Home / Animais / O que Significa Quando Aparece uma Borboleta? E se For Preta?

O que Significa Quando Aparece uma Borboleta? E se For Preta?

A borboletas são dotadas de uma beleza única e especial! Suas colorações geram diferentes significados em culturas e sociedades humanas. Uma borboleta pode representar a felicidade, alegria e transformação. 

Cada cor de borboleta tem um significado, e como elas possuem diferentes variações de cores pelo corpo, são muitas suas representações.

Veja a seguir os principais significados das borboletas, cada qual com sua coloração, também as características gerais e curiosidades que rondam esse incrível ser vivo! 

Significado das Borboletas 

A borboleta faz parte do grupos dos Lepidópteros, ou seja, insetos de variados tamanhos, com diferentes características que possuem asas ou não. Elas são seres que possuem uma rara beleza e sempre muito observada pelos humanos, como uma veneração, ou mesmo admiração. Com isso, elas passaram a receber significados, sejam eles culturais, emocionais ou espiritual. Muitas espécies de borboleta são observadas e significam felicidade, reciprocidade, amor. 

Um significado muito comum também das borboletas é o de transformação, já que seu ciclo de vida representa uma transformação completa de lagarta em uma belíssima borboleta. Ela passa pela metamorfose e inspira os humanos que precisam ou querem fazer determinadas mudanças em suas vidas. 

Cada cor de borboleta possui um significado. Confira a seguir quais são eles e o que cada cor representa:

As Cores das Borboletas

Borboleta Colorida

Essas borboletas são belíssimas, com uma mistura de colorações em suas que chama atenção de qualquer um. Seu significado não é à toa, elas são consideradas as mensageiras da alegria e da felicidade. 

Borboleta Colorida
Borboleta Colorida

A variação de cores presentes na sua asa pode ser de inúmeras formas, tamanhos e texturas. Apenas de visitá-la já um grande motivo para ficar alegre. 

Borboleta Branca

Borboleta Branca
Borboleta Branca

A borboleta branca representa a calma e a paz. Ela está em vários lugares e pode ser vista com facilidade. Ela também significa proteção e cura. Para diferentes povos e culturas existem significados distintos.

Borboleta Amarela

As borboletas amarelas são mais encontradas do que as coloridas, elas podem ser vistas com mais facilidade. Tem um significado muito simbólico para a vida das pessoas, pois representa o início de um novo ciclo, uma nova vida. Isso porque as cores amarelas representam a chegada da primavera, e assim, o período de florescer. 

Borboleta Amarela
Borboleta Amarela

A borboleta amarela é encontrada em jardins, em meio ao capim e riachos. A alimentação não só dela, mas de todas borboletas, consiste em sugar o néctar das flores, por isso sempre estão em meio as vegetações rasteiras. 

Borboleta Azul

Assim como as duas citadas acima, a borboleta azul representa uma série símbolos importantes para a vida humana. Ela significa a metamorfose, a transformação, a mudança e até a sorte; coisas que acontecem na vida de todas pessoas. É um ciclo, o início, meio e fim do ser. 

A vida da borboleta é divida em 4 fases, sendo elas: ovo, lagarta, pupa (casulo) e borboleta (adulta). É uma mudança drástica que acontece na vida desse inseto, e devido a isso recebe significados tão importantes. 

Borboleta Preta 

As borboletas pretas são belíssimas variações com asas totalmente pretas. Assim como as outras, ela possui um significado importante na vida de diferentes povos e civilizações. 

Para os egípcios por exemplo, a borboleta preta representa a saída do corpo pelo espírito, ele saía em forma de uma borboleta preta, ou seja, representa a transição, a busca por uma nova vida e sobretudo, a mudança. 

Borboleta Preta
Borboleta Preta

A borboleta preta também é importante para quem deseja se proteger de energias negativas, ver uma borboleta preta representa proteção contra possíveis energias ruins.

Agora que você já sabe que existem diferentes significados para as borboletas em culturas distintas, é hora de ver o significado delas para os povos, pois ela está presente na vida humana desde os tempos mais antigos. 

O Simbolismo da Borboleta para as Civilizações

As sociedades humanas estão espalhadas pelo planeta terra desde os tempos mais remotos, junto a ela elas milhares de outros seres vivos, sejam eles aquáticos, terrestres, aéreos, etc. 

Um deles é a borboleta, que está presente na vida humana desde a antiguidade. Com isso, ela ganhou diferentes representações para os mais distintos povos e culturas. Veja abaixo como ela era e ainda é importante para as sociedades.

Na China, a borboleta é sinal de liberdade, de espírito livre, sempre a voar. Elas são como os pássaros, que não possuem gaiolas, grades que os prendem no mesmo lugar, por isso estão sempre a explorar por áreas mais distintas. No Feng Shui(de origem chinesa), ela é símbolo de romance, de amor, cura, já que a borboleta é livre, assim como o amor. Além disso, ela representa a transformação de fase da vida, a passagem. Colocar a imagem de uma borboleta no quarto ou sala é trazer mudança para alguma área da sua vida. 

Já para o Cristianismo, no Ocidente, ela representa a ressurreição. O espírito que volta ao corpo e volta a vida. Ou mesmo a ressurreição de Jesus. Ela também significa o início de uma nova vida, um novo ciclo que está prestes a começar. 

Para os povos Maias e também para os Astecas, que viviam na América do Sul, a borboleta representa o deus do fogo, conhecido como Xiuhtecutli. Esse deus simboliza principalmente o sopro vital, o espírito, a alma, que deixa o corpo quando ele está por falecer, que sai em forma de borboleta. 

Na mitologia da Irlanda, a borboleta tem representação semelhante ao cristianismo, uma ressurreição da alma que consegue voltar ao corpo. Ela volta como uma belíssima borboleta.

Simbolismo da Borboleta
Simbolismo da Borboleta

Já na Mitologia Grega, a alma é simbolizada por uma mulher com belas asas de borboleta, ou seja, ela é a alma. Quando falamos das crenças populares, algumas tradições gregas também viam a borboleta como a transição da vida e da morte, onde o espírito deixava o corpo em formato de borboleta. 

Apesar de semelhantes os significados da borboleta, cada cultura e civilização a enxerga de uma maneira e um ponto de vista, fato é que são belíssimos seres vivos que encantam os humanos há um bom tempo.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo! 

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *