Home / Animais / Quais as Diferenças: Macaco, Gorila, Orangotango e Chimpanzé?

Quais as Diferenças: Macaco, Gorila, Orangotango e Chimpanzé?

Durante grande parte da história, as pessoas usaram os termos “macaco”, “primata” e “símio” de forma intercambiável . Existem diferenças definidas entre os termos, no entanto.

Primatas

Gorilas, orangotangos e chimpanzés  são símios e primatas. Os primatas são mamíferos que são caracterizados por seu desenvolvimento e habilidades cognitivas avançadas, agarrando mãos e pés e olhos voltados para a frente, além de outras características. Alguns primatas são tipicamente terrestres mas têm adaptações para escalar árvores. Milhões de anos atrás, os ancestrais dos primatas desenvolveram diferentes características definidoras entre si, ramificando-se em muitas espécies dentro de diferentes grupos.

Existem mais de 300 espécies de primatas na Terra, incluindo seres humanos e outros macacos prosimianos, como os lêmures. Dado que lêmures e humanos são primatas, por exemplo, você pode ver que existem diferenças significativas entre os muitos tipos diferentes de primatas. A maioria das diferenças pode ser descrita em termos de características físicas e desenvolvimento evolutivo ao longo do tempo.

Mudar da caminhada quadrúpede para a caminhada bípede foi um desenvolvimento crucial na evolução do homem, porque liberou as mãos de nossos ancestrais. Isso lhes permitiu carregar e usar ferramentas enquanto caminhavam, o que desempenhou um papel significativo no desenvolvimento da civilização.

Características Distintivas

A maneira mais rápida e fácil de distinguir macacos e primatas é procurar um rabo. Primatas não têm caudas, enquanto a maioria das espécies de macacos tem. Os primatas tendem a ser maiores que os macacos e geralmente têm cérebros maiores. Os primatas também tendem a viver mais que os macacos. Repare que os grandes símios (humanos, chimpanzés, bonobos, gorilas e orangotangos) geralmente têm cérebros maiores, corpos maiores e sem cauda.

Aparência dos Primatas

Na aparência, os grandes símios têm muitas semelhanças. O rosto está quase nu, e as orelhas são redondas e quase sem pelos. Eles não têm bolsas nas bochechas. O polegar é mais curto que os dedos e é oponível. Exceto pelo humano, os braços são mais longos que as pernas e o dedão do pé também é oponível. Todos têm a capacidade de andar bipedalmente (com duas pernas), embora alguns o façam mais do que outros, como seres humanos e bonobos. Todos os grandes símios podem distinguir cores e dependem principalmente da visão e da audição, e não do cheiro. Eles têm uma ampla variedade de vocalizações e expressões faciais.

Os Macacos

Os macacos tendem a ter estruturas esqueléticas semelhantes às de mamíferos menores de quatro patas, como cães e gatos. Ao se mover entre as árvores, os primatas correm ao longo dos galhos, enquanto os macacos balançam de galho em galho usando seus braços (isso é chamado de brachiar).

Macaco Fotografado de Lado
Macaco Fotografado de Lado

As espécies de macacos incluem babuínos, saguis, micos e capuchinhos. Macacos menores (gibões e siamangs) são geralmente menores em estatura, com braços finos e um cérebro um pouco menor. Finalmente, os macacos são divididos em macacos “Novo Mundo” e “Velho Mundo”.  Muitos macacos do Velho e do Novo Mundo têm caudas, tendem a andar de quatro como um gato ou cachorro e têm o menor cérebro dentre os grupos.  Alguns macacos do Velho Mundo incluem babuínos e guenons, enquanto outros do Novo Mundo incluem macacos-prego e aranha!

 Evolução e Genética

Em termos evolutivos e genéticos, as espécies de símios estão muito mais próximas dos seres humanos do que os macacos. Além de ter estruturas corporais básicas semelhantes, os macacos são altamente inteligentes e podem exibir comportamento semelhante ao humano. Por exemplo, os chimpanzés, que são os mais próximos geneticamente dos seres humanos, podem criar ferramentas simples e usá-las efetivamente.

Embora os macacos se comuniquem, os símios possuem habilidades cognitivas e de linguagem mais avançadas. Eles não podem falar como seres humanos, mas podem usar a linguagem de sinais e outros movimentos corporais para se comunicar com os seres humanos de maneira eficaz . As habilidades de comunicação ajudam os gorilas, orangotangos, chimpanzés e bonobos a desenvolver grupos sociais complexos e até exibir alguns aspectos da cultura. Como os humanos, os símios podem pensar e resolver problemas em seus ambientes.

Chimpanzés

Os chimpanzés são grandes símios que vivem nas florestas tropicais da África, desde o Sudão e a Tanzânia no leste até o Senegal e Angola no oeste. A República Democrática do Congo tem a maior população, embora os chimpanzés tenham sido extintos em algumas áreas. Eles imploram por comida com a mão aberta (como os mendigos humanos na rua), têm gestos agressivos que parecem muito humanos, acariciam, tocam e se abraçam como seres humanos, e assim o repertório gestual parece extremamente humano para nós.

Orangotango

Orangotango na Árvore
Orangotango na Árvore

Orangotangos são o maior animal arbóreo do mundo.  Os orangotangos são de cor marrom-avermelhada e alguns machos crescem barbas brancas ou amarelas. Também característicos são os rostos nus, com olhos redondos e orelhas pequenas; seus longos cabelos desgrenhados; braços longos; e dedos e pés enrolados. Eles passam a maior parte do tempo em árvores e subsistem principalmente em frutas, folhas, flores, brotos, cascas e insetos.

Gorilas

Como seres humanos, gorilas são terrestres. São caminhantes quadrúpedes . Ou seja, andam nas solas dos pés, mas não nas palmas das mãos. Eles dobram os dedos e apoiam a extremidade superior do corpo com os nós dos dedos, em vez das palmas das mãos abertas. Eles são vegetarianos tímidos e pacíficos, que geralmente fogem dos humanos e raramente brigam entre si. Eles vivem em grupos familiares constituídos por um homem adulto dominante com várias companheiras adultas e seus filhos.

As Espécies de Primatas

As 235 espécies modernas de primatas são divididas em dois subordinados – os prosimianos e os antropoides. Os prosimianos , compostos de lêmures e animais semelhantes, são o grupo mais primitivo. Eles exibem inteligência mais baixa e se assemelham mais a outros grupos de mamíferos (normalmente têm bigodes e focinhos estendidos, por exemplo). Os prosimianos se separaram da linha evolutiva que leva aos seres humanos relativamente cedo. Os antropoides , comumente chamados de “primatas superiores”, compreendem o restante das espécies na ordem dos primatas. Os antropoides variam consideravelmente em tamanho, alcance geográfico e comportamento, mas todos têm faces planas, orelhas pequenas e cérebros complexos e relativamente grandes.

Veja também

Cachorro Terra Nova

Tudo Sobre a Raça Terra Nova: Características e Fotos

Hoje vamos conhecer mais uma raça de cachorro bem bacana e incrível, é a raça …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.