Home / Animais / Orangotango É Macaco? Filo, Espécie, Reino, Classe E Ordem

Orangotango É Macaco? Filo, Espécie, Reino, Classe E Ordem

O Orangotango é um macaco e também o maior dos animais que vive em árvores. A palavra Orangotango tem origem da língua malaia e significa “homem da floresta”.

Parente dos gorilas, chimpanzés e dos bonobos, é um antropoide com o pelo avermelhado ou alaranjado. A palavra antropoide significa: que tem formato de homem, e além disso o orangotango também tem tamanho e inteligência, que os aproximam da espécie humana. Assim como nós, eles são primatas. A espécie dos Orangotangos tem aproximadamente 12 milhões de anos, enquanto seus “primos” chimpanzés e bonobos, têm 2 milhões de anos.

Seu corpo é robusto e os braços e pernas são longos e fortes. Os machos adultos medem cerca de 1,4 m e podem pesar até 130 kg. 

Já deu para ter uma ideia se o Orangotango é macaco. Abaixo, você fica sabendo muito mais sobre o Orangotango, sua classificação científica (filo, espécie, reino, classe e ordem, etc), como vivem e se comportam e muito mais! Não perca!

Onde Vivem Os Orangotangos 

O Orangotango está ameaçado de extinção, sendo encontrado em seu habitat natural nas florestas da Indonésia (nas ilhas de Bornéu e Sumatra), em santuários de primatas e zoológicos. Antigamente viviam também no continente do sudeste da Ásia, mas por conta da caça, e destruição de seu habitat, desapareceram. Estima-se que existam apenas 15.000 a 25.000 exemplares selvagens.

Foram criadas leis anti-caça e criadas reservas naturais para preservar os Orangotangos, porém por conta de motivos políticos, não foram respeitadas. A expansão agrária, o corte de madeira ilegal e a realocação de populações de áreas densamente povoadas ameaçam as reservas naturais e colocam pressão sob a preservação da espécie.

É necessária a conscientização da população da Indonésia para a importância da preservação, transformando-os em fiscais das irregularidades.

Alguns empecilhos que dificultam a recuperação da espécie em cativeiro são as características biológicas da espécie: cada fêmea tem apenas uma cria a cada 4/6 anos, a maturidade sexual é tardia, há uma elevada taxa de mortalidade infantil e os requisitos ecológicos para a espécie se habituar são grandes.

A alimentação do Orangotango é baseada em frutas, folhas, cascas de árvores e insetos. A espécie não tem uma organização em comunidade, ao contrário dos outros antropoides, os Orangotangos são uma espécie que tende a viver só. Os machos encontram as fêmeas apenas no período de acasalamento. As fêmeas ficam menos tempo sozinhas pois têm que cuidar das crias. Costumam estar no topo das árvores, andando nos galhos, e as vezes, por conta de seu peso, os machos adultos têm de andar no solo para percorrer distâncias, pois os galhos finos das árvores não os sustentam. Nestes momentos eles estão muito expostos à caça e atropelamentos.

Filo, Espécie, Reino, Classe E Ordem Do Orangotango 

Classificação científica, de acordo com Lacépède (1799)

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Infraclasse: Placentalia
  • Ordem: Primates
  • Subordem: Haplorrhini
  • Infraordem: Simiiformes
  • Parvordem: Catarrhini
  • Superfamília: Hominoidea
  • Família: Hominidae
  • Subfamília: Ponginae
  • Gênero: Pongo

As espécies de Orangotango são: Pongo pygmaeus pygmaeus, Pongo pygmaeus, Pongo pygmaeus wurmbii, Pongo pygmaeus morio, Pongo tapanuliensis e Pongo abelii.  

Orangotango Sob Ameaça

Orangotango na Árvore
Orangotango na Árvore

Infelizmente, o Orangotango se trata de um dos primatas e animais em geral que sofre maiores riscos de extinção. Entre as causas estão a destruição de seus habitats naturais, caça e comércio ilegal. 

Por exemplo, um levantamento divulgado no ano de 2018, cerca de 150 mil orangotangos da espécie conhecida como Orangotango de Bornéu (Pongo pygmaeus) desapareceram  entre os anos de 1999 a 2015. O resultado dessa pesquisa foi divulgada na renomada revista ambiental Current Biology. 

Juntamente com a divulgação desse estudo, foi feito um alerta mundial sobre os malefícios do progresso do desmatamento e dos conflitos com seres humanos para a extinção desses primatas, com importante papel no meio ambiente e na cadeia alimentar. 

Esse estudo teve a participação de mais de 30 institutos internacionais.  

Devido a esse risco de extinção do Orangotango, há diversas organizações de centros de conservação que se dedicam intensivamente a preservação e proteção desse primata. Essas iniciativas criam alguns animais em cativeiro para garantir a perpetuação da espécie.

Também, existem esforços para reabilitação de orangotangos feridos ou doentes, resgate, cuidados com filhotes órfãos e reintrodução de animais em seus habitats naturais. Algumas dessas instituições são a Borneo Orangutan Survival e o Programa de Reabilitação Nyaru Menteng; além de locais como o Parque Nacional Sabangau, o Parque Nacional Tanjung Puting, o Parque Nacional Gunung Palung em Kalimantan, entre outros. 

A Inteligência Do Orangotango

Talvez por ser um dos primatas mais próximos dos seres humanos, compartilhando 96% do DNA, a espécie é tão inteligente.  Alguns experimentos sugerem que eles podem passar no teste da permanência de objeto. Além disso, o Zoológico de Atlanta tem um computador touch screen, onde os seus dois orangotangos-de-sumatra jogam. O uso de ferramentas foi observado pela primatóloga Birutė Galdikas, assim como em outros grandes primatas, como chimpanzés e gorilas.

Algumas Curiosidades Sobre O Orangotango 

Agora que já sabemos quase tudo sobre o Orangotango, vamos a algumas curiosidades imperdíveis sobre esse interessantíssimo primata. Veja a seguir:

1 – A infância dos Orangotangos é a mais longa entre todos os primatas, pois são alimentados pela mãe até os seis anos de idade. As fêmeas ficam com as mães até o início da adolescência.  

2 – Os Orangotangos que são resgatados das florestas em situação de perigo, muitas vezes são filhotes, e acabam criando uma relação muito próxima com seus tratadores pois ainda estariam na fase de estarem com suas mães.

3 – Por viverem sozinhos, os Orangotangos são muito territorialistas. Para afastar outros animais, o macho dá um grito estrondoso. 

Filhote de Orangotango
Filhote de Orangotango

4 – A expectativa de vida de um Oragotango é de até 30 ou 40 anos na natureza e em condições adequadas e até 60 anos em cativeiro!

5 – Já foram observados algumas espécies que utilizam folhas grandes de árvores para se protegerem da chuva, emitir sons que assustem predadores e até limpar o rosto.

6 – No início do ano e 2019, os orangotangos causaram polêmica. Isso porque, uma entidade de defesa de primatas acusou mais de 50 zoológicos de maus-tratos a esses macacos (além de outros animais). Uma força tarefa liderada por organizações protetoras conseguiram liminares para resgatar tais macacos ou reformar as suas condições de vida e tratamento nesses locais.

7 – O dia 19 de agosto é o Dia Internacional do Orangotango. A data foi criada numa tentativa de proteger e expandir o habitat natural do primata, e ter apoio para a conservação de 2 espécies encontradas no planeta.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *