hoje, alguns animais foram e são explorados. Em péssimas condições, eles trabalham sem cessar como são treinados, tornando-se um escravo do trabalho que ele não nasceu para fazer. Vamos conhecer alguns animais que já trabalharam ou até hoje trabalham como ajudadores.

Animais De Carga

No nosso contexto atual, em centros urbanos é mais difícil encontrar um grande numero de animais de carga. Porém, alguns quilômetros para os interiores das metrópoles, já é fácil de encontrar alguns animais em serviço. O mais comum e mais encontrado são os cavalos, servem para carregar não só humanos, como fazem carga de produtos, malas, charretes, enfim. Há inúmeras funções para eles. Além dos cavalos existem burros, mulas, etc. Fora do nosso contexto também existem diversos animais que trabalham como animais de carga. No oriente e até áreas desertas, o uso do camelo é comum, podem aguentar altas cargas e andar por dias sem precisar de água. Na Índia, alguns elefantes são usados para cargas também. Enfim, cada cultura e diferentes necessidades fizeram com que os humanos adotassem essas medidas com os animais.

Em alguns locais, leis foram aplicadas para que pudessem regulamentar esse trabalho, outros lugares eles foram simplesmente proibidos. Essas medidas foram tomadas por conta da exploração contra os animais de carga. No Brasil, por exemplo, há cidades com registros de desmaios desses animais por conta da alta carga que levavam e descuido com sua saúde. Há também varias situações de maus tratos e irresponsabilidade com os animais.

Apesar de serem úteis devemos entender que os animais não estão aqui pra nos servir. Caso haja necessidade, deve-se proporcionar recursos, saúde, e tudo o que o animal precisar para que realize o serviço sem danos.

Animais De Carga: Cavalos

Existem raças especificas para cada finalidade. Os cavalos direcionados para as cargas são chamados de cavalos de tração. Para isso são escolhidas raças mais fortes, mais obedientes e resistentes.

Os cavalos de tração podem ser reconhecidos por seus músculos. As vezes nem precisam ser grandes em altura, mas seus músculos são bem desenvolvidos e um cavalo menor, de tração, pode muitas vezes ser mais forte que um cavalo maior, doméstico.

Cavalo de Carga
Cavalo de Carga

Os cuidados com essas raças podem ser mais simples, mas não deixam de ser muito necessários. Com um corpo musculoso, em forma e muitas vezes menor, eles são preparados para consumir menos energia, logo não se alimentam muito. Mas precisam estar bem nutridos, por isso recomenda-se que sejam alimentados com pastos de boa qualidade e uma dieta balanceada com grãos.

Além da alimentação, os banhos, cuidados com carrapatos, germicidas, enfim. Toda a responsabilidade dos cuidados esta na mão de quem os detém.

Apesar das raças de tração não precisarem de tanta comida, elas precisam de água. Um cavalo de carga precisa de quase 50 litros de agua por dia. Isso os torna ineficientes quando se trará de regiões montanhosas ou desertas. Para isso existem outros animais, também fortes e mais resistentes.

Animais De Carga: Burros

Burro de Carga
Burro de Carga

Os burros são da família dos cavalos. Resultados de cruzamentos alternados. Eles possuem algumas diferenças cruciais e que os diferenciam muito. Os burros conseguem comunicar-se com outros burros a mais de 3 km de distância. São menores e conseguem se locomover em lugares rochosos e trabalhosos. Podem ser mais ágeis que muitos cavalos. Eles são mais estratégicos em subidas, movendo uma pata por vez e economizando energia. Apesar desses pontos positivos, eles não aguentam mais de 60kg e infelizmente, muitas pessoas se aproveitam e extrapolam esse limite.

Uma outra desvantagem sobre a utilização dos burros é o fato de que não são tão obedientes quanto os cavalos. Eles têm dificuldades em seguir comandos e memorizar rotas. Seu corpo também não é tão resistente a baixas temperaturas.

Animais de Carga: Camelos

Camelos de Carga
Camelos de Carga

Os camelos são animais realmente grandes. Eles podem chegar a pesar 1 tonelada em espécies maiores. São conhecidos por sua resistência sem beber água. Realmente, os camelos são muito resistentes. Por isso são utilizados para longas distâncias, altas e baixas temperaturas. Sua pelugem funciona como uma manta térmica, de forma que no calor ela os protege e no frio também. Também conseguem se manter normais em altas altitudes.

Em contraponto, eles não são tão ágeis e não funcionam muito bem em regiões montanhosas ou rochosas. Por isso são melhores em planícies.

Animais de Carta: Mulas

Mulas de Carga
Mulas de Carga

As mulas são consideradas as melhores para determinadas ocasiões. São resultados de cruzamento entre um burro macho e um cavalo fêmea. Esse cruzamento faz com que as mulas tenham força, obediência, enfim. Elas conseguem o melhor das duas espécies. São pacientes, gastam menos energia, são mais ágeis, couro mais protetor, aguentam mais carga e por maior tempo. Enfim, a lista de vantagens é grande. Assim como os outros animais, qualquer abuso acima do limite do animal pode diminuir sua vida e deixa-los com danos físicos.

Qual O Melhor Animal De Carga

Basicamente, é preciso analisar quais são as necessidades e o que será necessário. Para isso é bom fazer um calculo de distancia, o terreno, o clima, o peso a ser carregado, enfim. A partir dessas informações é preciso escolher o animal correto para o serviço proposto. Em caso de terrenos comuns e temperaturas amenas, os cavalos e burros são uma boa opção, já em casos de coisas mais especificas e necessário um animal mais resistente. A mula realmente consegue ser melhor que cavalos em burros em muitos aspectos, porém para ter certeza de que são uma boa opção é necessário ver o preço de cada um também, normalmente, os comerciantes sabem do valor que elas tem em questão de praticidade, por isso aumentam seu preço de forma exorbitante ate que não seja vantajoso a compra delas e as pessoas acabem escolhendo pelos burros. Qualquer que seja o animal. É preciso ter responsabilidade e cuidado.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *