Home / Animais / O Que é o Pastor Alemão Capa Preta

O Que é o Pastor Alemão Capa Preta

O cão Pastor Alemão Capa Preta, além de ter um nome respeitável, também é considerado, segundo o seu comportamento, um dos animais mais inteligentes e espertos da sua espécie. É obstinado na missão que é dada a ele –  característica presente em muitos outros pastores alemães também.

Saiba que o Pastor Alemão Capa Preta, não é uma raça diferenciada dos demais pastores. É, na verdade, uma variedade da raça Pastor Alemão.

Este animal é a versatilidade em um único cão! Com as virtudes de ser dedicado, é fiel e muito leal em relação aos seus tutores.

E por sorte, consegue conviver harmoniosamente com outros animais domésticos. Como nome sugestiona, é nativo da Alemanha e também é chamado de:

  • Deutscher Schauferhund
  • Pastor Manto Preto
  • Alsaciano
  • Pastor Manto Negro

Característica do Pastor Alemão Capa Preta

Em primeiro lugar, a raça Pastor Alemão Capa Preta obviamente, tem diferença na questão de peso e tamanho entre macho e fêmea. O macho até chegar sua fase adulta apresenta de 60 a 66 cm de altura e 34 a 43 quilos.

Já a fêmea desta espécie de cão vai de 55 a 60 cm de altura com 34 a 43 quilos. Além de sua linda e chamativa pelagem negra em seu dorso, o que originou seu nome, também é dono de uma pelagem semi-longa e bem assentada.

Entretanto, a raça pode mostrar uma mescla de cores em sua pelagem como, por exemplo, acinzentado bem como a cor preta, dourada, marrom e também amarelada. Eles vivem, quando saudáveis e bem cuidados, de 10 a 14 anos de idade.

Cuidados com o Pastor Alemão Capa Preta

Assim como nós precisamos de um delicioso banho para retirar a pele morta para ficarmos limpinhos, de certa forma, os cães precisam fazer o mesmo. Isso ocorre através da escovação.

Isto porque, o Pastor Alemão Capa Preta tem queda excessiva de pelos durante o ano, sendo obrigatória a sua escova constante para remover os pelos mortos.

Todos os exemplares da raça pastor alemão, incluindo também o Pastor Alemão Capa Preto, têm a necessidade natural de agradar seus donos. E eles não abrem mão da atenção regada com muitas brincadeiras, afagos carinhosos e cuidados especiais somente para ele.

Pastor Alemão Capa Preta Fotografado na Grama
Pastor Alemão Capa Preta Fotografado na Grama

Embora seja uma raça visualmente forte, ativa e saudável, os pastores alemães (inclusive, Capa Preta –  do qual estamos falando), sofre com algumas doenças. São elas:

  1. Displasia coxofemoral (quadril): é quando a articulação do quadril se encaixa de forma inadequada
  2. Mielopatia degenerativa: é uma enfermidade que afeta o bom funcionamento da medula espinhal
  3. Dermatites: que são os conhecidos problemas de pele
  4. Foliculite Furunculosa

Vamos falar um pouco mais sobre a Displasia Coxofemoral. É uma doença que acomete não só os pastores alemães como demais espécies caninas.

Como já descrito, é uma articulação com má formação que faz o animal sofrer com dores e desconforto o que posteriormente obriga o cão a andar praticamente mancando. Consequentemente, isso piora com o passar dos anos e acumula problemas de locomoção do animal.

Um acompanhamento médico precoce com toda certeza pode proporcionar uma melhora da condição de vida do cachorro, apesar de ser uma condição denominada genética. Uma dica valiosa é evitar que seu pet pegue friagem e também prevenir que ele circule em pisos muito lisos. Isso vai ser de grande ajuda!

As orelhas desses respeitáveis cães são retas e com pouca proteção, isso, consequentemente, pode causar otite quase que frequentemente. Fazer a higiene das orelhas do animal, de preferência toda semana, é perfeito para evitar acúmulo de sujeira e, além disso, vai evitar sérias doenças auditivas.

O Pastor Alemão Capa Preta não tem só o porte de cão pastor, o perfil pastoreio certamente está em seus genes. Por isso, ele deve se movimentar constantemente para se sentir satisfatoriamente útil, as brincadeiras são o que ele precisa para estar sempre disposto e feliz.

É imprescindível que sua dieta alimentar seja de boa qualidade e equilibrada para sua estrutura corporal, o que vai deixar seus pelos saudáveis e brilhantes, prova de sua boa saúde. A escovação é outro cuidado importante para evitar o incômodo tártaro na dentição do seu pet.

Temperamento do Pastor Alemão Capa Preta

O cão Pastor Alemão Capa Preta tem as qualidades de se portar e andar sempre com elegância.

Além disso, tem a curiosidade como algo inevitável, é notavelmente corajoso, é dono de uma obediência louvável, sua fidelidade certamente é constantemente notada além de demonstrar inteligência única, proteção em meio ao seu estado de alerta e atenção.

Apesar de todos esses atributos dignos de elogios, tudo vai depender da criação e a forma como é conduzida a raça para obter tais características. O pastor alemão tem instinto defensor, por mais que seja carinhoso e demonstre fidelidade a todo tempo.

E para fazer bom uso dessa característica, é importante que o cão seja ensinado desde pequenino para ter uma personalidade em equilíbrio. É vital para eles estarem entretidos com seus tutores com brincadeiras cheias de energia.

Isso para evitar que em meio ao ócio, eles queiram destruir tudo para extravasarem sua energia acumulada.

3ª Posição no Ranking de Inteligência!

Saiba que a raça Pastor Alemão, incluindo o Pastor Alemão Capa Preto, tem um pódio de vitórias! Está em 3º lugar no ranking dos cachorros mais sábios, ou melhor, mais inteligentes do mundo.

Aliás, isso é evidentemente descrito no livro, muito aclamado por sinal, “A Inteligência dos Cães” do neuro-psicólogo e neuro-cientista, Stanley Coren (EUA). Diga-se de passagem, é o livro mais completo sobre a atividade intelectual dos cães até o momento.

O Pastor Alemão Capa Preta e os demais pastores alemães tem a graduação entre 1 e 10, na escala que avalia habilidades. Curiosamente, os cães que se encontram nessa prestigiada lista são quase que profissionais em relação: obediência, equilíbrio de emoções e trabalho.

Origem do Pastor Alemão Capa Preta

Somente para relembrar, o pastor alemão veio da Alemanha e foi reconhecido oficialmente, nesse país, no ano de 1899. Aqui no Brasil, a raça foi adotada inicialmente, como cães pastores apenas.

O criador de cães, Max Von Stephanitz, desenvolveu a raça pastor alemão buscando um animal para ser utilizado com eficácia no trabalho e ao mesmo tempo demonstrando segurança.

Além disso, precisava de um cão atento e que demonstrasse autoconfiança. Porém, necessitava, também, que fora desse ambiente de trabalho, o cão fizesse companhia e protegesse os seus donos.

E, logo após diversos cruzamentos de exemplares alemães de raça pura, finalmente surgiu o Pastor Alemão. Depois, do cruzamento de diversas variedades de pastores, surge o e a Pastor Alemão Capa Preta, no ano de 1920, aproximadamente.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *