Home / Animais / Ostra de Lábios Brancos: Características, Nome Científico e Fotos

Ostra de Lábios Brancos: Características, Nome Científico e Fotos

Que tal mergulhar no mundo da criação de pérolas no Mar do Sul? Essas pérolas são originárias de um tipo especial de ostra, a Pinctada máxima. A Pinctada máxima é também conhecida como ostra de lábios brancos.

Suas pérolas têm uma qualidade de brilho única, acompanhada das cores brancas ou douradas. Essas joias autênticas chegam a representar até 10% do mercado de pérolas cultivadas. Elas são reconhecidas como sendo o tipo mais raro, mas não é para menos.

As pérolas do Mar do Sul são cultivadas com cuidado delicado na Austrália, Indonésia, Japão e Tailândia. A ostra de lábios brancos, das quais sai o cultivo, são selvagens e escolhidas a dedo. Isso as torna suscetíveis ao esgotamento.

Portanto, alguns regulamentos rígidos são colocados em prática sempre. Isso as protege das ostras especiais de serem cultivadas em excesso pelos colhedores ou agricultores de pérolas.

Quer conhecer um pouco mais dessa ostra? Leia o artigo até o final, então.

Como é a Ostra de Lábios Brancos

Às vezes chamada de Pinctada de lábios brancos ou prateados, esse é um gênero de ostras de pérola. É um molusco de água salgada, bivalve marinho do gênero Pinctada, na família Pteriidae. Ela tem uma forte camada de concha interna composta de nácar, também conhecida como madrepérola.

Todas as espécies do gênero Pinctada compartilham as propriedades fisiológicas que podem levar à produção de grandes pérolas de valor comercial. Portanto, foram feitas tentativas de colher pérolas comercialmente de muitas espécies diferentes de Pinctada.

Pinctada Máxima

Esta é a maior espécie de ostra que cresce até 20 a 30 cm de diâmetro. Ocorre naturalmente apenas:

  • Nas águas quentes e tropicais do Pacífico Sul do Mar de Arafura (ao norte da Austrália);
  • No leste e no norte da Indonésia;
  • Nas Filipinas;
  • Na Malásia, em Mianmar;
  • No norte da Tailândia;
  • No leste para Fiji e Tahiti.

Como são Encontradas Essas Ostras

Como os produtores de pérolas encontram a ostra de lábios brancos no Mar do Sul? Mergulhadores mergulham a 80 metros de profundidade nas águas para encontrar ostras saudáveis ​​para o cultivo de pérolas.

Como alternativa, navios de pérola podem ser usados ​​pelas operações dessas joias no mar. Isso torna mais fácil enviar os mergulhadores para as águas em busca de ostras.

Após a busca e coleta do material base, ele é mantido afastado das águas industriais ou habitats naturais. Portanto, essas ostras são mantidas em baías onde não serão poluídas ou interrompidas em sua produção de pérolas.

Se as ostras estiverem saudáveis, uma ceifeira as nucleará. Essa é a prática de implantar outro núcleo dentro da ostra.

O Processo de Cultivo de Pérolas do Mar do Sul

Um método de nucleação das ostras é chamado cultivo de pérolas no Mar do Sul. É um processo em que o tecido mole das ostras é irritado. Portanto, um tipo de corpo estranho é inserido, o que fará com que a ostra secrete o nácar como resposta de autoproteção ao “irritante”.

Após 3 a 4 meses, os colhedores ou produtores de pérolas observam a ostra de lábios brancos usando um método de raio-x. Isso lhes permite descobrir se as pérolas rejeitaram o núcleo implantado nelas ou não.

Em um mundo perfeito, todas as ostras adotam o novo núcleo para elas. Porém, esse raramente é o caso da criação de pérolas no Mar do Sul.

Então, e se o núcleo for rejeitado? A única coisa a fazer é descartar as ostras. Afinal, elas não serão de grande utilidade para ninguém, uma vez que não terão nenhuma preciosa pérola.

Uma pérola do Mar do Sul pode levar cerca de 2 até 3 anos para se desenvolver completamente. Geralmente, quanto mais tempo elas levam para se desenvolver, mais nacaradas são. Assim, as pérolas serão bem maiores e mais brilhantes. Pérolas maiores com alto brilho são as mais valiosas dessas pedras preciosas.

O nácar é formado sobre o irritante, camada sobre camada. Quando o nácar endurece, uma pérola é formada.

Tipos de Pinctada Maxima

A Pinctada Maxima pode ser amplamente dividida em dois tipos, com base na cor da parte interna da concha: a de prata e a de ouro. Elas são a fonte de maiores pérolas do Mar do Sul Branco com mais de 10 mm de diâmetro. Algumas são tão grandes que chegam até 16 a 17 mm e têm um peso de 7 gramas.

A Austrália e a Indonésia são os principais produtores de pérolas, representando mais de 90% da produção entre eles.

Tipos de Pinctada Maxima

As pérolas brancas do Mar do Sul são produzidas pela ostra de lábios brancos, prata e ouro ou pinctada máxima. Essa é uma das maiores ostras com pérolas do mundo. Também é produzida nas Filipinas, Tailândia, Malásia, Mianmar e Ilhas Amami-Oshima do Japão.

As pérolas brancas do Mar do Sul têm nácar grosso e em muitos tons lindos, como prata branca, rosa e ouro.

As Cores das Pérolas

Essas ostras produzem pérolas cujo nácar é colorido de acordo com a coloração de sua concha hospedeira. Assim, a ostra de lábios brancos e prateados produzem pérolas que são principalmente de cor branca forte com uma gama de tons que variam de:

  • Prata;
Pérolas Prata
  • Rosa pálido;
Pérolas Rosa Pálido
  • Verde;
Pérolas Rosa Verde
  • Ou qualquer combinação destes.
Pérolas Qualquer Combinação

Enquanto isso, a ostra de lábios dourado criará pérolas que vão de um branco cremoso quente a um tom de ouro laranja intenso. Isso se dá através de um impressionante tom de ouro cremoso claro e, geralmente, existem tons de verde e pêssego.

Ameaças à Sobrevivência da Ostra de Lábios Brancos

A colheita comercial de ostras, bem como da ostra de lábios brancos é regulamentada em quase toda a sua gama. Assim, atualmente, elas não estão listadas como ameaçadas ou em perigo.

No entanto, são extremamente sensíveis à qualidade da água e suscetíveis à poluição costeira. Dessa forma, as populações em muitas áreas onde antes eram abundantes diminuíram ou desapareceram. Elas também podem reter toxinas em sua carne, tornando-as prejudiciais ao consumo humano.

E então? Gostou de conhecer a ostra de lábios brancos? Que tal seria ter uma pérola produzida por ela?

Veja também

Pode Dar Fígado de Boi Para Cachorro?

Os cachorros são os animais de estimação preferidos em todo o mundo. Seu sendo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *