Home / Animais / Mico-Leão-de-Cara-Preta: Características, Nome Cientifico e Fotos

Mico-Leão-de-Cara-Preta: Características, Nome Cientifico e Fotos

O mico-leão é uma espécie de primata tipicamente brasileira, que se desenvolveu no território nacional e, em determinado momento, chegou a ocupar grande parte do mapa do Brasil. Contudo, pela sua beleza e graciosidade, com uma pelagem muitas vezes chamativa e, ademais, pelo fato de ser bastante receptivo com os visitantes em geral, o mico-leão foi aos poucos sendo exterminado por grupos de traficantes de animais silvestres.

Assim, atualmente diversas subespécies de mico-leão se encontram em estado considerado como crítico de preservação, necessitando de mais apoio para que a espécie como um todo possa se manter viva mesmo em meio a tantos problemas.

Pois, se os macacos em geral já são muito perseguidos pelas pessoas, que buscam matá-los ou vendê-los de forma ilegal, é possível multiplicar essa ameaça em muitas vezes quando se trata do mico-leão. Logo, aos poucos o mico-leão foi desaparecendo do país, mas ainda não é tarde para salvar a espécie.

Conheça o Mico-Leão-de-Cara-Preta

De forma especifica, o mico-leão costuma ser muito atrativo para os traficantes pelo fato de possuir uma pelagem diferenciada, tanto na cor quanto na textura. Isso atrai de forma muito agressiva os criminosos, que não encontram dificuldades para realizar o comércio do animal depois de caçar cada um deles de maneira brutal.

Assim, o mico-leão é tido como a espécie de primata mais ameaçada do Brasil, sendo que algumas subespécies são ainda mais ameaçadas que outros. Dentro dessas espécies ainda mais ameaçadas, está o mico-leão-de-cara-preta, uma subespécie do mico-leão que é tida pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) como um dos 25 primatas mais ameaçados de todo o planeta Terra.

Esse é um dado bastante alarmante para qualquer pessoa, já que mostra como a sociedade não é capaz de apreciar a natureza como ela é, fazendo com que animais como o mico-leão-de-cara-preta sejam sacrificados em prol do interesse de um grupo limitado de indivíduos criminosos.

Mico Leão de Cara Preta Características

De qualquer forma, o mico-leão-de-cara-preta ainda é capaz de sobreviver e, assim, se mantém em alguns locais do Brasil. O mais comum, em sua forma original, era que o mico-leão-de-cara-preta fosse um animal típico da Mata Atlântica, mas, como se sabe, já não restam mais tantos ambientes preservados da Mata Atlântica no Brasil.

Dessa forma, o mico-leão-de-cara-preta naturalmente teve de se adaptar, saindo, assim, para outros ecossistemas e outros biomas nacionais. Assim, atualmente, é mais comum que o mico-leão-de-cara-preta seja visto em mangues mais afastados da grande civilização ou em florestas próximas ao litoral do Rio de Janeiro, Paraná e do Espírito Santo.

Características Físicas do Mico-Leão-de-Cara-Preta

Logo, por mais que possa parecer difícil encontrar o mico-leão-de-cara-preta em algum local do Brasil, será bastante fácil identificar o animal quando você estiver cara-a-cara com ele. Isso porque o mico-leão-de-cara-preta possui características físicas de muito destaque.

Assim, tal como as outras subespécies de mico-leão, o mico-leão-de-cara-preta possui uma pelagem vistosa e bastante brilhante, sobretudo na região da cabeça. Portanto, essa pelagem abundante na cabeça forma uma espécie de juba para o mico-leão-de-cara-preta.

Essa juba, a face, os membros e a ponta da sua cauda são negros, o que dá o nome de mico-leão-de-cara-preta a essa subespécie e mico-leão. Já o restante do corpo é de cor ruiva, mas um pouco parecida com o dourado em algumas partes.

O certo é que, sem dúvidas, o mico-leão-de-cara-preta é um belíssimo animal que mostra muito bem como o Brasil pode ser um país muito diverso em sua fauna, atraindo os olhares de todo o planeta. Contudo, para seguir como esse país diverso e belo, é necessário que medidas sejam tomadas em prol dos animais para evitar que subespécies como o mico-leão-de-cara-preta simplesmente deixem de existir.

Nome Científico e Evolução do Mico-Leão-de-Cara-Preta

O mico-leão-de-cara-preta atende pelo nome científico de Leontopithecus caissara.

Já a sua evolução é ainda uma dúvida para os pesquisadores e especialistas no assunto, embora algumas ideias e teorias sejam muito válidas e muito bem aceitas entre os biólogos brasileiros. Isso porque o mico-leão-de-cara-preta é uma subespécie relativamente nova para os padrões da ciência, já que foi descoberto como subespécie apenas em 1990.

Dessa forma, considerando que outras espécies de primatas são até mesmo centenárias, não houve tanto tempo assim para desenvolver pesquisas mais assertivas em relação à evolução do mico-leão-de-cara-preta.

Leontopithecus Caissara

Assim, isso faz com que o mico-leão-de-cara-preta seja a mais recente espécie de mico-leão a ser descoberta no país. Existe, dessa forma, a discussão a respeito se o mico-leão-de-cara-preta é uma espécie por si só ou é apenas uma subespécie do mico-leão-preto.

Contudo, estudos científicos mostram que, pela composição molecular, o mico-leão-de-cara-preta possui uma grande chance de ser uma espécie diferente do mico-leão-preto.

De qualquer forma, pelo fato de não haver fósseis de mico-leão disponíveis para análise, a história evolutiva do mico-leão-de-cara-preta não é tão bem documentada. Logo, a hipótese mais aceita é ade que o mico-leão-de-cara-preta é realmente uma espécie independente das outras, embora ligado a outras espécies de mico-leão.

Distribuição Geográfica do Mico-Leão-de-Cara-Preta

O mico-leão-de-cara-preta é um animal típico da região costeira do Brasil, sendo inicialmente mais presente na Mata Atlântica e, mais tarde, empurrado para os manguezais e restingas por conta da destruição quase completa da Mata Atlântica como ela era em sua origem. O mico-leão-de-cara-preta, assim, foi encontrado pela primeira vez no litoral do Paraná, embora o local exato seja desconhecido, já que não foi documentado a faixa da costa específica onde o animal foi visto pela primeira vez e, mais tarde, catalogado.

Dessa maneira, em geral o mico-leão-de-cara-preta é muito encontrado em manguezais e restingas. Porém, quando não nesses ambientes, o mico-leão-de-cara-preta ainda é capaz de se adaptar bem a florestas pantanosas e áreas inundadas.

Isso porque o mico-leão-de-cara-preta convive muito bem com a presença de água em abundância, já que sua origem se dá em regiões litorâneas do Brasil. Logo, ambientes próximos a rios, mares ou lagoas são os mais indicados para o mico-leão-de-cara-preta.

Ademais, o mico-leão-de-cara-preta ainda é encontrado em florestas secundárias, mas dificilmente será visto fora de uma região de planície, sendo que essa espécie de mico-leão não costuma passar dos 40 metros de altitude em hipótese alguma.

Veja também

Mosca do Chifre: Caracteristicas, Como Evitar, Habitat e Fotos

A Mosca de Chifre Olá, durante o artigo de hoje você irá conhecer uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *