Home / Animais / Minhoca: Curiosidades

Minhoca: Curiosidades

Você Conhece as Minhocas Tão Bem Quanto Pensa que Conhece?

As minhocas são seres que habitam o Planeta Terra há muito mais tempo que nós. Podemos começar por aí, quando quisermos trazer algumas curiosidades a respeito delas. Muitas pessoas não se dão conta, mas elas estão em abundancia em meio de nós. E provavelmente existam mais minhocas, do que seres humanos; e lembre-se, não é por que não as vemos que elas não existem.

Vamos destacar algumas principais características deste curioso animal e depois revelar alguns comportamentos, gostos de sua natureza e também detalhes corporais para que você possa conhecê-la melhor.

Elas estão presentes na família Lumbricidae, onde fazem parte diversas espécies de minhocas; a família ainda conta com pelo menos mais 30 espécies, que estão espalhadas por todo o globo; principalmente na região do Canadá, Estados Unidos, Eurásia e Japão.

Em média, uma minhoca possui cerca de 15 centímetros, lógico, isso varia de espécie para espécie, algumas podem ser maiores, chegando aos incríveis 2 metros, e outras menores, que medem cerca de 1 ou 2 centímetros. Seu peso médio é de aproximadamente 30 gramas e após 6 meses de vida elas já estão aptas a reproduzir.

São seres que estão em nosso meio, mas que não conhecemos muito a respeito deles. Então vamos conhecer algumas curiosidades.

Minhoca: Curiosidades

Alimentação

Minhocas se Alimentando
Minhocas se Alimentando

Você sabia que as minhocas se alimentam de animais mortos? Isso mesmo, elas se alimentam a partir de organismo que já faleceram. Também comem folhas, plantas e, logicamente, terra. Calmo ai, como isso é possível? Comer terra? Sim, pois na terra estão presentes as matérias orgânicas, as quais são importantes à minhoca. Porém, a terra que elas ingerem, não fica nela, pois não tem finalidade nenhuma até que é eliminada ao longo que ela locomove-se em baixo do solo. Alimentam-se ainda de restos de vegetais que estão em meio à natureza e não está servindo de alimento a nenhum outro animal.

Locomoção e Habitat

Elas constroem galerias em baixo da terra, ou seja, canais largos, onde possam se locomover com facilidade ao passar e “clarear” um pouco seu caminho.

Elas preferem lugares calmos, onde possam se locomover e descansar sem ser incomodadas por outros animais que podem lhe oferecer perigo; por isso é muito difícil observa-las em meio urbano; este “caos” de barulhos, tumultos, carros, prédios, fumaça, indústrias, pessoas, são fatores determinantes para as minhocas não saírem de baixo da terra.

 Visão

Você sabia que ela não enxerga e nem escuta? Faz sentido, não é mesmo? Para seres que vivem em baixo da terra, pra que enxergar? A visão não é necessária à vida da minhoca, então ela não desenvolveu estes recursos, pois ela consegue fazer tudo o que ela faz, apenas pelos movimentos e pelos sentidos.

Estrutura Corporal

Minhoca Comum
Minhoca Comum

O corpo da minhoca é formado por anéis, são vários ligados um a outro, da forma que assim constituem todo o seu corpo, de um lado está a “cabeça” (se assim podemos dizer), onde está presente a boca, esta que não é constituída de dentes, nem de mandíbulas; e na outra extremidade está o anus. Elas não possuem um rosto, uma cara, como imaginamos que todos os animais possuem, como dissemos a cima, elas não possuem olhos, nem ouvidos, apenas a boca.

E ainda elas são capazes de se regenerar, ou seja, quando seu corpo é separado ou cortado ao meio, seus anéis continuam a se desenvolver, até que criem um novo corpo.

Outro fator interessantíssimo a respeito da constituição corporal da minhoca é o fato dela possuir inúmeros corações, estes que foram desenvolvidos naturalmente para facilitar a circulação sanguínea. A minhoca é capaz de ter de 2 até 15 pares de corações, ou seja, 30 corações, onde 2 pares é o mínimo (4 corações) que cada minhoca possui.

Respiração

Respiração da Minhoca
Respiração da Minhoca

Uma duvida que ronda a cabeça de muitas pessoas é a respeito de sua respiração. “Se são seres que vivem em baixo da terra, como elas respiram?”

Bom, podemos responder a essa pergunta de uma maneira simples: Respiração Cutânea, ou seja, ela respira a partir da própria pele, para ela não é necessário possuir órgãos responsáveis pela troca dos gases (pulmão), elas fazem isso a partir da pele; o que de fato não é uma especificidade da minhoca, outros animais também exercem este tipo de respiração, são exemplos: a água viva, esponjas, parasitas, vermes e até anfíbios, que usam este tipo de respiração como completo a respiração pulmonar.

Geralmente estes seres que dependem da respiração cutânea, vivem em lugares úmidos, ou em baixo da água. Estes seres possuem vasos sanguíneos na própria pele e a partir destes, são capazes de absorver o oxigeno da superfície e eliminar o carbono, realizando então a troca gasosa.

Reprodução

Não existe “minhoca macho”, nem “minhoca fêmea”. Todas as minhocas são hermafroditas, ou seja, possuem tanto o órgão masculino, quanto o feminino. Então, a partir destes, qualquer minhoca que cruze com outra, é capaz de reproduzir.  E ela faz isso a partir dos seus anéis, onde no período fértil desenvolvem uma espécie de aro, para guardar seus ovos.

As Minhocas São Seres Mais Antigos que os Humanos

Hallucigenia Sparsa - Minhoca de 500 Milhões de Anos
Hallucigenia Sparsa – Minhoca de 500 Milhões de Anos

Sim, isso mesmo. Elas estão aqui na Terra desde a época dos dinossauros, e sobreviveram, como outros animais, as decorrentes catástrofes que levaram a extinção dos dinossauros. Logo, quando falamos a respeito do tempo, elas estão aqui na Terra há milhões de anos.

E ainda se desenvolveram, a ponto de reproduzirem-se em larga escala e estarem presentes em todos os cantos do mundo. É estimado que existam atualmente mais de 5 mil espécies de minhocas, sendo que inúmeras variam de cor, comportamento, tamanho e peso.

A Minhoca Auxilia o Humano na Agricultura

Podemos destacar dentro da sua locomoção, onde é criadora de canais em baixo da terra. O que isso significa? Significa que elas levam ar para a superfície terrestre, e ao mesmo para baixo da terra, acabando por drenar o solo.

Devido a sua alimentação (matéria orgânica), elas ajudam no processo de fertilização e adubação do solo, de modo que quando ingerem a matéria, também eliminam uma substancia pastosa, capaz de auxiliar na espessura do solo.

Incrível este animal, não é mesmo? Agora que conhece algumas curiosidades dele, procure saber também a respeito de outros animais e espécies (você encontra aqui no Mundo Ecologia), para compreender a importância de todos os seres vivos que habitam o Planeta Terra.

Veja também

Como Saber se o Pug é Puro? Quais Diferenças Tem o de Raça?

Apenas os amantes do pug escolherão com muita seletividade essa raça pra levar pra casa. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *