Home / Animais / Por Que as Borboletas Gostam da Luz? Qual o Motivo?

Por Que as Borboletas Gostam da Luz? Qual o Motivo?

Sabe-se que as luzes noturnas constituem uma circunstância tão excepcional e relativamente nova na Terra. É por isso que as borboletas noturnas ainda não tiveram tempo de evoluir. Na maioria das vezes, continuam caindo na armadilha. Assim, você sabe por que as borboletas gostam da luz?

Os entomologistas ainda não encontraram um motivo claro que explique o motivo desses insetos serem atraídos pelas luzes. Sendo noturnos, é curioso esse fato, já que isso ocorre até mesmo com a luz da chama de uma vela.

Muitas borboletas e mariposas se reúnem em torno de lâmpadas de rua e de alpendres. É isso que muitos cientistas chamam de fotorreceptividade positiva, ou seja, elas são naturalmente atraídas pela luz.

Qualquer que seja a fonte dessa iluminação, infelizmente não é possível distinguir sendo artificial ou natural. Sua atratividade é um truque duro para esses pequeninos animais. Quer entender o por quê? Continue lendo até o final.

Fototaxia: Uma Atração à Luz

Fototaxia é qualidade pela qual algumas células são direcionadas para a luz. Seu efeito oposto, fugindo da luz, é conhecido como fototaxia negativa.

Essas células possuem elementos celulares fotorreceptores capazes de detectar a luz chamada manchas oculares. Eles são considerados os olhos mais simples encontrados na natureza.

Embora nem todas as espécies de insetos tenham células desse tipo, é mais comum que aconteça à noite e quando eles voam. Apesar de não ter uma teoria específica, acredita-se que o por que as borboletas gostam de luz se deva ao fato de fornecer orientações, regulando sua organização diária.

As mariposas, por exemplo, são positivamente fototáticas. Embora, naturalmente, a luz que as atraia seja a da lua. É isso o que certas espécies deste inseto usam como referência para migrar, pois equilibram sua trajetória de voo de acordo com a rotação da terra.

Fototaxia
Fototaxia

Algumas pesquisas são responsáveis ​​por criarem um sistema interno de bússola geomagnética, que ajuda as mariposas a voar na direção certa. No entanto, a luz artificial que usamos para iluminar nosso espaço desorienta e as redireciona, primeiro a um sobrevoo à luminária, por sua vez, e depois à morte.

Deve-se mencionar que as mariposas são atraídas principalmente por alguns comprimentos de onda, como o ultravioleta. Assim, uma luz branca as atrai mais do que uma amarela. Da mesma forma, a distância da luz exerce uma reação peculiar nos insetos, isso antes da luz natural.

Devido à sua distância, chegam de maneira equitativa aos olhos desses animais. Mas quando a luz (como acontece com a artificial) está mais próxima para um dos olhos, força os insetos a moverem com mais frequência uma das asas. Isso explica seu movimento circular ao redor da luminária.

Por Que as Borboletas Gostam da Luz?

Certamente que você deve estar curioso para saber exatamente por que as borboletas gostam da luz. Antes de tudo, vamos tentar entender alguns pormenores acerca do assunto.

A atratividade dos exemplares machos à radiação ultravioleta os leva à morte. Já as fêmeas desses insetos carregam uma glândula que contém substâncias químicas que emitem raios ultravioletas que atraem os machos. Desse modo, eles são atraídos de todo modo pela “luz”.

Quando isso não acontece, pode-se classificar esse comportamento como sendo uma doença ou uma evidência de infertilidade. Mas, na verdade, este não deixa de ser um instinto muito natural dos insetos.

Existem muitas opiniões sobre a atração das borboletas em torno da luz artificial. Isso é realmente muito intrigante e há quem acredite que esses animais não sejam atraídos pela luz em si, mas sim, pelas áreas escuras que os cercam. Outros apontam o por que as borboletas gostam da luz sendo a sensação de segurança e proteção contra predadores.

Há também as ações contrárias de alguns insetos, como a barata. Foi descoberto que ela tem um objeto negativo em sua atração pela luz. Portanto, atrai uma atração ótica negativa, pois se apressa a se esconder nos cantos do cômodo quando a luz é acesa.

Razões Para o Excesso de Atração

Não há razão lógica de por que as borboletas gostam da luz em excesso. Em quantidades naturais, é um fenômeno que foi descrito há muitos anos. Este vem se repetindo em todos os lugares por todas as noites de verão. Entretanto, não há uma explicação clara para isso.

Pode-se elucidar que é um elemento que não é natural na evolução desses insetos. Sendo assim, eles reagem de maneira imprevisível. Embora, segundo entomologistas, existem estudos que descrevam o mecanismo ou que tipos de luzes atraem mais, a última explicação ainda é desconhecida.

Mesmo assim, pode-se dizer que a novidade acaba matando esses animaizinhos tão lindos porque a luz, de certa forma, queima.

Borboleta Atraída Pela Luz
Borboleta Atraída Pela Luz

Dessa forma, sabemos que existem milhares de espécies noturnas que não conseguem resistir à atração, supondo que supõe que as luzes são pontos brilhantes na paisagem escura e rotineira da noite. No entanto, existem espécies que não caem na armadilha, como as do gênero Catocala.

Usando a Luz Como Sistema de Direção

Para ter sucesso em voar direto à noite, as borboletas noturnas desenvolveram uma técnica, à priori, imparável alguns anos atrás. Ainda mais tarde foi adotada pelos navegadores pela sua eficiência. Os insetos fixam uma estrela (estrela ou lua) e movem-se mantendo um ângulo constante para ela.

Mas a chegada da iluminação artificial virou tudo de cabeça para baixo. Devido à sua intensidade mais forte, ela se torna mais atraente para o inseto que se aproxima. Portanto, este último abandona a estrela inicialmente concentrada nessa luz.

O problema é que o ponto de luz, em teoria, posicionado extremamente longe, pois é uma estrela, agora está próximo. O inseto começa a reajustar constantemente seu ângulo com a iluminação. Enquanto ele executa esses cálculos para continuar a voar reto, isso o leva a perceber espirais cada vez mais próximos da fonte de luz.

Borboleta Atraída Pela Luz da Vela
Borboleta Atraída Pela Luz da Vela

Não se engane! Se as borboletas noturnas amam a luz, mas uma lâmpada artificial não contribui para a felicidade delas, pelo contrário, desorientam-nas. Isso porque elas voam até a exaustão, quando finalmente caem no chão, sendo presas fáceis para os predadores.

Entendeu por que as borboletas gostam da luz? É algo bem curioso e interessante, não? Realmente, o motivo pode gerar dúvidas, mas uma certeza existe: a de que elas morrem por esse motivo.

Veja também

Pode Dar Fígado de Boi Para Cachorro?

Os cachorros são os animais de estimação preferidos em todo o mundo. Seu sendo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *