Home / Animais / Pode Dar Banho em um Filhote de Bulldog Francês?

Pode Dar Banho em um Filhote de Bulldog Francês?

Mesmo um pouco teimosos, essa raça é boa para ter em apartamento e são cães companheiros, além de carinhosos. Que tal cuidar melhor de seu bulldog francês desde a infância?
Tudo indica que essa raça se originou não só na França (apesar do nome), mas também na Inglaterra e nos Estados Unidos, além da França.
Filhote de Bulldog Francês Selfie
Filhote de Bulldog Francês Selfie
Mas porque Bulldog Francês? Bem, registros apontam que a França foi um país que promover a desvinculação dos bulldogs franceses dos bulldogs ingleses – devido a características diferentes dessas variedades de bulldog. Já os Estados Unidos é tido com o país que “deu” as orelhinhas para cima ao bulldog francês.
Enfim, que saber mais sobre essa raça e o filhote de bulldog francês? Fique por aqui e saiba sobre esse filhote: como dar banho, quando pode dar banho e muito mais!

Posso Dar Banho no Meu Bulldog Francês Filhote?

A partir dos 2 meses de idade você pode dar banho no seu filhote de bulldog francês, porém não de forma excessiva.
Para dar o banho, que deve ser tomado em casa, utilize shampoo para filhotes, água morna e tenha um bom secador. Lembre-se de secar seu filhote com cuidado para não assustá-lo.

Quando Posso Levar Meu Filhote de Bulldog Francês Para Tomar Banho no Pet?

Filhote de Bulldog Francês no Sofa
Filhote de Bulldog Francês no Sofa
Depois de tomadas as vacinas da fase infantil, você pode levar seu bulldog francês para tomar banho no pet shop especializado.

As vacinas dos filhotes em geral são:

  • Até as 6 semanas: primeira vacina.
  • Até 8 semanas de vida:: Vacina Polivalente.
  • Até 12 semanas de vida: Reforço da vacina Polivalente.
  • Até as 16 semanas: Raiva.

Então, aguarde até a vacina da raiva para levar o filhote de bulldog francês para banhos em um pet shop. Até lá, prefira o banho em
casa, com os cuidados apresentados nesse texto, certo?

Cuidados Gerais Para Dar Banho no Filhote de Bulldog Francês

Fique atento para outras dicas e cuidados que devem ser tomados durante o banho do seu filhote de bulldog francês.

Mantenha sua mão perto do filhote para sentir a temperatura do secador, evite deixá-lo quente para não queimar o animal. Para uma secagem mais rápida, use uma toalha para secar o excesso de água. Mantenha a calma, pois um erro pode deixar um trauma no pequeno cão.
Procure um médico veterinário para ajudar nesse processo. A água não deve entrar nas orelhas do animal, por isso, utilize algodões no local. Para fazer com que o filhote goste desse momento, ofereça uma recompensa no final do banho.

Cuidados Específicos Para Dar Banho no Filhote de Bulldog Francês

Filhote de Bulldog Francês
Filhote de Bulldog Francês
  • Passo 1 – Escolha o local para o banho.  Entre o chuveiro do banheiro e a mangueira ou balde no quintal, eles preferem a primeira opção, pelo menos os filhotes aqui de casa.
  • Passo 2 – Para evitar um ressecamento ou queimadura, escolha a água morna.
  • Passo 3 – Utilize a guia para levá-lo ao local do banho somente se for necessário. É melhor prender o filhote, assim você fica com as mãos livres para lavá-lo.
  • Passo 4 -Molhe todo o corpo do cão, inclusive patas e cabeça, depois, passe o shampoo.
  • Passo 5 – Faça uma boa massagem, atenção redobrada para os olhos e sobras. Escolha o shampoo certo para não irritar ou arder, lave apenas uma vez.
  • Passo 6 – Ao enxaguar, cuidado com as orelhas do animal, veja também se saiu todo o shampoo a fim de evitar coceiras e alergias futuras.
  • Passo 7 – Seque primeiramente com uma toalha, caso precise, utilize o secador na temperatura morna, para não queimar o filhote. Alguns filhotes sentem medo por causa do barulho, seja rápido e tenha calma.
  • Passo 8 – Retire o algodão das orelhas e limpe o interior com um limpador e outro algodão. Faça isso semanalmente, mesmo sem o banho, assim você evita cheiro ruim e infecção.
  • Passo 9 – Escove os dentes, movimentando igualmente como você movimenta os seus. Utilize pasta de dente adequada para pets e dê água em seguida. A escovação também pode ser feita uma vez por semana.
  • Passo 10 – Faça a escovação dos pelos também semanalmente.

Um Pouco Mais Sobre o Buldog Francês

Agora que já sabemos de pode dar banho em um filhote de bulldog francês, como fazer e dicas importantes para a saúde do seu cão, vamos falar um pouco mais sobre a raça Bulldog Francês? Afinal o seu filhote de bulldog francês vai crescer e é interessante saber algumas coisas peculiares da raça dele, certo?
  • 1 – O Bulldog francês é considerado um cão de porte pequeno . Sua estrutura é baixa, porém, ele é forte. Tem orelhas finas e bem separadas – o que facilita a higienização.
  • 2 – Esse cão tem pelagem caracteriza como lisa e curta, outro ponto que facilita muito a higiene do pelo e a escovação. Escovar o bulldog francês 1 vez na semana ou mesmo a cada 10 dias é suficiente.
  • 3 – Como todos as raças, o bulldog francês tem predisposição para algumas enfermidades específicas. E, nesse quesito, essa raça precisa de cuidados e muita atenção. Por exemplo, essa raça tende a obesidade. Assim, é sempre adequado fazer um plano de alimentação junto a um médico veterinário. Obesidade caninas incide em diversos problemas: coluna, patas, diabetes, hipertensão, problemas coronários. etc. Além disso, o bulldof francês pode se acomodar se não tiver estímulos e uma rotina de atividades físicas. Caminhadas são os melhores exercícios para esse cão, certo? Converse sempre com o médico veterinário.
  • 4 – Essa raça não aprecia muito temperaturas altas. Portanto, é sempre recomendável mantê-lo em ambientes amenos, em especial, em estações mais quentes como o Verão e a Primavera.
  • 5 –  A expectativa de um bulldog Francês costuma ser de 10 a 12 anos. Desde que seja criado com os cuidados necessários e sempre com acompanhamento médico.
  • 6 – Novamente, atenção às dobrinhas típicas desse cão. Como já mencionado, elas necessitam estar sempre limpas. Use materiais suaves e antialérgicos para secar as dobras e não deixá-las úmidas, já que isso favorece problemas de pele.
  • 7 – Por fim, uma curiosidade! O bulldog francês pode apresentar 2 colorações de pelos consideradas “oficiais” para a raça. No entanto, vale pontuar que pode haver leves variações.
São elas:

Tigrado: apresenta cor de fundo cara e listras escuras. Ou, então, o contrário: fundo escuro com listras mais claras. A diferenciação das listras mais claras e mais escuras pode ser tênue – o que confunde que o cão tem uma cor só – mas não tem.

Fulvo: cores de peles que vão do creme até um escuro avermelhado. Podem ainda ter manchas brancas e orelhas pretas.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *