Home / Animais / Marimbondo: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero

Marimbondo: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero

O marimbondo, nome aplicado a muitos insetos alados da ordem Hymenoptera, é parente das formigas e abelhas. A maioria dos marimbondos é carnívoro, alimentando-se de insetos, larvas ou aranhas.

Eles têm peças bucais cortantes e as fêmeas têm ferrões com as quais paralisam suas presas. A picada pode ser usada repetidamente. O tórax de um marimbondo é preso ao abdômen por uma haste estreita.

Algumas vespas têm cores sólidas em preto ou azul escuro. Mas a maioria possui asas ou marcas em vermelho, laranja ou amarelo. Listras são comuns. A grande maioria das 20.000 espécies é solitária, mas uma família (a Vespidae) inclui formas sociais e formas solitárias.

Taxonomia do Marimbondo

  • Reino – Animalia;
  • Filo – Arthropoda;
  • Ordem – Hymenoptera;
  • Classe – Insecta;
  • Gênero – Apoica, Pepsis Fabricius.

Marimbondos do Tipo Social

Nas colônias de marimbondos sociais, geralmente existem três castas:

  • As rainhas de postura de ovos (uma ou mais por colônia);
  • Os trabalhadores ou as fêmeas sexualmente não desenvolvidas;
  • Os drones ou machos.

O marimbondo social constrói ninhos de um material grosseiro como papel, preparado mastigando fibra de madeira. Os ovos são depositados nos compartimentos, ou células, do ninho, onde se desenvolvem em larvas e depois em pupas, emergindo como adultos.

Esses insetos adultos se alimentam principalmente de néctar e seiva de plantas, mas alimentam as larvas com ração animal mastigada. Nas regiões temperadas, uma colônia dura uma única estação, com os machos e os trabalhadores morrendo no outono.

As rainhas acasaladas abrigam-se durante o inverno e na primavera põem ovos, iniciando novas colônias. Nos trópicos, as colônias continuam indefinidamente, dividindo-se quando crescem muito.

Marimbondos do Tipo Parasitários

Alguns marimbondos são parasitários. Eles têm distribuição mundial, são de cores brilhantes e depositam seus ovos nos ninhos de outros insetos. Alguns tipos põem ovos nos tecidos vegetais.

Marimbondo do Tipo Solitários

Entre os marimbondos solitários, cada espécie geralmente favorece um tipo particular de presa. A fêmea sela um único ovo em um ninho, provido de presas paralisadas, nas quais a larva em desenvolvimento se alimenta.

Em muitas espécies, o ninho está em uma toca ou pequeno buraco cavado pela fêmea. Alguns ninhos são feitos de barro e presos às plantas.

Frequentemente vistos sob pontes e beirais, estão outros tipos de ninhos de tubos de órgãos do marimbondo. Este consiste de longas, estreitas e adjacentes células de lama.

Marimbondo Fotografado de Frente
Marimbondo Fotografado de Frente

Fatos à Respeito do Marimbondo

De fato, aqui está um inseto que recebe uma má reputação de nós humanos. Os marimbondos são conhecidos por zunir e nos irritar, o que não os torna um dos nossos animais favoritos.

No entanto, o que você talvez não saiba é que existem 75.000 espécies de marimbondos identificados no mundo – e nem todos eles picam.

Há muitas coisas interessantes para aprender sobre esses insetos voadores. Leia os fatos que coletamos abaixo para saber mais sobre eles e por que são mais importantes do que apenas os ferrões.

A coisa mais interessante a aprender sobre esses animais é que eles não picam. É um equívoco muito comum que todos os marimbondos tenham uma picada dolorosa. Embora muitos tenham, outros são criaturas tranquilas se não ameaçadas.

Marimbondo no Dedo de uma Pessoa
Marimbondo no Dedo de uma Pessoa

Deve-se notar que, quer um marimbondo pique ou não, ele é extremamente útil para os seres humanos, controlando as populações de insetos-praga. Deveríamos ser mais entusiasmados com esses animais apenas por esse motivo.

Qual é a Diferença Entre um Marimbondo e uma Abelha?

Como você pode distinguir um marimbondo de uma abelha? Geralmente, apenas olhando para eles. Os marimbondos são diferentes das abelhas porque apontaram (em vez de arredondar) os abdomens inferiores para uma cintura muito mais estreita.

Os marimbondos vêm em todas as cores imagináveis ​​- embora possam ser clássicos em:

  • Amarelo;
  • Preto;
  • Marrom;
  • Azuis metálicos;
  • Vermelhos brilhantes.

Todas as Vespas Constroem Ninhos?

Todos os marimbondos constroem ninhos. Seus ninhos são diferentes das abelhas, que produzem uma substância cerosa para criar os delas. O marimbondo mastiga fibras de madeira raspadas e cria mais ninhos de papel para si.

Como citado, existem os tipos sociais e os tipos solitários. Os tipos sociais incluem os conhecidos e frequentemente temidos criadores de colônias. Eles picam em legítima defesa.

Os solitários não formam colônias e compõem a maioria das espécies (aproximadamente 1.000 tipos são sociais, enquanto os outros são solitários). Os tipos solitários reservam suas habilidades para caçar.

Apenas os Humanos têm Medo da Picada de um Inseto?

Os humanos não são os únicos que temem a picada do marimbondo – os animais também. Muitos procuram se afastar dele tanto quanto nós.

Os marimbondos sociais que estão chateados pode emitir um feromônio para outros exemplares da espécie. Isso quer dizer que eles querem que os outros venham e ajudem. Um feromônio é um produto químico liberado por alguns animais que pode afetar o comportamento de animais semelhantes.

Quando uma colônia inteira de marimbondo se enfurece, cuidado! Esses insetos têm a capacidade de picar repetidamente, ao contrário das abelhas com as quais costumam ser comparadas (mas são muito diferentes).

Como os Marimbondos Podem ser Úteis?

A indústria agrícola depende fortemente de marimbondos para ajudar no controle de pragas em prol de suas colheitas. A rainha inicia uma nova colônia a cada primavera.

Primeiro, a rainha cria as operárias para ajudar a trazer comida e aumentar o ninho. Então ela começará a botar ovos. Em um verão, uma colônia pode crescer para 50.000.

Quando Esses Insetos Vão Para os Ninhos?

Os marimbondos geralmente retornam aos ninhos quando o sol se põe durante o dia. Algumas pessoas são altamente alérgicas a picadas desses insetos e têm um bom motivo para ter medo de serem picadas!

Embora os indivíduos sem alergias tenham apenas uma pequena irritação devido a uma picada, os alérgicos graves podem ter uma reação séria.

Embora um ninho possa conter entre 5.000 e 10.000 marimbondos, existe apenas uma rainha por vez no ninho.

O que os Marimbondos Comem?

O marimbondo gosta de comer plantas doces, frutas, néctar das flores, mel e, às vezes, outros insetos e lagartas. É possível dizer que o inseto realmente tem um paladar apurado.

Entre os meses de agosto e outubro, eles preferem comer comida e lixo deixados do lado de fora. Os meses de inverno são muito difíceis para o marimbondo e não prospera nessa época do ano.

Somente as fêmeas do marimbondo têm ferrões, enquanto os machos não. Por esse motivo, as fêmeas são os principais protetores do ninho e da rainha.

Veja também

Quais as Raças Que Deram Origem ao Bulldog Francês?

O Bulldog Francês tem origem do cruzamento entre os cães da raça Terriers Pequenos, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *