Home / Animais / Quais os Animais Que Não Bebem Água? Como Sobrevivem?

Quais os Animais Que Não Bebem Água? Como Sobrevivem?

A vida sem água soa como uma imagem do deserto arenoso, sem nenhum sinal de gota d’água em qualquer lugar distante no campo do deserto. Mas existem alguns animais que não bebem água, sabia?

Os seres humanos não podem sobreviver sem líquido por mais de três dias. Precisamos nos hidratar para manter o aquecimento de nosso corpo. Contudo, como citado, existem animais estranhos que não precisam de água para sobreviver na terra, podendo viver muito tempo sem essa necessidade.

Quer descobrir quais são? Então fique atento no artigo abaixo.

Os 8 Animais Que Não Bebem Água e Sobrevivem

1.     Larvas de Farinha

As larvas de farinha começam a vida como um ovo, depois eclodem em uma larva. Transformam-se em uma pupa e finalmente emergem como um besouro.

Larvas de Farinha

Elas têm um sistema urinário modificado chamado sistema “criptofridial”, onde seus rins se ligam diretamente às extremidades do reto. Em outras palavras, as larvas de farinha estão listadas entre os animais que não bebem água.

As últimas gotas de umidade em seus alimentos são absorvidas pelos rins e retornam ao meio do intestino. Assim, elas não excretam muita umidade e podem viver inteiramente da água produzida metabolicamente.

  1. Gazela de Areia

As gazelas de areia vivem em um habitat de areias abertas e podem sobreviver a longos períodos sem beber água. Elas realmente se adaptaram a um ambiente tão severo como o deserto da Arábia.

Curiosamente, essas gazelas têm a capacidade de encolher o fígado e o coração. Isso, por sua vez, faz com que respirem com menos frequência, evitando assim a perda de umidade extra.

Gazela de Areia

Muitas pessoas assumem que esses são exemplos ideais de animais que não bebem água. Existem outras maneiras únicas pelas quais esse antílope das areias conserva líquido, como a maneira pela qual pode reabsorver parte de sua própria urina de volta ao corpo.

3.     Peixe de Água Doce

Apenas peixes de água salgada bebem líquido. Na água doce, o corpo interno do peixe é mais salgado que o ambiente circundante. A água entra nos peixes por osmose, passivamente, através das brânquias, pele e estômago.

Peixe de Água Doce

O peixe precisa eliminar todo esse excesso de água fazendo xixi na urina diluída. Na água salgada, o peixe perde água passivamente, por isso precisa beber.

Ele elimina o excesso de sal usando células especializadas. Esse excesso é excretado principalmente na urina altamente concentrada.

4.     Sapos Não Engolem Água

Os sapos têm uma pele muito especial, estando entre os animais que não bebem água. Eles consomem líquido e respiram através dessa pele. Sapos geralmente não engolem água como nós. Em vez disso, eles absorvem a maior parte da umidade que precisam.

Não apenas isso, mas esses bichos também contam com a obtenção de oxigênio extra (além do que recebem dos pulmões) da água. Como os sapos recebem oxigênio através da pele quando está úmida, eles precisam cuidar dela ou podem sufocar.

Sapos Não Engolem Água

Às vezes você encontrará sapos viscosos. Isso ocorre porque a pele do sapo secreta um muco que ajuda a mantê-lo úmido. Mesmo com isso, eles precisam ficar perto da água. Como a pele é mais dura, não seca tão rápido.

5.     Salamandras Tigre

As salamandras tigre também fazem parte dos animais que não bebem água com a boca. Em vez disso, recebem hidratação e umidade do conteúdo da água da presa e do meio ambiente através de sua pele semi-permeável.

A absorção da pele reforça a necessidade de um substrato úmido o tempo todo. A água da torneira contém cloro e outros produtos químicos que são prejudiciais à maioria dos anfíbios, incluindo salamandras tigre. À luz disso, use água da chuva, água engarrafada purificada e descloração para tratar qualquer água da torneira usada no habitat.

A água destilada não é adequada, pois os minerais foram removidos, o que pode afetar o equilíbrio osmótico da salamandra.

6.     Lagartos Que Habitam no Deserto

Enquanto alguns animais desenvolveram maneiras de extrair água de seus alimentos, os lagartos que vivem no deserto não bebem água: eles absorvem através da pele.

Lagartos Que Habitam no Deserto

Os lagartos se adaptam muito bem aos seus ambientes, como usar camuflagem e até conseguir absorver a água da pele como hidratação.

Os cientistas sempre suspeitaram que os lagartos absorvem a água como seus vizinhos anfíbios. No entanto, ao contrário da pele úmida de um anfíbio, a pele seca de lagarto é projetada para manter a água dentro e fora.

7.     Coalas Não Bebem Água

Normalmente, os coalas são animais que não bebem água. Eles não são obrigados a chegar perto das lagoas ou rios, onde os predadores podem emboscá-los.

Em vez disso, os coalas cumprem seus requisitos com a ingestão de alimentos, por exemplo, através das folhas de eucalipto. Estas representam mais de 55% de líquido.

Coalas Não Bebem Água

O nome do coala também significa “não há água”. Além disso, existe uma segunda razão pela qual os coalas não tomam água: é porque eles não se movem muito.

Eles são lentos e passam 20 horas dormindo. Isso significa que menos calorias estão sendo queimadas dentro dos seus corpos. Como resultado, elas sobrevivem sem água.

8.     O Rato Canguru Nunca Precisa Beber Água

Quando você pensa no animal perfeito para sobreviver em um cenário deserto, é provável que você tenha em mente imediatamente os camelos. Afinal, eles foram criados para sobreviver vários meses sem uma gota de água.

No entanto, existem outros animais desérticos mais resistentes, como o rato canguru. Isso porque ele pode passar literalmente toda a sua vida sem beber água uma única vez.

Este roedor nativo do sudoeste americano é assim chamado por ter pernas traseiras grandes e poderosas. Estas lhe permitem saltar até 3 metros de uma vez para evitar predadores. Entre a sua dieta estão, principalmente, as sementes e feijões com alto teor de água. Tal situação significa que tudo de líquido que eles realmente precisam para sobreviver está nos alimentos que comem.

Gostou de saber mais sobre os animais que não bebem água e sobrevivem? O sistema de hidratação deles é muito interessante, não? Temos uma infinidade de seres vivos com essas peculiaridades e nem fazemos ideia do quanto podem ser diferentes.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *