O que Uma Picada de Carrapato Pode Causar? Quais Doenças?
A picada de carrapato deve ser evitada a qualquer custo. Elas são perigosas, e muitas vezes, podem transmitir doenças.
Manter o ambiente da sua residência limpo, com inseticidas, é uma excelente opção para deixar os carrapatos bem longe e evitar problemas futuros.
Veja a seguir quais as doenças a picada de carrapato pode causar, quais os perigos que eles proporcionam e como deixar sua casa livre de infestações. Confira!
Picada De Carrapato: Quais Doenças Ela Pode Causar?
A picada do carrapato transmite diferentes doenças. O pequeno ser está nos campos, na cidade, em meio aos locais úmidos e escuros.
Ele reproduz-se com facilidade em qualquer ambiente. Vive sobretudo em seus hospedeiros, que podem ser tanto animais selvagens, como também domésticos e até humanos.
Então se você possui um cachorro, gato ou ave estimação, ou mora perto de lagos, do mato e de plantações, fique ligado, pois muitas vezes, os carrapatos são perigosos.
Com suas garras, localizadas ao lado da boca, ele gruda no hospedeiro e alimenta-se de seu sangue.
E nesse contato, transmitem a doença. Isso depende do carrapato estar infectado ou não. Se ele teve contato com outro sangue, que também estava infectado com vírus, ele pode sim ser perigoso e transmitir a doença.
E quais doenças a picada de carrapato pode causar? Veja abaixo as principais!
Erliquiose Humana
Essa é uma doença muito grave, ela causa febre, dores no corpo, nas juntas, vermelhidão excessiva pelo corpo, diarreia, vômito, calafrios e a imunidade cai.
É perigosa e se sentir algum desses sintomas, procure um médico imediatamente, pois os problemas podem agravar com o tempo.
Babesiose Humana
Igual a erliquiose, a babesiose causa calafrios, febre, anemias, diarreias e fortes dores de cabeça.
Seu tratamento deve ser imediato, para que evite problemas futuros. Ela pode ser transmitida em um simples contato com o carrapato.
Doença de Lyme
Essa doença é menos comum, porém acontece do mesma maneira. O local em que aconteceu a picada fica vermelho e se não for tratado com urgência, a mancha pode aumentar e espalhar pelo corpo.
A doença de Lyme causa febre, calafrios, dores no corpo, na cabeça, além de dores nas juntas.
Febre Maculosa
A febre maculosa é uma doença perigosíssima e pode ser transmitida também pelo carrapato.
Ela causa manchas vermelhas por praticamente todo o corpo. Assim, os sintomas mais recorrentes são: alto grau de febre, dores de cabeça, dores no corpo e diarreia.
Fique longe dos carrapatos! Mesmo que eles não te piquem, podem picar o seu animal de estimação e prejudicá-lo.
Veja a seguir por que os carrapatos são perigosos e evitá-los a qualquer custo é necessário.
Por Que Os Carrapatos São Perigosos?
Eles são perigosos porque transmitem doenças! Muitos podem não transmitir, isso se deve ao fato de não estarem infectados.
Porém, muitos transmitem, pois já vagaram por diferentes ambientes e tiveram contato com outros sangues e seres.
Então em algum desses ambientes (tanto faz se é rural ou urbano) o carrapato pode ter contraído alguma doença oriunda de um vírus ou bactéria e passá-la adiante.
Por serem pequenos, muitas vezes, passam despercebidos por nós e se escondem em locais que nem imaginamos.
Onde você pode encontrar um carrapato na sua casa? Procure em ralos, próximo aos canos, em locais úmidos e escuros, como frestas de portas e janelas.
Se notar que o ambiente está com um carrapato, provavelmente deve existir mais habitando sua residência.
Em caso de infestação de carrapatos, medidas devem ser tomadas e você precisa procurar por venenos, inseticidas, pipetas, remédios ou coleiras para conter os carrapatos e minimizar os danos causados.
Se você possui um animal de estimação, procure em seu corpo por carrapatos, ele tendem a ficar nas juntas e dobras, na barriga e na orelha.
Por isso é preciso atenção, pois as doenças podem ser transmitidas também para os pets. Quem nunca ouviu falar da famosa “ doença do carrapato”? Tão comum em cachorros e em outros animais dos mais variados portes.
Atente-se aos detalhes, procure bem e evite que os carrapatos “dominem” a sua casa. Porém, caso sua casa já esteja tomada por eles, é preciso agir e passar alguns venenos, tanto no ambiente, quanto no animal de estimação.
Veja abaixo as principais medidas que você deve tomar para conter a infestação de carrapatos na sua casa!
Prevenção Contra Carrapato: O Que Fazer?
Limpeza do Ambiente
Manter o ambiente da sua casa, tanto interno quanto externo, limpo é fundamental. Passe água, sabão e produtos de limpeza sempre que achar necessário, com uma frequência de ao menos 2 vezes na semana.
Pode não parecer, mas deixar o local sem sujeira, limpo, favorece muito para os carrapatos desaparecem.
Limpeza do Pet
Não adianta nada deixar o ambiente limpo, mas o pet sujo, principalmente se você passeia com ele, se ele tem contato com mato, mesmo em parques, com a rua, ralos e outros animais.
Dar banho nele ao menos 2 vezes no mês é fundamental para deixar os carrapatos longe, assim você analisa e pode observar se ele está com carrapatos ou não. Na hora do banho, é indicado utilizar shampoos anti-carrapatos.
Venenos Contra Carrapatos
Inseticidas
Os inseticidas são venenos poderosos utilizados no ambiente de animais de grande porte, e sua utilização deve ser em caso de uma infestação muito grande.
Diluir o inseticida com água e aplicar com borrifador em locais de possível ocorrência de carrapatos.
Não passar no pet, muitas vezes pode ter contato com o olho ou nariz do animal e causar alguns danos.
Coleiras
As coleiras são menos potentes que os inseticidas e tem um tempo de efeito menor, elas duram cerca de 30 dias.
Você coloca diretamente no animal e ele fica com ela, livre dos carrapatos. O forte odor da coleira, junto ao veneno, espanta os carrapatos.
Vale lembrar que elas não são eficientes quando o ambiente está infectado, são utilizadas apenas no pet.
Pipetas
As pipetas seguem a mesma linha das coleiras. É um pequeno frasco que contém um veneno e deve ser aplicado diretamente na nuca do animal.
Elas são eficientes e o seu forte veneno garante a proteção do seu pet por no mínimo 30 dias!
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!