Home / Animais / Macaco Uacari-Branco ou Uacari-Vermelho: Características

Macaco Uacari-Branco ou Uacari-Vermelho: Características

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o Uacari Branco. Então se você tem curiosidade sobre esse animal acompanhe com a gente até o final.
Esse animal pode ser chamado de macaco inglês, acari, uacari branco ou apenas uacari. Cientificamente conhecido como Cacajao Calvus.
Esses animais são nativos do Brasil e são encontrados na Amazônia, fazem parte do gênero Cacajao e pertencentes a família Pitheciidae é considerado um macaco do novo mundo.

Características do Macaco Uacari Branco

A coloração dos seus pelos é um laranja claro, um pouco amarelado, puxado para o cinza ou esbranquiçado. A barriga costuma ser laranja ou amarela, a mesma coisa acontece com sua cauda. Possui uma barba que puxa para o vermelho, quando distante fica ainda mais escuro.

Macaco Uacari Branco Na Floresta

Ele não possui pelagem nos órgãos sexuais, nem nas orelhas e nem no rosto, essas partes do corpo do animal praticamente não tem pigmentação, somente o órgão sexual é mais escuro.

Como Eles Se Movimentam?

São animais muito hábeis, e tem facilidade de locomoção de uma árvore para outra com movimentos incríveis. Andando em quatro apoios eles vão migrante um galho para o outro na posição horizontal. utilizam a posição vertical para subir nos troncos mais altos.

Alimentação do Macaco Uacari Branco

Esses animais costumam ter uma alimentação variada que compreende alguns brotos de plantas, néctar de algumas flores, algumas sementes, insetos e alguns frutos.

Maturidade Sexual do Macaco Uacari Branco

Os uacaris machos podem pesar até 3,5 Kg, as fêmeas são geralmente menores e podem pesar até 2,7 Kg.
São animais que andam pelo chão das florestas e também pelas várzeas pela Amazônia. Os uacaris machos vão chegar na maturidade sexual quando completar 66 meses de vida, as fêmeas bem mais cedo por volta dos 43 meses de vida. São animais que gostam muito de sair saltando de galho em galho assim como diversos macacos.

Fotos dos Uacaris Brancos

Esses animais possuem a cara pelada e de tom avermelhado, se assemelha bastante ao ser humano. São encontrados próximo ao Rio Solimões na floresta amazônica, pois gostam de áreas que são encharcadas pelas águas do rio.
São animais bem raros de serem encontrados, estão as pessoas que tem interesse em estudar sobre esses animais precisam de deslocar para a Amazônia até o Instituto Mamirauá onde é um reserva especial para cuidar desses animais.

Curiosidades Sobre o Macaco Uacari Branco ou Uacari Vermelho

  • São animais que gostam de comer alimentos com a casca dura, especialmente frutos com muita proteína. Outras fontes néctar de flores e insetos.
  • São animais que gostam de viver no alto das árvores pulando de galho em galho. Na hora de comer eles descem apenas o suficiente para alcançar a fruta.
  • Gostam de andar em grandes grupos que costumam contar com cinquenta integrantes, passam o dia inteiro comendo.
  • Esses animais tem o rosto pelado, a parte de cima da cabeça tem raros pelos. Esses animais demonstram medo ou descontentamento ficando com o rosto avermelhado.
  • Ele possui o mesmo comprimento que o Cuxiú, o que os diferencia é o tamanho da cauda que do Uacari branco é bem menor com no máximo 15cm.

  • Raramente se fala desses animais sendo criados em cativeiros.
  • Esses animais têm uma expectativa de vida de 8 anos de vida.
  • No final da tarde o grupo procura um lugar bem alto nas árvores para dormir tranquilamente.
  • O período de gestação da fêmea do Uacari leva em média seis meses, assim que nascem são totalmente dependentes da mãe.
  • Os bebês quando chegam a cerca de seis meses de vida já começam a sair sozinhos mas não vão muito longe e sempre voltam.

  • Os macacos uacaris sejam brancos, vermelhos ou negros infelizmente fazem parte de uma lista de alerta vermelho para extinção.
  • Não tem problemas convivendo com outros tipos de macaco, já em cativeiro não se dão muito bem.
  • Em cativeiro podem entrar em depressão, a tristeza pode ser tão profunda que muitos deles podem morrer logo nos primeiros dias.

Lista de Espécies de Macacos Que São Encontrados Apenas na Amazônia

Uacari Branco

Já pode começar citando a estrela desse post o Uacari Branco. Sim esse animal só pode ser encontrado nas florestas cheias de água de rios na nossa Amazônia. Cuidar e preservar este animal é uma tarefa muito importante para o nosso país, inclusive por esse motivo uma reserva foi criada, o Instituto Mamirauá existe para preservar esse primata tão raro e tão importante. E um animal rápido que gosta de comer frutas, principalmente quando elas ainda não estão maduras.

Macaco de Cheiro de Cabeça Preta

Esse animal pode ser visto no Instituto Mamirauá, onde habita uma pequeno espaço, a reserva está localizada no Amazonas. É um primata exclusivo da nossa floresta amazônica e que se destaca dos outros macacos por ter uma cabeça bem escura e as costas também. Como eles são raros e costumam habitar pequenas regiões, qualquer interferência em seu ambiente é o suficiente para colocar a espécie em risco. O Instituto faz um trabalho incrível e caso você queira ajudar a conservar esses animais entre no site e saiba como pode colaborar www.mamiraua.org.br/

Guariba

Esse animal é considerado um dos maiores macacos da Região das Américas. É um primata diferenciado, com seus pêlos de coloração ruiva, ou pode ser castanho escuro também. Esse animal é famoso por conta dos sons que emite, um grito tão potente que alcança quilômetros de distância. É um animal que fica em grupos pequenos, ele pode ser um pouco tímido. Gosta de comer folhas e frutos.

Macaco Prego

Esse primata já foi eleito um dos mais inteligentes do planeta. Esse animal é tão esperto que consegue abrir o fruto que deseja comer sozinho, quando são muitos duros eles recorrem para pedras e pedaços de madeira como ferramenta. Na Amazônia são encontrados onde tem muitas palmeiras. Gostam de comer folhas, e frutos, também insetos. Alguns animais vertebrados também podem fazer parte da dieta.

Sagui Imperador (Bigodeiro)

Esses animais possuem um grande bigode branco, por isso o nome popular. No Brasil estão no Amazonas e no Acre.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *