Home / Animais / Macaco-Prego-de-Peito-Amarelo: Características, Habitat e Fotos

Macaco-Prego-de-Peito-Amarelo: Características, Habitat e Fotos

O macaco-prego-de-peito-amarelo é um dos macacos mais conhecidos e típicos do Brasil, sendo rapidamente reconhecido por qualquer pessoa que já abriu um livro de biologia básica. Assim, esse tipo de macaco é muito comum no Centro-Oeste do Brasil, na região do Cerrado, mas também aparece com bastante força no Nordeste e em alguns locais da região Sudeste.

Um fato curioso sobre esse tipo de macaco é que ele já foi considerado uma subespécie, mas desde 2012 compõe sozinho a categoria de espécie própria, já que foi apresentado que o macaco-prego-de-peito-amarelo possui detalhes únicos e características que mais nenhum outro macaco possui.

Assim, esse tipo de macaco costuma ser relativamente grande e, certamente, bastante pesado para os padrões de macacos brasileiros. Quando em fase adulta, por exemplo, o macaco-prego-de-peito-amarelo pode pesar até mesmo cerca de 5 quilos.

Macaco-Prego-de-Peito-Amarelo e o Ser-Humano

Dessa maneira, os macacos são quase representantes das pessoas na selva. Todos esses fatores fazem com que existam diversos estudos científicos e pesquisas a respeito dos macacos, fazendo com que o acervo cultural a respeito desses bichinhos seja muito rico e que a humanidade seja capaz de responder a diversos questionamentos sobre os macacos.

Variados detalhes a respeito desses animais, inclusive, continuam sendo pesquisados e difundidos entre a sociedade até os dias atuais, mesmo que já se conheça muito sobre os macacos. Logo, não é tarefa tão complicada responder algumas dúvidas sobre os macacos.

Isso não é muito diferente com o macaco-prego-de-peito-amarelo, que atrai muita atenção pelo seu tipo físico característico, com o peito literalmente amarelado.

Macaco Prego de Peito Amarelo Características

Ademais, pelo fato de ser grande e, por vezes, pesado, o macaco-prego-de-peito-amarelo se destaca em meio a outros animais e dificilmente consegue se esconder por muito tempo das pessoas.

Na verdade, por vezes isso acaba por ser um problema para esses macacos, já que muitos caçadores os buscam pelo tamanho robusto e pela facilidade de encontrar esses animais em áreas descampadas das regiões Centro-Oeste e Nordeste.

Dessa maneira, o macaco-prego-de-peito-amarelo se encontra em situação tida como crítica em relação ao seu processo de conservação. Logo, por mais que ainda não esteja sob perigo de extinção, isso está muito próximo.

Vida Social do Macaco-Prego-de-Peito-Amarelo

Os macacos sentem a necessidade de viver em um grupo de outros macacos, já que são, por natureza, animais de natureza social que não se sentem bem quando não estão inseridos em grupos.

Um ponto muito interessante, dentro disso, é como a expectativa de vida dos macacos aumenta de forma considerável quando esses vivem em sociedade, sendo que os anos de vida desses animais diminuem bastante quando afastados do grupo.

Os detalhes citados valem para todos os macacos, que sentem sempre essa necessidade de vida em grupo. Não é diferente com o macaco-prego-de-peito-amarelo, que dificilmente será visto sem o seu grupo ou sozinho.

Contudo, por vezes sequer isso é capaz de manter esse tipo de macaco longe dos caçadores e dos predadores, já que o tamanho robusto do macaco-prego-de-peito-amarelo atrai muita atenção em qualquer lugar e sob qualquer perspectiva.

Características do Macaco-Prego-de-Peito-Amarelo

O macaco-prego-de-peito-amarelo é conhecido por se alimentar de frutos e flores em geral, mas a grande verdade é que esses animais são capazes de se adaptar a praticamente qualquer tipo de dieta. Esse fato se deve à natureza do macaco-prego-de-peito-amarelo, que é um animal grande e precisa de energia em abundância para ser capaz de se locomover e, em casos extremos, fugir de predadores.

Assim, ramos de flores ou folhas, ovos de pássaros e até pequenos vertebrados podem ser comidos pelo macaco-prego-de-peito-amarelo. Logo, com tamanha diversificação na sua dieta, é muito raro que os macacos dessa espécie fiquem sem alimento por longos períodos, já que praticamente qualquer coisa da floresta pode ser ingerida por ele.

Ademais, e relação à reprodução, o macaco-prego-de-peito-amarelo é poligâmico, ou seja, possui várias parceiras sexuais ao longo da vida. A gestação do macaco-prego-de-peito-amarelo dura entre 5 e 6 meses, nascendo apenas um filhote por parto. A fêmea do macaco pode ficar bastante agressiva nesse momento de gestação, já que há toda uma mudança no seu organismo.

Além disso, o macaco-prego-de-peito-amarelo pode pesar até 5 quilos e medir até 42 centímetros, sendo que a cauda pode medir até outros 45 centímetros sozinha. As fêmeas, por sua vez, são bem menores e pesam sempre menos que 3,5 quilos; ademais, as fêmeas do macaco-prego-de-peito-amarelo chegam a 39 centímetros de comprimento, sem contar a cauda.

Distribuição Geográfica e Habitat do Macaco-Prego-de-Peito-Amarelo no Brasil

O macaco-prego-de-peito-amarelo se adapta a diferentes locais do país e, talvez, esse seja o grande motivo para essa espécie de macaco continuar existindo no Brasil. De qualquer forma, o mais comum é que o macaco-prego-de-peito-amarelo seja visto de forma mais ampla na região Centro-Oeste, mas quase na faixa de transição para o Nordeste.

Macaco Prego de Peito Amarelo em seu Habitat

Assim, o macaco-prego-de-peito-amarelo varia entre o Cerrado e a Caatinga como seu habitat preferido. Em termos de estados do Brasil, Bahia e Sergipe são dois dos estados que mais possuem populações de macacos da espécie, sobretudo em áreas de florestas ou áreas arbustivas que possam oferecer alimentação e o mínimo de sombra para esses animais.

O estado de Minas Gerais também é conhecido por ser uma casa muito popular para o macaco-prego-de-peito-amarelo, assim como as margens do Rio São Francisco em geral.

Curiosidades Sobre o Macaco-Prego-de-Peito-Amarelo

Estando em situação tida como crítica em relação à extinção, o macaco-prego-de-peito-amarelo possui de 3 mil a 5 mil sobreviventes da espécie atualmente no Brasil. O número é bastante baixo, considerando que o país já chegou a ter mais de 20 mil macacos dessa espécie há apenas alguns anos.

Assim, outro detalhe curioso sobre o macaco-prego-de-peito-amarelo é que essa espécie costuma formar grupos que variam entre 9 e 30 representantes, formando pequenas sociedades nas quais os membros fracos ou enfraquecidos momentaneamente são ajudados e protegidos pelo restante do grupo social.

Por fim, o macaco-prego-de-peito-amarelo pode viver por cerca de 50 anos quando em cativeiro e criado sob situações positivas de tratamento, alimentação e respeito ás necessidades. Porém, quando na natureza, essa expectativa de vida cai de forma abrupta e mostra bem como o macaco-prego-de-peito-amarelo está sendo ameaçado quando em contato direto com a natureza.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *