Home / Animais / Ofiuro: Vermelho, Verde, Dourado e Outras Cores

Ofiuro: Vermelho, Verde, Dourado e Outras Cores

O mundo que conhecemos na superfície é muito diferente daquele que existe no fundo do mar, onde os animais são outros, as plantas são completamente distintas e todo o ciclo natural é bastante diferenciado.

Dessa forma, existem diversos seres marinhos que sequer são conhecidos pelas pessoas, tendo um visual bastante diverso e até mesmo espantoso para muitos. De toda forma, a grande verdade é que o ser humano conhece pouco acerca do mar e sempre está se surpreendendo com a capacidade dos oceanos de mostrar coisas novas e diferentes.

Esse é o caso de muitos animais típicos das águas salgadas, que por vezes não são conhecidos nem mesmo pelos especialistas em biologia – isso porque, assim como em outras áreas do conhecimento, a biologia se divide em muitos segmentos, tornando complicado saber tudo sobre todos os seres vivos. O grande ponto, assim, é que o mar ainda é um grande mistério para a sociedade.

Ofiuro Cola de Lagarto
Ofiuro Cola de Lagarto

Por consequência, muitos dos animais que estão perto de nós, a poucos metros de profundidade mar a dentro, não são conhecidos. Não se sabe nada sobre o modo de vida desse tipo de animal, como ele se alimenta, do que se alimenta ou até mesmo como faz para se reproduzir. Aspectos simples, mas que fazem toda a diferença no momento de entender um pouco mais sobre os seres vivos, para fazer com que o conhecimento em relação ao animal seja mais vasto e mais profundo.

Portanto, há uma série de seres que podem ser enquadrados nessa categoria e seria possível passar horas e mais horas citando esses animais menos conhecidos por parte das pessoas. Porém, mais interessante que citar esse tipo de animal pelo nome, sem a possibilidade de ir mais a fundo em relação às suas características e ao seu modo de vida, é estudar um pouco mais sobre esse animal para, só então, entender de verdade como formas curiosas e diferentes de vida habitam o planeta Terra.

Conheça os Ofiuroides

O caso dos ofiuroides é exatamente assim, já que esse tipo de animal não é nada conhecido pelas pessoas e, portanto, acaba por não receber o devido destaque por parte da sociedade. Isso acaba por ser mais um caso em que os animais marinhos são vítimas do desconhecimento das pessoas, já que os ofiuroides são animais muito interessantes e poderiam ser estudados de maneira muito mais veemente e relevante.

De toda forma, sempre é importante começar de algum ponto, e a forma mais interessante de fazê-lo é fornece o primeiro contato dos ofiuroides com os interessados em aprender um pouco mais sobre o ciclo de vida desse animal tão interessante.

Os ofiuroides costumam apresentar, por exemplo, cerca de 60 centímetros de comprimento, sendo animas de porte médio, com sistemas corporais muito simples no organismo, de forma que esse tipo de animal não chega a possuir grandes complexidades em relação ao seu funcionamento interno. Os ofiuroides, ademais, não chegam sequer a possuir cérebro ou olhos, embora sejam ágeis em sua locomoção e consigam afastar os predadores ao agir por instinto.

Ofiuroides e As Diferentes Cores

Os ofiuroides podem possuir diversas cores, o que dependerá do tipo de pigmentação presente em cada ser. Essa variável é independente de fatores externos, sendo transmitida para os descendentes.

Dessa forma, é possível encontrar exemplares dos ofiuroides nas cores verde, azul, preta, vermelha, amarela e até mesmo na cor dourada. Porém, o mais comum mesmo é que os ofiuroides sejam vistos nas cores vermelha ou amarela, com mais destaque para a cor vermelha. Porém, como dito, tudo isso é bastante relativo e depende do tipo de pigmentação de cada indivíduo.

Ofiuro de Diferentes Cores
Ofiuro de Diferentes Cores

Características dos Ofiuroides

Os ofiuroides são animais de características muito bem definidas, como costuma acontecer com a grande maioria dos animais.

Esse tipo de animal, portanto, não tem cérebro e tampouco possui olhos. Isso pode levar as pessoas a pensar que os ofiuroides são presas fáceis para outros animais maiores, que pode servir de predadores para esse ser marinho. Contudo, na prática o que acontece é que os ofiuroides conseguem se movimentar a partir do seu poder de resposta instintiva às ações.

Assim, os ofiuroides conseguem reagir às ações e, dessa forma, manter a sua vida intacta. Ademais, os ofiuroides possuem um exoesqueleto, formado por carbonato de cálcio e ligado ao seu disco central. O disco central, aliás, é o grande membro do ofiuroide, que possui todo o seu corpo ligado ao disco central e, a partir dele, consegue realizar todas as reações interna e externas que desejar.

Além disso, os sistemas dos ofiuroides são muito básicos, de forma que esse tipo de animal possui sistema de excreção, digestão e sistema nervoso em funcionamento muito básico e direto. Sem maiores complexidades, os ofiuroides são conhecidos justamente por ter um funcionamento corporal simples, o que por vezes facilita o modo de vida desse animal.

Ofiuroides e Os Humanos

Algumas pessoas optam por ter animais de estimação diferentes do habitual, sem escolher apenas um gato ou um cachorro para ter em sua casa. Contudo, isso não é assim com todos, e alguns acabam por escolher animais diferentes para chamar de seu.

Esse é o caso de quem escolhe os ofiuroides para ter no aquário ao invés de optar por um peixe ou uma tartaruga marinha. Assim, por vezes as pessoas até mesmo optam por ter os ofiuroides em conjunto com peixes, o que não costuma ser negativo para nenhum dos animais envolvidos nessa relação aquática. Isso porque os ofiuroides são muito calmos, não mexendo com os peixes ou com os corais (esse tipo de animal não come corais), além de não fazer buracos na areia e se manter bastante alheio ao que acontece com outros seres ao redor.

Ofiuro nas Mãos de uma Pessoa
Ofiuro nas Mãos de uma Pessoa

Os ofiuroides até podem ter situação de estresse, pois isso depende também de outros peixes e da recepção que esses outros animais darão aos ofiuroides.

Porém, é importante perceber que, mesmo quando estressados ou angustiados, os ofiuroides costumam manter a calma e não causar problemas. Portanto, se você pensa em ter um animal de estimação, os ofiuroides são belas opções.

Veja também

Alimentação da Mariposa: O Que Elas Comem?

As mariposas são insetos voadores muito semelhantes às borboletas. Como todos os insetos, o corpo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *