Home / Animais / Peixe Acará-Cascudo: Caracteristicas, Como Cuidar e Fotos

Peixe Acará-Cascudo: Caracteristicas, Como Cuidar e Fotos

Peixes Acará-Cascudo, cujo nome científico é Cichlasoma portalegrens, são peixes pouco exigentes e são o ciclídeo perfeito para iniciantes. Eles são peixes de tamanho médio, atingindo de 10 a 20 cm., fáceis de cuidar e de se dar bem com companheiros em um tanque comunitário de ciclídeos. Eles comem qualquer coisa que você der e só precisam de trocas mensais regulares de água.

Os Peixes Ciclídeos

Peixes Ciclídeos
Peixes Ciclídeos

O termo Ciclídeo define qualquer uma das mais de 1.300 espécies de peixes da família Cichlidae (ordem Perciformes), muitas das quais são peixes de aquário populares . Os ciclídeos são principalmente peixes de água doce e são encontrados na América tropical, na África continental e em Madagascar e no sul da Ásia . A maioria das espécies é africana, aparecendo em grande diversidade nos principais lagos africanos.

Variedades de Ciclídeos

Os peixes perciformes ocorrem em todo o mundo e são claramente um grupo de grande sucesso. Os recifes de coral dos mares tropicais são abundantes em perciformes coloridos, incluindo espécies comowrasses, peixes  borboleta, gobies, damselfishes, blennies e peixes cardinais.

A ordem perciforme compreende grande parte da fauna da região Indo-Oeste do Pacífico, que é provavelmente a mais rica do mundo na variedade de sua fauna de peixes. Da fauna de peixes da Antártica, aproximadamente 75% pertencem à ordem Perciformes. Esses perciformes de água fria incluem o peixes de gelo (família Channichthyidae), conhecidos por sua aparência “sem sangue”, que resulta da falta ou quase de glóbulos vermelhos e pigmentos sanguíneos.

Perciformes de água doce incluem os ciclídeos (família Cichlidae), que ocorrem naturalmente na Índia, África, América do Sul e partes do sul da América do Norte; esses peixes também foram introduzidos em outros lugares. As famílias poleiros e peixes – sol são encontradas na América do Norte e na Europa, e o poleiro europeu (Perca fluviatilis) ocorre bem ao norte na Sibéria.

O Valor Econômico dos Perciformes

Os peixes perciformes desempenham um papel importante na pesca comercial em todo o mundo. O isinglasse, utilizado na produção de geleias e também no processo de clarificação de vinho e cerveja, é obtido a partir de peixes que incluem o bateria (família Sciaenidae) e osthreadfins (família Polynemidae). A pele dowolffishes (família Anarhichadidae) fornece um couro de boa qualidade. O peixe cutelo (Trichiurus ; Trichiuridae) é usado no fabrico de pérolas artificiais no Japão.

Perciformes
Perciformes

A criação e o cultivo de perciformes têm sido bem-sucedidos em muitas partes do mundo. O criador de gado africano (Tilapia macrocephala) foi introduzido com sucesso em muitas áreas e é valorizado por sua rápida taxa de reprodução e crescimento, fornecendo uma fonte de proteína de baixo custo.

Peixes Ornamentais

Perciformes coloridos e interessantes são mantidos por motivos estéticos por aquaristas, aumentando uma indústria parcialmente suportada por peixes de outras ordens. Os peixes de aquário populares da ordem perciforme incluem ciclídeos, como o acara-cascudo, peixes-borboleta (Chaetodontidae), angelfishes (Pomacanthidae), peixes de labirinto (subordem Anabantoidei), como o Peixe-lutador-siamês (Betta splendens) e o gourami beijador (Helostoma temmincki ), e vários gobies (gobiídeos), blennies , e peixes blennylike da subordem Blennioidei.

O peixe- anjo de água doce (Pterophyllum scalare) e o disco (Symphysodon discus) estão entre os peixes de aquário mais populares para reprodução devido aos seus meios notáveis ​​de alimentar seus filhotes com as secreções mucosas de seus corpos.

Hábitos Reprodutivos dos Perciformes

Muitos perciformes vivem a vida inteira em pequenas áreas, mas outros, especialmente as espécies de oceano aberto (pelágicos), realizam extensas migrações , sobre as quais muito resta a ser aprendido. Alguns seranídeos marinhos, no entanto, são anádromos (isto é, entram em água doce ou salobra para desovar); alguns perciformes de água doce, como certas espécies de góbis , entram no mar para desovar (catádromos). O atum (Scombridae) pode viajar por todo o Oceano Pacífico, da costa da Califórnia ao Japão ou vice-versa. O surgimento de perciformes geralmente ocorre em áreas costeiras rasas ou em rios e lagoas entre rochas, algas e plantas aquáticas.

O comportamento reprodutivo entre peixes da ordem Perciformes é diverso . O emparelhamento de homens e mulheres é comum, embora uma única mulher possa emparelhar-se com mais de um homem, como entre certos seranídeos, poleiros e ciclídeos . Os sexos são geralmente distintos, mas hermafroditismo (presença de órgãos masculino e feminino funcionais em um único indivíduo) normalmente ocorre entre certos baixos do mar e pargos . Os jovens robalo do mar (Centropristis striata) são principalmente fêmeas com funções normais de postura de ovos; depois de cinco anos, no entanto, algumas dessas mulheres se transformam em machos funcionais.

Centropristis Striata
Centropristis Striata

Normalmente existem diferenças características, especialmente durante a estação de reprodução, entre sexos em relação à cor, tamanho, marcações ou estrutura. O macho é geralmente menor em tamanho (algumas exceções são encontradas em peixes-sol , gobies e galões) e tem uma coloração mais brilhante das barbatanas e do corpo. Preto, branco, verde, vermelho, azul e prata são as cores características dos machos coloridas de Damselfishes (Pomacentridae), bodiões (Labridae), peixes do labirinto e ciclídeos.

Peixe Acará-Cascudo: Como Cuidar

Os peixes têm as mesmas necessidades básicas que outros animais, incluindo comida, água e um habitat adequado, mas como os peixes vivem em ambientes completamente diferentes dos humanos e de outros mamíferos, eles dependem de nós para fornecer tudo o que precisam para viver felizes.

Parte da razão pela qual os acaras-cascudos são tão populares é porque eles podem viver em temperaturas da água que nem sempre exigem aquecedores (dependendo de onde você mora), podem tolerar algumas variações na química da água em comparação com outros peixes, geralmente são comedores saudáveis. e são mais adaptáveis do que outros peixes.

Peixe Acará-Cascudo
Peixe Acará-Cascudo

Os peixes não têm estômago, por isso nunca sabem quando parar de comer. Ao alimentar o acara-cascudo, alimente-o apenas em dois ou três minutos, uma ou duas vezes por dia. Alguns tipos de peixe, como o peixinho, só devem ser alimentados com o que podem comer em um minuto, enquanto outros tipos têm requisitos diferentes. Superalimentação é um dos erros mais comuns cometidos pelos proprietários de peixes.

Quanto aos alimentos, existem alimentos para peixes comerciais, fabricados para atender às necessidades nutricionais de tipos específicos de peixes. Os alimentos para peixes geralmente vêm em forma de flocos, como pellets ou liofilizados. Delícias especiais, como minhocas e camarões salgados, também podem ser compradas em lojas de animais congeladas e secas por congelamento. Alimentar o peixe com alimentos liofilizados é preferível ao alimento vivo, pois elimina o risco de transmissão de doenças.

Alguns peixes são conhecidos por serem muito bagunçados e podem exigir trocas de água mais frequentes e limpeza de tanques. A superalimentação também polui rapidamente a água. O monitoramento dos níveis de pH do seu aquário e o monitoramento de contaminantes e poluentes visíveis devem fornecer uma boa ideia de quantas vezes você precisará limpar o tanque de peixes.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *