Home / Animais / Quais Animais Possuem o Corpo Coberto por Carapaça?

Quais Animais Possuem o Corpo Coberto por Carapaça?

Parece até uma pergunta sem sentido, não é mesmo? No entanto, os animais que possuem o corpo coberto por carapaça, em geral, são muito curiosos e interessantes…

Um dos animais que possuem o corpo coberto por carapaça é os répteis, que possuem escamas em seu corpo e são animais vertebrados. O fato de a sua temperatura corporal variar de acordo com a temperatura do ambiente no qual se encontra é outra característica desse animal.

Dessa forma, quando está quente, seu corpo aquece ao mesmo tempo em que no frio, a temperatura do corpo também baixa. São nos ambientes terrestres que costumamos encontrar os répteis.

Os Animais Possuem o Corpo Coberto por Carapaça

Assim como, alguns répteis podem ser vistos dentro da água, caminhando pelas paredes, como as lagartixas, ou ainda em troncos e copas de árvores. Normalmente colocam ovos com casca.

Incluindo répteis que possuem quatro patas, este animal costuma rastejar. Alguns possuem uma carapaça e todos possuem cauda. A presença da carapaça depende de qual grupo o réptil pertence.

São eles:

  • Gaviais, crocodilos e jacarés: esses animais possuem quatro patas, causa e um corpo grande, eles podem ser chamados de crocodilianos. Podem ser identificados em ambientes aquáticos ou terrestres.
Gaviais crocodilos e jacarés
  • Tracajás, cágados, jabutis e tartarugas: também chamados de quelônios, estes animais possuem uma carapaça que cobre o corpo. Ao mesmo tempo em que possuem quatro patas. Podem ser encontrados em ambientes aquáticos como água doce ou salgada ou em ambientes terrestres.
Tracajás cágado jabutis e tartarugas
  •  Tuataras: são parecidos com lagartos, se diferenciam ao apresentar uma espécie de “terceiro olho” coberto por uma membrana no alto da sua cabeça. Além disso, são encontrados somente na Nova Zelândia. Confira esse desenho:
Tuataras
  • Cobra de duas cabeças: são diferentes das serpentes devido à sua cauda arredondada e curta. Vivem embaixo de troncos ou matéria orgânica no geral. ou mesmo, enterradas no solo. Podem ser chamadas também de anfisbenas.
Cobra de duas cabeças
  • Serpentes: com uma cauda comprida, possuem corpo cilíndrico e longo. Podem ser encontradas embaixo de troncos de árvores ou em buracos. Além do ambiente terrestre, também se encontram no ambiente aquático.
Serpentes

Atenção: poucas são as serpentes capazes de provocar acidentes. Isso pode acontecer quando elas se sentem ameaçadas e acabam mordendo a vítima, liberando em seu sangue o veneno que possuem. Por isso, é importante evitar tocar este animal ou ocupa seu território, lembrando de respeitá-lo.

  • Camaleões, lagartos, iguanas, lagartixas, teiús e calangos: geralmente possuem caldas e quatro patas com unhas. Quando se sentem ameaçados, alguns são capazes soltar um pedaço da cauda. Autonomia caudal é o nome dado à este estranho fenômeno. Normalmente são encontrados em ambientes terrestres, também escalando muros e paredes ou plantas, ou ainda embaixo de troncos.
Camaleão

 Outros Animais Que Possuem Carapaças

Além das escamas, que são carapaças, há outros animais que não possuem o corpo totalmente coberto por elas, mas sim, parte dele. Conheça alguns deles:

  • Insetos: muitos insetos têm carapaças que em comparação com os demais animais podem parecer frágeis. Mas essas “capas” são fundamentais para a sobrevivência e proteção dos insetos. Alguns deles são: besouros, joaninha, percevejo, baratas, entre outros.
Joaninha
  • Moluscos: são seres invertebrados, isto é, que não têm coluna vertebral. Algumas espécies deles possuem carapaça, como o marisco e a ostra. Ainda, moluscos do tipo gastrópode possuem carapaça, como a famosa lesma.
Moluscos
  • Crustáceos: também esses animais possuem carapaças, em geral, na parte dorsal do copo. Entre eles podemos citar: caranguejos, lagostas, siris, tatus, camarões e cracas.
Crustáceos
  • Mamíferos: sim! Pode parecer bem estranho, mas, por exemplo, o mamífero Angolim-Comum (também chamado de Pangolim) tem o corpo coberto por placas de queratinas protetoras, que formam uma espécie de carapaça. É um animal nativo e encontrado na África. É bem raro de ser visto, pois costuma viver escondido. As placas protetoras cobrem o corpo Angolim-Comum, com exceção do barriga, orelhas, nariz e olhos.
Angolim-Comum
  • Aves: esse grupo também tem o seu representante com carapaça. Trata-se da Calau-de-capacete (Rhinoplax vigil. É uma ave antiga e rara e que tem uma carapaça de queratina na parte superior do crânio. Assim como todos os tipos de carapaça, a sua função é proteger.
Rhinoplax vigil

  Mas, Afinal, o Que é e do Que é Feita a Carapaça dos Animais?

 Biologicamente falando a carapaça é formada, sobretudo, por queratina – que é encontrada, por exemplo, nas unhas de nós, seres humanos. Dependendo do animal, a quantidade de queratina de uma carapaça é mais ou menos abundante. Quanto mais queratina, mais rígida é a carapaça.

Além disso, a carapaça tem a função principal de proteger o animal. Também, desempenha papel de auxiliar na reprodução, alimentação e outras funções.

Em alguns animais, como nas tartarugas, além de queratina, a carapaça tem osso em sua formação, tornando essa capa protetora ainda mais resistente.

Veja também

Alimentação do Castor: O que Eles Comem?

Os castores são mamíferos, roedores, de hábitos semi-aquáticos, conhecidos pela curiosa habilidade para construção, inclusive …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *