Home / Animais / Pica-Pau-Verde-Barrado: Características, Habitat e Fotos

Pica-Pau-Verde-Barrado: Características, Habitat e Fotos

A linda ave Pica-pau-verde-barrado é de gênero piciforme, pertencente à família Picidae. Seu porte físico é médio e tanto no Rio de Janeiro como em outros locais, também é chamado de Pica-pau carijó.

Características Do Pica-Pau-Verde-Barrado

Esse Pica-pau é belo em sua plumagem que serve como uma camuflagem perfeita para conseguir capturar suas presas ou se esconder de seus inimigos. Suas penas são em coloração esverdeada e sua altura não passa de 28 cm, estatura pequena.

Algo que o destaca entre a plumagem camuflada são penas vermelho e preto que criam uma espécie de divisão, característica esta única entre os pica-paus. Também tem uma coloração branca ao redor dos olhos.

Quando o dia está bem ensolarado, é possível visualizar desenhos em forma de bolas na coloração preta que cobrem o peito e barriga do animal. O que diferencia o macho da fêmea é um pequeno bigode vermelho localizado na base do bico do pica-pau-verde-barrado.

Habitat Natural Do Pica-Pau-Verde-Barrado

O pica-pau-verde-barrado prefere residir em matas de galeria, diversas caatingas, bordas de florestas, campos com muitas árvores, cerradões como também em cerrados, mas com o passar do tempo, é cada vez mais comum encontrar está ave vivendo em locais urbanizados.

Ele é encontrado na Ilha de Marajó, começando pela foz do rio Amazonas, passando pelo Rio Grande do Sul e até o Mato Grosso, região oeste do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina

Hábitos Alimentares Do Pica-Pau-Verde-Barrado

Esta hábil ave desenvolveu mecanismos adaptáveis para conseguir se alimentar e interagir com o meio ambiente. Na caça à cupins e formigas, o pica-pau-verde-barrado produz uma substância viscosa e pegajosa na língua, que captura com facilidade esses insetos.

Ele usa a cauda para alcançar alimentos em posição vertical e curiosamente, para “escalar” um tronco, vai subindo dando pulos com suas patas paralelas e senta-se na própria cauda, quando para um pouquinho para descanso. A ave tem um jeito peculiar para demarcar seu território.

Tamborila com seus pés e pula imitando uma gralha, avisando desta forma seus rivais. Também golpeia troncos secos ou ocos de árvores e paus secos, simplesmente para fazer barulho. Gosta muito de consumir besouros, insetos e larvas.

A ave vai até arbustos e no chão para coletar frutos, em sua maioria, prefere os carnudos, tendo preferência por colher no inverno. Isso porque a quantidade de insetos a procura dos frutos diminui. Inclusive ele pode frequentar até comedouros feitos especialmente para eles.

Hábitos De Reprodução Do Pica-Pau-Verde-Barrado

Em julho, o pica-pau-verde-barrado inicia sua época de acasalamento e os machos começam a temporada de cantoria territorial. Os machos vocalizam de forma contínua, alta e forte, principalmente no período diurno do dia. Tem por costume se empoleirar em galhos altos, em sua maioria bem expostos.

A cantoria dura de dias a semanas, sempre estando no mesmo local com uma vocalização semelhante risadas altas, parecido com o canto do pica-pau-do-campo. É muito bonito, o cortejo pré-nupcial do pica-pau macho com a fêmea.

O lindo casal faz uma cavidade feita de madeira de árvores mortas, geralmente de embaúbas e palmeiras que seria seu ninho de amor. Eles optam por cavar na parte da árvore próxima ao solo. Isso protege contra chuva e também facilita a proteção da entrada do ninho.

Casal de Pica-Pau-Verde-Barrado
Casal de Pica-Pau-Verde-Barrado

O local onde os ovos serão depositados tem uma forração feita de pequeninos pedaços de madeira. A mamãe pica-pau bota de 2 a 4 ovos, sempre brilhantes. Os pais orgulhosos, fazem revezamento durante o período de encubação.

Os recém-nascidos nascem cegos e sem penas, sendo alimentados pelos pais através do processo de regurgitação.

Nome Científico E Classificação Científica – Pica-Pau-Verde-Barrado

O nome científico do pica-pau-ver-barrado vem do grego kolapte, kolapto que significa bico e formato de cinzel, bicada. E também do grego melas = pretas e khloros = verde, melanochloros = que quer dizer preto e verde. A junção de tudo é traduzida em Ave com bico de cinzel listrado de preto e verde e Pica-pau-verde-barrado.

Já a classificação científica do Pica-pau-verde-barrado é

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Aves
  • Ordem: Piciformes
  • Família: Picidae
  • Gênero: Colaptes
  • Espécie: C. melanochloros
  • Nome binomial: Colaptes melanochloros

Subespécies Do Pica-Pau-Verde-Barrado

A ave pica-pau-verde-barrado tem indivíduos com características diferentes, formando subespécies do seu exemplar, que são cientificamente reconhecidas:

  • Colaptes melanochloros melanochloros (Gmelin 1788) – são encontrados na região sudeste do Brasil e vai até o sudeste do Paraguai, Uruguai e também nordeste da Argentina.
    Colaptes Melanochloros Melanochloros
    Colaptes Melanochloros Melanochloros
  • Colaptes melanochloros natereri (Malherbe 1845) – este indivíduo reside na região nordeste do Brasil e pode ser encontrado até Santa Cruz na Bolívia.
    Colaptes Melanochloros Natereri
    Colaptes Melanochloros Natereri
  • Colaptes melanochloros nigroviridis (Grant 1911) – encontra-se vivendo nas regiões noroeste e centro da Argentina, chegando até a região sul de Neuquém e parte oeste do Rio Negro.
    Colaptes Melanochloros Nigroviridis
    Colaptes Melanochloros Nigroviridis

Curiosidades Sobre Os Pica-Paus

1 – Os pica-paus são exímios perfuradores da natureza com seu bico invencível. O movimento da sua cabeça consegue alcançar 360º C, totalizando 100 bicadas por minuto. Seu cérebro é alongado para proteger contra o impacto causado pelas bicadas.

Outro milagre da natureza, é que o cérebro do pica-pau-verde-barrado tem uma divisão no cérebro, evitando que o mesmo sofra pancadas durante os movimentos, apresentando também uma membrana para proteção, além de tecidos esponjosos que servem para absorver impactos.

2 – Essa linda ave tem um comportamento peculiar, diferente de outras aves. O casal tem por hábito, como descrito anteriormente, construir seu ninho juntos.

3 – O pica-pau-verde-barrado também tem outros nomes como por exemplo:

  • Peto
  • Carapinas
  • Pinica
  • Ipecu, entre outros nomes

4 – Os pica-paus são workoholics, isso mesmo! Trabalham muito, cerca de 18 horas perfurando todo tipo de superfície, procurando incansavelmente sua comida ou para construir suas residências como também os ninhos. Eles têm em registro, ou melhor, catalogados, 20 gêneros da espécie pica-pau e soma mais de 200 espécies e no território Brasileiro, vivem 50 espécies dessa ave.

Pica-pau Picando a Árvore
Pica-pau Picando a Árvore

5 – O pica-pau ficou conhecido por ser retratado através do famoso desenho animado Pica-pau. Foi criado nos EUA e demonstra ser um personagem rápido, corajoso e bastante esperto e já se passaram 80 anos desde sua criação.

6 – Os pica-paus tem seu nome listado no IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e infelizmente são ameaçados de extinção. Isso é devido a caça ilegal para venda clandestina bem como o desmatamento de seu habitat e também a adição de agrotóxicos em seu ambiente natural.

7 – O Pica-pau-Rei ou Campephilus robustus, é considerado o maior pica-pau do Brasil e pode chegar até 40 cm de altura. Sua cabecinha é de um vermelho intenso e o restante do corpo, de coloração preta, tendo como destaque listras brancas no peito.

8 – O Pica-pau-anão da Caatinga, também chamado de Pica-pau-de-Lima, com o nome científico Picumnus lima é o menor pica-pau do mundo e vive em território brasileiro. Tem penas de coloração clara e um destacado penacho pequeno na cabeça de coloração preta ou laranja, com diversas pintas brancas.

Veja também

Marreco de Topete: Características, Classificação Científica e Fotos

Conhecido como Marreco Pom Pom, também podemos ouvir falar no nome Marreco de Topete. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *