Home / Animais / Marimbondo Mamangava: Características, Nome Cientifico e Fotos

Marimbondo Mamangava: Características, Nome Cientifico e Fotos

Com apenas 3 centímetros de tamanho, fazem um estrago sem igual. Considerada uma das picadas mais doloridas do mundo, as abelhas, marimbondos ou vespas mamangava também possui diversos nomes populares como vespa de rodeio, abelhão e mata-cavalo.

Seu abdômen possui muitos pelos e na cor preta com amarelo. Podem chegar até 3 centímetros de comprimento. São solitárias, porém, em época de polinização podem ficar presentes em bando também para se reproduzirem e com isso também distribuem as flores.

São animais comuns do Brasil e de Portugal. Emitem zumbidos altos e somente ferroam caso se sintam ameaçadas. Ao contrário da maioria das abelhas que deposita seu único ferrão e vai embora, a mamangava podem ferroar várias vezes e dependendo do estado do animal, pode o levar a morte já que suas picadas são muito dolorosas.

Gostam de locais com barrancos, terras e troncos. Devido a destruição de seu habitat natural, venenos que são colocados sobre as plantas como meio de espantar pragas, também acabam por envenenar e matar esses insetos. Por conta disso, tem sido encontrada mais facilmente dentro de casas pela parte de dentro das paredes ou por baixo de pisos.

Produz mel, mas em bem pouca quantidade. Devido a significância produtiva e na polinização das plantas, ela é proibida de ser caçada ou morta sem uma razão específica no Brasil e existe uma lei dos anos 2000 nível federal que garante sua sobrevivência e proteção.

Classificação Científica da Mamangava

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Classe: Insecta

Ordem: Hymenoptera

Superfamília: Apoidea

Família: Apidae

Tribo: Bombini

Género: Bombus

Bombus

Reprodução das Mamangavas

A rainha constrói uma espécie de berço para depositar seus ovos forrado com musgo e grama. Para forrar esses locais, ela produz uma espécie de cera, além de colocar pólen. Ali ficam os seus ovos e na entrada no ninho, ela coloca um pouco de mel.

Seus ovos ao eclodirem, saem as larvas que se alimentam do mel e do pólen. A transformação de larva para abelha  sim, na verdade, elas são mais pesquisadas como abelhas do que marimbondos  dura umas três semanas. Ao saírem de lá, elas são operárias que começam o trabalho de polinização e em ninhos e ou colmeias muito cheias, podem buscar outras para fazer parte.

Esse processo geralmente se inicia na primavera, e as sobreviventes começaram a sair e ter uma vida externa, no verão. No outono e inverno, elas ficam mais reclusas por conta da presença das flores que cai significativamente.

Então, elas se alimentam do mel que foram produzindo aos longos desses meses e ficam como se estivesse hibernando. Seus ataques são mais comuns em épocas de verão, principalmente em cachoeiras, ou outros lugares que possuam troncos, entre outros que elas tenham costume de construir ninhos. Ao contrário das abelhas padrão, elas podem construir na terra, e por isso é bom estar atento assim como a presença de formigueiros e ver onde se pisa.

Sua picada é tão forte, que mais parece uma mordida e algumas pessoas chegam a desmaiar de dor, já que elas ferroam várias vezes, e utilizam suas patinhas, que de certa “grudam” na presa como modo de depositar seus ferrões por completo.

Caso você tenha sido presenteado com uma mordida dessas, veja mais abaixo o que fazer.

O Que Fazer Caso Tenha Sido Picado Por Uma Mamangava

Um dos perigos que existem das picadas de inseto desse tipo é caso a pessoa seja alérgica a ele. Mas, caso você não tenha essa sorte dupla, você pode ficar sossegado, pois tirando a dor, nada evoluirá para além disso.

A mamangava pode ser pesquisada como abelha, mas sua ferroada funciona como de marimbondo, no caso, ela pode ferroar várias vezes  ao contrário das abelhas que ferroam apenas uma vez e posteriormente morrem. No caso das abelhas é necessário retirar esse ferrão e ter atenção sobre a presença de uma bolsa de veneno que ainda pode estar sobre a picada e ao aperta-la com uma pinça ou algo do tipo, você irá piorar a situação, por isso a raspagem é mais indicada.

A segunda parte vale para todos os tipos de picadas, inclusive da mamangava, no caso você pode colocar pomadas que possuam corticoides ou outros ingredientes que além de sarar a picada, irão secar e evitar a coceira. Caso esteja doendo muito, é aconselhável colocar uma compressa com água fria sobre o local afetado.

Atenção quanto ao inchaço. É comum que o tamanho dobrado, principalmente em locais como pés e mãos assustem as pessoas, porém, deve passar após algumas horas ou alguns dias. Atenção caso esse inchaço não passe, pois indica que a picada virou uma inflamação e precisará de cuidados médicos.

Sinais de Alergia a Picada de Mamangava

Caso além desses sintomas, você esteja sentindo mais alguns outros, esteja até mesmo com dificuldades para respirar, o indicado é correr diretamente para o médico. Como poucas pessoas são picadas por abelhas e marimbondos ao longo da vida, é comum que elas não saibam que possuem alergia ao veneno do inseto. Crianças, que demonstram alergia a picada de insetos mais leves como pernilongos, merecem atenção especial nesse caso, pois é indicado que o sangue ainda não tenha os anticorpos necessários para combater sozinho esses venenos.

Veja abaixo alguns sintomas de alergia:

  • Tontura;
  • Mal-estar;
  • Formigamento, não só na área picada, mas no corpo inteiro;
  • Coceira também no corpo inteiro e não somente no local afetado;
  • Inchaço nos lábios ou na língua, atrapalhando a respiração ou ingestão de água e comidas;
  • Dificuldade para respirar;
  • Perda de consciência;
  • Ataques epiléticos, como se o corpo desligasse totalmente e ficasse apenas se debatendo.

É comum que uma pessoa não tenha tido reação alérgica, possa ter na segunda, ou tenha tido na primeira e continue pelo resto da vida. Ir para locais como cachoeiras, fazer rapel, dormir em acampamentos, enfim, qualquer atividade aberta em conjunto a natureza leve no kit de primeiros socorros a adrenalina injetável mais conhecida como epinefrina, ela trata reações alérgicas e ajuda a salvar vidas principalmente de crianças até chegar ao pronto socorro.

Para saber mais sobre esses animais tão importantes para natureza e muitos outros, continue lendo os guias do Mundo Ecologia.

Veja também

Saiba Tudo Sobre Cabrito

Tudo Sobre o Cabrito: Características, Nome Científico e Fotos

Cabras, bodes e cabritos são os correspondentes macho, fêmea e filhote do mesmo mamífero ruminante. …

Um comentário

  1. Alguém sabe o que fazer? A árvore proxima ao muro da minha casa está com essas abelhas morando dentro. Os troncos estao descascando e alguns parecem secos. Se tivermos que cortar a árvore, será que elas vao atacar? Muito obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *