Home / Animais / Morcego Martelo: Características, Fotos E Nome Cientifico

Morcego Martelo: Características, Fotos E Nome Cientifico

Os morcegos, com bem sabemos, podem se dividir em diversas espécies. Cerca de 1100 espécies de morcegos são conhecidas atualmente.

Com essa enorme variedade de espécies, não é de se estranhar que as características, habitat naturais, alimentação e forma de viver, possam variar tanto de morcego para morcego.

No entanto, há algo muito em comum com os morcegos: a maioria deles se alimentam de frutas, sementes e insetos, havendo apenas 3 tipos de morcegos que se alimentam de sangue animal ou humano.

Exatamente por isto, é importante que fiquemos tranquilos em relação aos morcegos. A maioria deles, não causa nenhum mal diretamente ao seu humano. Sendo, na verdade, um importante animal que exerce diversas funções na cadeia alimentar, no ecossistema e em pesquisas científicas.

Hoje, iremos falar um pouco sobre o morcego martelo. Além de entender onde eles vivem, do que se alimentam e como vivem, iremos descobrir algumas curiosidades interessantes sobre ele.

Para começar o morcego martelo vive principalmente em floresta da África, possui um enorme cabeça produz uma ressonância bem exclusiva e alta para atrair as fêmeas. Se alimentam de alguns.

Nome Científico

A espécie morcego martelo leva o nome científico de Hypsignathus monstrosus, sua família é a Pteropodidae, sendo encontrado em larga escala em regiões da África Ocidental e Central.

Sua classificação científica pode ser separada em:

Hypsignathus Monstrosus
  • Reino: Animalia
  • Filo: Cordados
  • Classe: Mamíferos
  • Ordem: Chiroptera
  • Família: Pteropodidae
  • Gênero: Hypsignathus
  • Espécie: Hypsignathus monstrosus

O morcego martelo também é conhecido como morcego-cabeça de martelo.

Características e Fotos

O morcego martelo é conhecido por este nome por causa do macho da espécie. É a maior espécie encontrada na África, possui um rosto retorcido de forma estranha, e com lábios e boca gigantes, e com bolsa formadas de forma exagerada na região malar.

A fêmea, na direção contrária do macho, possui um tamanho bem menor, tendo um focinho muito pontudo e agudo. Essa diferença será muito importante na hora da reprodução, pois irá conferir ao macho, concorrência, jogos de conquistas, e um lindo ritual de acasalamento acompanhado de uma voz forte e barulhos de ressonância produzidas por ele.

O seu pelo terá uma mistura de cor entre o cinza e o marrom, com uma faixa da cor branca sendo distribuída de um ombro ao outro. As suas asas terão uma cor em marrom, e as orelhas serão da cor preta com uma camada branca nas pontas. Seu rosto, é de cor marrom também, e algumas bigodes com pelos duros serão encontrados ao redor da sua boca.

Sua cabeça é marcada por uma característica bem específica. Sua arcada dentária, o segundo pré-molar e também os molares são extremamente grandes e lobulados. Como é bem específico, está é uma característica exclusiva do morcego martelo, e não é encontrado formação dessa forma em nenhuma outra espécie.

Nesta espécie, como foi citado, existe uma grande diferença entre os gêneros. O macho possui tais características, grandes e poderosas, para que ele possa produzir gritos altos. Para que seja alto, o que irá ajudar, é exatamente o rosto, os lábios e a laringe. A laringe, inclusive, possui metade do comprimento da sua coluna vertebral, e é responsável por preencher a maior parte da sua cavidade torácica. Essa característica é quase três vezes maior do que nos morcegos martelo de gênero feminino.

As fêmeas, no entanto, serão muito mais parecidas com os outros morcegos no geral. Com cara de raposa, a fêmea é muito parecida com os outros morcegos frutíferos.

Comportamento e Ecologia

A alimentação principal do morcego martelo será frutas. Figos são suas frutas prediletas, porém ele também inclui na sua alimentação mangas, goiabas e bananas. A dieta baseada em frutas pode apresentar complicações referente a falta de proteínas. No entanto, o morcego martelo compensa essa complicação possuindo um intestino maior do que outros morcegos, o que permite uma maior absorção de proteínas.

Além disso, a quantidade de frutas que é consumida pode ser maior, e dessa forma, o morcego martelo consegue adquirir todas as proteínas necessárias, além de conseguir viver quase que inteiramente de frutas. Sua expectativa de vida pode variar entre 25 a 30 anos.

Os morcegos são conhecidos por comerem as frutas, juntamente com as sementes, e expelir as mesmas depois nas fezes, o que contribui para a dispersão das sementes. No entanto, o morcego martelo escolhe uma fruta, toma apenas o suco da mesma, e a polpa fica intacta, o que não ajuda na dispersão das sementes. Eles andam cerca de 10 até 6 km, enquanto as fêmeas normalmente caçam em locais mais pertos.

Esse tipo de espécie é considerado noturna, e descansam durante o dia nas florestas africanas. Para se esconder dos predadores, eles se camuflam entre as plantas, galhos e árvores, tentando esconder o rosto.

Os maiores predadores desta espécie são os humanos, que costumam comer a carne do morcego martelo, e o alguns animais diurnos. No entanto, o maior perigo oferecido a eles são algumas doenças que afetam os adultos, que são infectados com ácaros e o hepatoparasita, Hepatocystis carpenteri.

Reprodução e Interação com os Humanos

Muito pouco, até o momento, é conhecido sobre a reprodução dos morcegos martelos. O que se sabe, é que a reprodução costuma a ocorrer durante os meses de junho a agosto e dezembro até fevereiro. Porém, esse período de reprodução pode variar.

O morcego martelo é conhecido por fazer parte de um pequeno grupo de morcegos que fazem o chamado lek, que é uma reunião onde os machos vão se exibir para conquistar uma fêmea. Com até 150 machos fazendo danças e exibições, as fêmeas ficam em fileiras para escolher o que mais te agrada.

Na interação com os humanos, não foi observado ataques ou tentativa de consumo do sangue. Na África, no entanto, o morcego martelo possui o gene da doença Ebola, apesar da mesma não ser ativada.

No momento, não há nenhum tipo de preocupação maior quanto a sua extinção. Sua população é considerada extensa e muito bem distribuída.

Bom, hoje conhecemos tudo sobre o morcego martelo. E você, já viu um ou tem alguma história sobre ele? Conte para a gente nos comentários.

Veja também

É Verdade que a Orca é um Golfinho? Quais as Suas Diferenças?

Se você foi criança ou jovem nos anos noventa, ou mesmo se gosta de assistir …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *