Home / Animais / Orangotango-de-Tapanuli: Características, Habitat e Fotos

Orangotango-de-Tapanuli: Características, Habitat e Fotos

O animal escolhido de hoje foi o Orangotango – de – Tapanuli, o nome científico dessa espécie é Pongo Tapanuliensis. Esse orangotango se originou na Indonésia, mais especificamente na Ilha de Sumatra. Faz parte de um grupo de três espécies de orangotangos conhecidos, são eles:

  • Orangotango de Sumatra, nome científico Pongo Abello e este fica mais para o noroeste da mesma ilha.
  • Orangotango de Bornéu, nome científico Pongo Pygmaeus.

No ano de 2017 foi identificado como a primeira espécie mais similar ao ser humano desde o Chimpanzé Pigmeu no ano de 1929.

Como Foi Descoberto o Orangotango de Tapanuli

No ano de 1997 na Sumatra do norte foi encontrado um grupo de orangotangos dessa espécie, mas não foi dada muita importância e por isso não foi descrito. Apenas no ano de 2017 esse animal foi identificado como uma espécie diferente das outras e ganhou seu nome, foi preciso todo um estudo filogênese específico. Neste estudo foram apresentados algumas amostras genéticas retiradas de 37 animais para realizar uma análise mórfica de 33 Orangotangos na idade adulta e foram utilizados animais machos.

Orangotango-de-Tapanuli na Árvore
Orangotango-de-Tapanuli na Árvore

O que colaborou muito nestes estudos foi uma carcaça preservada de um orangotango já adulto que foi morto pela população que morava ali no ano de 2013 e foi destinado a ser usado como base para descrição da espécie. Comparando ambos perceberam que os animais tinham características físicas diferentes do primeiro grupo encontrado, especialmente no formato dos dentes e também do crânio. O crânio desse animal e postcranium se encontram hoje em Bogor, no Museu Zoológico.

No final de todo esse estudo concluíram que os animais encontrados na Sumatra do Norte eram uma espécie realmente diferente, com base nas amostras dos Orangotango de Tapanuli que eram bem distintas das outras duas espécies já conhecidas desses animais. Alguns estudiosos do assunto como um professor da Universidade de Londres entende que não é possível afirmar que realmente seja uma espécie nova, que não existem evidências que possam dar essa certeza. Outro professor e também biólogo da Universidade de Chicago diz ser subjetivo a decisão de classificar o Orangotango de Tapanuli como uma nova espécie. 

Filogênese do Orangotango de Tapanuli

Estudos genéticos específicos dizem que os orangotangos de Tapanuli separaram-se dos orangotangos de sumatra em algo em torno de três milhões e quatrocentos mil anos. Há pelo menos 75 mil anos aconteceu a erupção vulcânica mais potente até então registrada, assim essas espécies ficaram ainda mais distantes.

Esses grupos de animais de tempos em tempos ainda tinham algum tipo de contato um com os outros até encerrar-se totalmente há cerca de 20 mil anos.

Para fins comparativos, os Orangotangos de Sumatra separaram-se há cerca de seiscentos e setenta mil anos.

Na época da era do gelo as ilhas se ligavam onde se formava a região da sonda. O ambiente onde agora se encontram os Orangotangos de Tapanuli tem proximidade com o local onde os primeiros animais da espécie foram encontrados.

Características do Orangotango de Tapanuli

Agora vamos descrever algumas características desses animais tão curiosos e que chamam tanto a nossa atenção.

Falando propriamente das características físicas dessa espécie podemos dizer que são bem parecidos com algumas outras espécies dos próprios Orangotangos de Sumatra. Alguns fatores no entanto nos ajudam a diferenciar um dos outros, em algumas fotos podemos perceber que estes têm a cabeça de menor tamanho, além de possuir cabelos mais ondulados.

Outro fator muito característico dos Orangotangos de Tapanuli está na sua vocalização, especialmente dos machos que tem longa extensão quando se trata de chamar a atenção para o acasalamento com ás fêmeas, essa vocalização é bem diferente de outras espécies deste animal. 

Alimentação do Orangotango de Tapanuli

Os Orangotango de Tapanuli possuem uma alimentação muito característica de sua espécie, eles comem alguns animais como as lagartas, algumas partes de planta como exemplo de pinhas de árvores que produzem sementes.

Habitat do Orangotango de Tapanuli

Esses animais geralmente vivem em florestas tropicais e também em florestas subtropicais mais úmidas como as localizadas próxima a Sumatra, mais ao sul do lago Toba.

Os animais dessa espécie habitam um grande área que mede algo em torno de 1000km2 e também de altitudes de trezentos a mil e trezentos metros. Apenas cem km separam outras espécies de orangotangos dos orangotangos de Tapanuli.

Conservação e Fotos do Orangotango de Tapanuli

Vamos falar agora sobre a conservação dessa espécie tão e especial e claro conferir algumas fotos desses animais tão curiosos e especiais.

De acordo com as unidades de conservação existem hoje só 800 especimen do Orangotango de Tapanuli atualmente na natureza, dessa forma podemos afirmar que é a menor espécie entre os macacos antropomorfos. Isso acende um importante alerta acerca da segurança e manutenção dessa espécie, já que corre um sério risco de extinção apesar das organizações que cuidam desse assunto ainda não terem avaliado com mais cuidado o caso.

Como dissemos o número já é tão pequeno que todos os animais dessa espécie estão concentrados na natureza em uma raio de 1000km2. Com relação a ameaças que esses animais enfrentam na natureza podemos citar vários, a caça de animais na natureza vem sendo um grande problema para vários animais, também o desmatamento tem grande contribuição no desaparecimento de várias espécies no nosso planeta. Outro ponto crítico é o tráfico de animais não destinados a serem domesticados. Também se fala em projeto do tipo hidroelétrico dentro do habitat desses animais, o que invade e depreda o espaço. Outro fator que pode vir a prejudicar a propagação da espécie é o acasalamento entre animais geneticamente semelhantes, o que pode ocasionar diversos efeitos adversos entre eles a infertilidade.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Orangotango de Tapanuli? Conhece alguma outra curiosidade sobre ele? Então conta para gente aqui embaixo e até a próxima.

Veja também

Weimaraner de Olhos Azuis

Tudo Sobre a Raça Weimaraner: Características e Fotos

Hoje vamos conhecer mais uma raça incrível de cachorro, por isso fique com a gente …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.