Home / Animais / Marimbondo-Tatu: Características, Nome Científico e Fotos

Marimbondo-Tatu: Características, Nome Científico e Fotos

Marimbondos são espécies de vespas de determinadas famílias que no Brasil recebem esses nomes devido aos seus tamanhos e formas, mas vale lembrar que marimbondos e vespas são os mesmos insetos.

Os marimbondos são insetos extremamente importantes para a natureza, pois os mesmos possuem a função de polinizar incontáveis plantas e assim assegurar a existência das mesmas na natureza, mas além disso, os marimbondos são verdadeiros predadores que fazem um controle biológico proeminente, eliminando inúmeros outros organismo que se não forem controlados naturalmente, podem virar verdadeiras pragas em seus habitats.

No Brasil, a palavra marimbondo causa espanto e receio, pois esses insetos, além de possuírem uma aparência extremamente intimidadora, também são famosas por terem picadas altamente doloridas e um grupo desses insetos pode até mesmo ocasionar na morte de animais e humanos em um ataque fulminante, já que são vespas altamente agressivas.

O marimbondo-tatu faz parte de um dos tipos de marimbondos mais amedrontadores que existe no Brasil, já que além de possuir uma coloração atípica e um tamanho consideravelmente grande, o marimbondo-tatu é famoso por ter uma das picadas mais doídas da natureza.

O marimbondo-tatu é um inseto himenóptero da ordem Hymenoptera, nativos do Brasil e da Argentina, sendo uma das espécies que mais possuem exemplares de sua ordem e também considerada uma das mais agressivas, e é um tipo de marimbondo altamente temido nas áreas rurais.

Principais Características do Marimbondo-Tatu

O marimbondo-tatu se destaca das demais espécies de marimbondos pelo fato de possuir uma coloração azul-metálica em seu abdômen e asas, o que as tornam de fácil identificação.

O marimbondo-tatu cria um ninho onde parte desse ninho se torna o local onde ele será criado, ou seja, o ninho não é marcado por nenhuma espécie de pedúnculo, e esses ninhos podem ser feitos em qualquer superfície de madeira, seja de uma árvore ou as paredes de uma casa. Esse tipo de ninho é conhecido como astelocyttarous.

Acredita-se que o fato do ninho ser criado dessa forma, é que só existe um lado pelo qual o ninho pode ser atacado, ou seja, o lado que fica exposto é extremamente protegido pelas vespas-trabalhadoras, onde as formigas não conseguem ter acesso ao mel a não ser passando pela barreira de vespas.

Marimbondo-Tatu Fotografado de Perto
Marimbondo-Tatu Fotografado de Perto

O mel produzido pelo marimbondo-tatu é um tipo escuro e não é apreciado por humanos, pois tem um gosto amargo e muito forte, mas ainda é assim os ninhos chamam atenção de outros insetos que podem destruir os ovos de filhotes presentes nos ninhos.

Nome Científico e Classificação Científica do Marimbondo-Tatu

  • Reino: Animalia
  • Filo: Arthropoda
  • Classe: Insecta
  • Ordem: Hymenoptera
  • Família: Vespidae
  • Subfamília: Polistinae
  • Gênero: Synoeca
  • Nome Científico: Synoeca cyanea
  • Nome Comum: Marimbondo-tatu

A classificação do marimbondo-tatu foi realizada pelo zoologista dinamarquês Johan Christian Fabricius no ano de 1775. Ele constatou que o gênero Synoeca possui um papel que compreende a tribo Epiponini e que 5 espécies fazem parte de tal gênero, sendo eles:

  • Synoeca chalibea
  • Synoeca virginea
  • Synoeca septentrionalis
  • Synoeca surinama
  • Synoeca cyanea

Fabricius usou o termo Cyanea que em português traduz-se como Cianeto, que são compostos químicos representados pelas cores azul e preto, fazendo assim uma referência no nome desse marimbondo que possui essas respectivas cores. Em alguns lugares do Brasil, como no Paraná, por exemplo, o marimbondo-tatu também é conhecido como marimbondo-azul.

O Perigo do Veneno na Picada do Marimbondo-Tatu

O marimbondo-tatu é famoso por ter um comportamento bastante agressivo, pois esses insetos atacam qualquer tipo de animal que se aproxime de seu ninho quando as mesmas estão agitadas.

O marimbondo-tatu, quando ameaçado, produz um som de alta frequência que na maioria das vezes só pode ser percebido pelas vespas do ninho, e foi provado que esse som que elas produzem é pelo fato delas cravarem suas mandíbulas no ninho. O por quê ainda não se sabe.

Veneno na Picada do Marimbondo-Tatu
Veneno na Picada do Marimbondo-Tatu

O marimbondo-tatu tende a perseguir suas vítimas por vários metros no raio de seu ninho e quando realizam suas picadas, seus ferrões ficam alojados nas vítimas, assim com algumas abelhas fazem.

As picadas do marimbondo-tatu podem causar sérios problemas e até mesmo causar a morte do indivíduo caso um enxame ou várias picadas sejam conferidas, onde o principal acarretamento seria um choque anafilático.

Outro aspecto importante em relação ao veneno do marimbondo-tatu está no fato que o mesmo pode ocasionar problemas relacionados à hemólise, que pode gerar a chamada anemia hemolítica, quando a medula-óssea tenta lutar contra a destruição de hemácias e acaba se exaurindo.

Não obstante, uma dosagem forte do veneno do marimbondo-tatu pode desencadear vários processos através da rabdomiólise, resultando em insuficiência renal.

Estudos realizados em roedores demonstraram que inúmeros outros sintomas podem aparecer quando o corpo tenta combater a presença do veneno do marimbondo-tatu, e nesses sintomas estão inclusos os espasmos, hemorragia interna, ataxia e dispneia.

A dispneia é um dos principais sintomas que apresenta a pessoa que é picada por um único exemplar de marimbondo-tatu, e esse sintoma de falta de ar e insuficiência respiratória é um dos motivos pelo qual o marimbondo-tatu também é conhecido como aperta-goela.

Informações Adicionais Sobre o Marimbondo-Tatu

A alimentação do marimbondo-tatu baseia-se na procura de alimentos açucarados que os mesmos usam para consumo próprio assim como alimentar as larvas nos ninhos, e muitas proteínas presentes em animais mortos podem ser detectadas por essas vespas, ou seja, é muito comum ver o marimbondo-tatu forrageando carniças no meio do mato. Mariposas e borboletas são umas das principais presas do marimbondo-tatu.

Marimbondo-Tatu Entrando no Ninho
Marimbondo-Tatu Entrando no Ninho

O marimbondo-tatu é usado por inúmeros agricultores para que elas combatam pragas que começam a se propagar pelas plantações, especialmente as moscas, que em determinadas épocas do ano passam a voar em enxames. O marimbondo-tatu encontra todos os nutrientes necessários para sua sobrevivência nesses insetos.

Uma característica interessante em relação ao marimbondo-tatu é a proteção que os mesmos tem com seus ninhos, pois fatores abióticos acabam danificando os mesmos, então essas vespas consertam os ninhos com suas próprias mandíbulas, selando-os novamente.

Foi analisado na espécie S. Cyanea, que as abelhas são consideradas rainhas assim que elas acasalam, por isso é muito comum ver vespas-fêmeas sabotando os ovos ou a posição de uma outra no ninho, para dessa forma elas serem as únicas rainhas ou até mesmo acasalarem antes das outras.

Veja também

Espécies De Moreia: Lista Com Tipos – Nome E Fotos

Os animais marinhos são alguns dos mais fascinantes do mundo. Inclusive, ainda há muito desse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *