Home / Animais / Piadeira: Características, Curiosidades, Nome Cientifico e Fotos

Piadeira: Características, Curiosidades, Nome Cientifico e Fotos

Para caso você não saiba muito bem o que é uma piadeira, aqui vai uma breve explicação sobre este animal. A piadeira é uma espécie de ave, que vive tanto no ar quanto dentro da água, ou seja, ela é considerada um pato.

Este texto é para você que quer saber mais sobre as piadeiras, pois ao longo dele nós iremos falar sobre a classificação desse animal (especificando cada grupo que a piadeira pertence) e seu nome científico, falaremos também sobre as suas características, como é seu corpo e quais são as cores de pelagem que elas podem possuir, também falaremos sobre o habitat natural da piadeira e por fim citaremos algumas curiosidades e fatos interessantes sobre esse animal, então se você quer ler sobre tudo isso e um pouco mais, continue lendo esse texto e aproveite.

Classificação e Nome Científico

Para começar logo dando várias informações úteis, já iremos falar sobre a classificação da piadeira, que está inclusa no Reino Animalia por conta de ser considerado um animal. Pertence ao Filo Chordata, este é o filo que engloba todos os animais que são considerados vertebrados, anfioxos e tunicados, os animais que pertencem a esse grupo são caracterizados por possuírem um sistema digestório completo, uma simetria bilateral, fendas branquiais e um tubo nervoso dorsal. Dentro deste filo podem ser encontrados tanto animais que vivem no meio terrestre quanto animais que vivem no meio aquático ou no ar.

Depois do filo vem a Classe, nesse caso a piadeira vai fazer parte da Classe das Aves, pois ela é um pato, animal que é identificado como uma ave, os animais que fazem parte desse grupo possuem corpos leves e bem resistentes, são cobertos por penas e possuem um bico. Em relação à Ordem que as piadeiras pertencem, elas pertencem a Ordem Anseriforme, essa ordem engloba todas as aves que vivem no meio aquático, como os pinguins, e também no meio terrestre, como as galinhas, por exemplo. Nessa ordem são inclusas todas as espécies de cisne, de ganso e de pato.

Fazem parte da Família Anatidae, esta que por sua vez inclui as aves aquáticas que são caracterizadas por possuírem adaptações a esse estilo de vida, essas adaptações são a impermeabilização das penas por meio da secreção de óleos e a membrana presente nas patas desses animais que tem a função de ligar todos os dedos, essa última adaptação auxilia as aves na hora de nadarem. As piadeiras também se incluem no Género Anas, esse é um grupo que possui uma grande distribuição mundial e que inclui várias espécies de marrecos e de piadeiras. O nome da espécie ao qual a piadeira pertence é A. Penelope e o nome científico desse animal é Anas Penelope.

Características Gerais: Corpo e Pelagem

A piadeira é um pato que possui um porte médio e um bico curto, esse bico geralmente vai possuir a cor cinza e a sua ponta vai ser preta. Esse animal possui como característica principal a cor de sua pelagem, pois a cor vai variar de acordo com o sexo do animal e essa característica ajuda bastante na hora de distinguir se é fêmea ou se é macho. O macho possui uma pelagem mais puxada para a cor cinza, podendo possuir em algumas áreas de seu corpo a cor preta ou a cor branca, além disso, os machos possuem uma cabeça com um tom mais rosado ou ruivo e uma espécie de mancha bem no meio de sua testa, essa mancha geralmente é no tom amarelo.

Pato Piadeira Nadando
Pato Piadeira Nadando

Já as fêmeas e os filhotes dessa espécie possuem uma tonalidade em sua pelagem mais acastanhada, o interior de suas asas contém a cor branca e a cauda é de um formado diferente, sendo um pouco mais pontiaguda que a do macho. Por conta dessas diferenças de cor e de formado da cauda, o sexo das piadeiras pode ser distinguido até mesmo quando elas estão voando.

Habitat Natural das Piadeiras

As piadeiras são patos que possuem como habitat natural o norte do continente europeu, vivendo principalmente nas regiões da Islândia, da Finlândia, da Rússia e da Escócia. É um animal que possui hábitos migratórios, que durante o período de inverno vive na Europa central e meridional e ao longo das outras estações elas vão viver na região norte da Europa.

Ave Piadeira na Europa
Ave Piadeira na Europa

Independente do local onde elas estão habitando, preferem áreas em que sejam mais úmidas e que sejam também costeiras. Em épocas em que as marés estão baixas, podem ser observados grandes grupos de piadeiras, que possuem várias centenas de indivíduos participando, são animais que se juntam e vivem em grupos para caçarem em zonas estuarinas e também ficam em grupos quando querem descansar todos juntos em algum lago calmo.

Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Piadeira

Agora que você já sabe bastante sobre as piadeiras, sobre o sistema de classificação delas e de seu nome cientifico, sabe sobre a cor da pelagem delas e a principal diferença que existe entre os dois sexos e também sobre o local onde elas mais habitam, fique com uma lista com algumas curiosidades e fatos interessantes sobre elas. Nós temos certeza que assim que você terminar de ler esse texto vai chegar à conclusão de que as piadeiras são animais incríveis mesmo que não possuam tanto reconhecimento assim.

  • A piadeira é uma ave que pertence a uma espécie monotípica, ou seja, ela pertence a uma espécie que não possui nenhuma subespécie.
  • Quando as piadeiras estão vivendo em grupos ou quando saem para caçarem suas presas em grupos, podem ser facilmente confundidas com outras espécies de patos.
  • A piadeira é uma ave que possui um tamanho médio entre 40 a 50 cm de comprimento e cerca de 70 a 80 cm de envergadura.
  • Além de habitar o continente europeu, é um pato que pode ser visto ao longo da Ásia e no norte do continente africano, em áreas que possuam lugares de lagos e pântanos.
  • Elas se alimentam principalmente de sementes, raízes, insetos e plantas aquáticas.
  • A variação da cor da pelagem entre o sexo feminino e o sexo masculino é considerada um diformismo sexual.

Veja também

Alimentação do Pastor-da-Anatólia: O que Eles Comem?

O cão pastor da Anatólia é originado no quadrante menor da Ásia na Turquia. Eles …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *