Home / Animais / Mosca da Carne: Caracteristicas, Como Evitar, Habitat e Fotos

Mosca da Carne: Caracteristicas, Como Evitar, Habitat e Fotos

A mosca da carne faz parte da ordem dos dípteros, pertence à família Sarcophagidae. Nas linhas seguintes, veremos quais são as características que distinguem essa mosca dos outros tipos.

Esse tipo é maior que a mosca do vinagre, apresenta bandas longitudinais no tórax, possui manchas no abdômen. Eles são conhecidos como moscas da carne porque suas larvas são gestadas em carne podre e carniça, bem como em tecidos vivos.

A mosca da carne mede entre 0,6 milímetros e 1,2 centímetros, são cinza com corantes pretos no abdômen. Encontram-se com mais frequência quando estamos no verão, esta espécie é ovivípara.

Isso significa que a fêmea armazena os ovos na barriga dela até que estejam prontos para emergir. Todo o corpo desta mosca é coberto por cabelos pretos, que abundam na área do abdômen.

Eles têm um olfato muito desenvolvido, para poder localizar carne podre a alguma distância deles. A mosca da carne desempenha um papel importante em qualquer ecossistema, pois ajuda a decompor a carne presente no ambiente.

Ciclo Biológico

Devemos começar com a característica ovípara dessa espécie, quando os ovos eclodem, a fêmea deposita suas larvas em matéria podre. As larvas desta espécie podem se desenvolver em um dia ou menos, dependendo das condições do ambiente.

Mosca da Carne Ciclo Biológico

Eles podem atravessar os tecidos graças ao seu poderoso aparelho oral. O estágio da pupa começa quando a larva é enterrada em carne podre, de modo que leva de 6 a 10 dias. No final desse período, a mosca pode sair já transformada em mosca adulta, preparada para completar seu ciclo de vida. Note-se que esse tipo de mosca não se move entre grupos ou enxames, eles são independentes um do outro.

Doenças

A mosca da carne é uma praga voadora que se alimenta de carne em decomposição, além de viver nesses tecidos. É por isso que se torna um transmissor de diferentes doenças que podem ser prejudiciais aos seres humanos.

Este tipo de mosca possui larvas parasitas que podem viver em feridas abertas, que não foram tratadas. Esse é outro perigo desta mosca, sua capacidade de se reproduzir através de um ser vivo, graças ao seu tecido quebrado.

Isso faz com que produzam miíase cutânea ulcerativa, uma irritação da pele causada pelas larvas parasitas desta mosca. Uma das bactérias que transmite esse tipo de mosca é o bacilo da hanseníase, que pode ser mortal.

Recomendações

O que vários especialistas recomendam é a desinfecção total se entrarmos em contato com esta mosca ou com qualquer uma de suas larvas. A primeira coisa é manter um ambiente muito higiênico, livre de vestígios de carne ou alimentos frescos. Outro conselho para afastar as moscas é garantir o aperto de portas e janelas, o que impedirá que elas entrem pela rua.

Em tempos de calor, não devemos acumular lixo ou lixo orgânico, pois é um apelo à mosca da carne. Se tivermos um restaurante ou bar e planejamos fechá-lo por um tempo, é recomendável não deixar alimentos nos refrigeradores do estabelecimento.

Como, se a energia acabar, o equipamento deixará de funcionar e descongelará a carne, atraindo a mosca, devido ao seu bom cheiro.

Todas essas dicas são para você alcançar um ambiente livre de fatores que atraem essa praga perigosa. Agora que você conhece seu ciclo de vida, as doenças que ele transmite e suas características, você pode enfrentar uma ameaça como esta.

Outros Tipos de Moscas

A Mosca Azul

As moscas adultas deste tipo de inseto, adquiriu seu nome porque o tom azulado seu corpo tem. Seu corpo ainda está dividido em três zonas: tórax, abdômen e cabeça; essa família desenvolveu escamas bem desenvolvidas.

As características desta espécie são uma fileira de cerdas localizadas em cada lado do seu tórax. O outro ponto distintivo é uma sutura transversal que também é encontrada em seu tórax, no lado dorsal. Parece a mosca doméstica, mas essas características e sua cor a diferenciam, além de o zumbido ser mais forte.

Mosca Azul

As peças bucais dessa família de moscas servem para sugar ou morder, dependendo do corpo ou da comida que eles desejam. As fêmeas fornecem as melhores fontes de proteína para seus ovos, de modo que andam com carne carniça em qualquer lugar. A presença de uma mosca azul é a nossa casa, pode ser devido à presença de um animal morto.

Ciclo de Vida

Os ovos desta espécie têm uma cor que varia de branco a amarelado. A fêmea deposita aproximadamente 150 a 200 ovos de uma só vez. Em sua vida, ela pode botar 2.000 ovos. A eclosão da membrana ocorre 8 horas após a oviposição, a larva passa por vários estados.

As larvas dessa espécie geralmente não são próximas às de outras moscas, apesar de terem os mesmos hábitos alimentares. Os machos desta família são agentes polinizadores de algumas plantas, que os atraem com odores podres.

Mosca Azul Ciclo de Vida

O espaço ideal para alimentar moscas e seu pleno desenvolvimento é produzido em carne podre, devido às proteínas.
Quando a fase de gestação larval termina, ela deixa a carne e se enterra no chão para se tornar uma pupa. Será nesse estado entre 7 e 14 dias, em condições ideais, para que a mosca azul adulto surja.

Doenças

A mosca azul é considerada uma espécie altamente perigosa, devido às doenças que transmite. Seu ciclo de vida começa com carne podre, que a expõe a inúmeros micróbios prejudiciais aos seres humanos.

Doenças como míase e disenteria são transmitidas por essa mosca, o que gera gastos e perdas para a indústria pecuária. A miíase animal ocorre quando uma larva de mosca-azul está na pele de um animal, como uma vaca.

Esta miíase cutânea é uma doença delicada para o tratamento, requer muito cuidado e tratamento. A disenteria ocorre quando uma mosca azul aterrissa nas fezes e depois chega à nossa comida. As doenças virais e bacterianas que ele transmite devem ser levadas em consideração, evitando que o contágio o liberte de muitos desconfortos.

Como Evitar a Proliferação de Moscas?

Para que sua casa não seja afetada por esse inseto voador, siga as dicas a seguir para cuidar da sua saúde. Mantenha seu quintal livre de animais mortos, não acumule detritos orgânicos e mantenha os quartos ventilados.

Outras recomendações são montar redes mosquiteiras em portas e janelas, além de ter plantas aromáticas. Lavanda, eucalipto ou lavanda será o seu melhor para manter sua casa livre dessa praga azulada.

Você também pode recorrer ao uso de vários repelentes, inseticidas ou fazer armadilhas caseiras para capturar esses insetos voadores no local. Qualquer método que ocorra pode funcionar se você conhecer os fatores que atraem e repelem esse tipo de mosca.

Há muitos insetos que as pessoas simplesmente odeiam em qualquer parte do mundo, seja no Brasil, na Ásia, Europa ou qualquer outro canto. Dessa forma, entre esses insetos estão alguns que sequer são tão repugnantes assim, tendo, inclusive, funções importantes ao longo do ciclo natural.

Esse é o caso, por exemplo, da barata doméstica, aquela que as pessoas odeiam ver em suas casas. Muito importante quando se trata de realizar a limpeza de ambientes, a barata é útil para todos. Porém, as pessoas simplesmente se acostumaram a ter pavor desse animal. Outro inseto também muito odiado pelas pessoas, ao menos quando essas estão na cozinha, é chamada mosca da carne.

Assim, a mosca da carne é muito comum em todo o Brasil, sendo atraída pelo odor da proteína animal. Quando a carne não está muito boa e possui cheiro ainda mais forte, mais e mais moscas se amontoam para tentar ter acesso a ela.

A mosca da carne também pode receber outros nomes por todo o Brasil, o que varia de local para local.

Dessa maneira, o animal também é chamado de mosca-vareja, varejeira, beronha e biru. Assim, em todos os casos o animal se guia pelo cheiro forte que a carne é capaz e produzir, algo que faz com que as pessoas passem longe de nutrir qualquer sentimento positivo em relação a essas moscas. Isso porque, ainda que seja mais comum ver as moscas da carne em pedaços podres de proteína, é quase inevitável cortar carne fresca em alguns lugares sem estar na presença de uma dessas moscas.

De toda forma, a mosca da carne é conhecida por ter manchas no abdômen, além de serem gestadas em carnes velhas e podres. A mosca da carne, contudo, também pode nascer em carnes frescas.

Conheça a Mosca da Carne e Seu Ciclo de Vida

A mosca da carne está entre os insetos mais conhecidos de todo o Brasil, mas ainda assim é interessante aprender um pouco mais sobre o animal. Assim, a mosca da carne possui larvas que podem se desenvolver em apenas um dia ou até menos, a depender sempre da umidade do local e da temperatura ali apresente.

Em geral, essas moscas preferem deixar os seus ovos em carnes velhas e já em fase de putrefação, embora nem sempre a escolha seja essa. Isso porque muitas vezes esse tipo de mosca simplesmente opta por deixar os ovos em um pedaço de carne fresca, desde que essa esteja exposta e sem as devidas proteções.

Em geral, as larvas se desenvolvem ao longo de um dia, já ganhando características de larva nesse período. Porém, levam mais 5 ou 6 dias até se transformarem em moscas por completo.

Dessa maneira, para que uma mosca da carne possa nascer a partir de um ovo deixado em um pedaço de carne, é necessário que aquele pedaço seja mantido intacto por cerca de uma semana. Depois de ganharem os céus, essas moscas não costumam voar em grupos, tendo características muito isolacionistas.

Como Lidar com a Mosca da Carne

Mosca da Carne Em Cima da Pedra
Mosca da Carne Em Cima da Pedra

A mosca da carne pode ser um grave problema para muitas pessoas e para muitos ambientes, mas há boas formas de lidar com esse inseto repugnante sem que a saúde humana seja colocada em risco. Assim, um primeiro passo é, ao entrar em contato com a mosca, realizar todo o trabalho de desinfecção.

Além disso, para evitar que essa mosca apareça na sua cozinha, é importante manter um ambiente limpo e livre de carnes podres ou qualquer outro tipo de material em decomposição que possa atrair a mosca em questão. Fora isso, outra opção viável é, ao dormir, fechar as janelas e portas da sua casa de forma completa.

Assim, as moscas ficarão fora do seu lar e não serão capazes d entrar. Ademais, no verão as moscas desse tipo podem ficar muito agressivas e sentir o cheiro do material em decomposição de forma muito mais acentuada.

Nesse caso, é importante manter sempre a lixeira vazia, livre de materiais que possam servir de atrativo para a mosca da carne. Isso porque esse inseto pode causar doenças e muitos outros problemas de saúde às pessoas, como será possível ver logo adiante.

As Doenças da Mosca da Carne

A mosca da carne é, por natureza, uma grande dissipadora de doenças. Isso acontece pelo fato de o animal viver em carnes podres em ou em fase de apodrecimento, sempre em contato com a parte dos tecidos que mais contém doenças.

Assim, é possível que uma mosca da carne coloque um ovo em um animal morto na floresta e, apenas alguns minutos depois, já esteja voando na sua cozinha, querendo pousar naquele pedaço suculento de bife recém-adquirido. Logo, todo esse contexto faz com que a mosca da carne seja uma ameaça à saúde humana. Assim, a mosca da carne possui larvas parasitas que podem até mesmo viver em feridas abertas.

Portanto, a mosca em questão pode, sim, se desenvolver em um ser vivo sem que esse necessite estar morto. Nesse caso, até mesmo as pessoas podem sofrer com o problema, que pode atingir em cheio aqueles que não cuidam muito bem das suas feridas e, por esse motivo, estão sempre expostos. Em meio a tudo isso, uma possibilidade é que a pessoa desenvolva hanseníase, uma doença muito grave que, em último caso, pode levar à morte. Portanto, é fundamental se proteger contra tais problemas.

Como Evitar a Mosca da Carne

A principal maneira de evitar a mosca da carne é manter a sua cozinha e todo o restante da casa sem a presença de material orgânico. Dessa maneira, não pode haver carne morta na sua lixeira.

Isso porque a principal forma de atrair a mosca em questão é, exatamente, a partir da carne em fase de decomposição. Além disso, grandes feridas pelo corpo devem ser vedadas da maneira correta, se possível através de acompanhamento médico de qualidade. Dessa forma, será possível manter o inseto muito distante da sua casa, evitando uma série de problemas ligados à saúde e à higiene do seu lar.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *