Home / Animais / Macaco-Prego-De-Crista: Características, Nome Cientifico E Fotos

Macaco-Prego-De-Crista: Características, Nome Cientifico E Fotos

Um dos animais que nós temos mais proximidade geneticamente é o macaco. Entretanto, existem uma grande quantidade de espécies diferentes desses macacos, que irão variar em vários aspectos, desde aparência física, quanto comportamentos e sistemas corporais. Algumas espécies não são tão conhecidas, mas são extremamente interessantes. Esse é o caso do Macaco Prego de Crista. É sobre essa espécie que iremos falar no post de hoje. Contaremos um pouco mais sobre suas características gerais, seu nome e classificação científica e muito mais. Tudo isso com fotos! Continue lendo para aprender mais sobre.

Nome Científico E Classificação Científica Do Macaco Prego De Crista

  • Reino: Animalia (animal);
  • Filo: Chordata (cordado);
  • Classe: Mammalia (mamífero);
  • Ordem: Primates (primata);
  • Família: Cebidae;
  • Gênero: Sapajus;
  • Espécie, nome científico, nome binominal: Sapajus robustus.
  • Estado de conservação: Ameaçado de extinção.
Macaco Prego De Crista
Macaco Prego De Crista

Características gerais do Macaco Prego de Crista

Os macacos pregos em geral são primatas que fazem parte do Novo Mundo (em especial o continente Americano). Eles fazem parte do gênero Sapajus, que conta com um total de 8 espécies, sendo uma delas o então Macaco Prego de Crista, de nome científico Sapajus robustus. De acordo com a lista da IUCN, esse animal se encontra na lista de “Em Perigo”, e na lista da ICMBio, ele está classificado como vulnerável. Vale lembrar que das 8 espécies do gênero, 3 estão sob ameaça de extinção.

Os motivos para a ameaça sobre os de crista é em especial a destruição de seu habitat. São animais endêmicos do Brasil, em especial nos estados de Minas Gerais, Espirito Santo e no sul da Bahia. Seus locais preferidos são nas margens dos rios Doce e Jequitinhonha. Sendo assim, eles habitam as florestas tropicais da Mata Atlântica, que é uma das florestas mais destruídas do Brasil. Estima-se que apenas 8,5% do bioma original da Mata Atlântica ainda exista, sendo assim, uma enorme destruição para o lar dos macacos. Outro motivo também, é a questão da caça e do tráfico de animais selvagens. Atualmente, ele se encontra em algumas reservas de conservação, tal como: Reserva Biológica de Córrego Grande (possui em torno de 62 indivíduos da espécie), Reserva Biológica de Sooretama (possui cerca de 3.000 indivíduos da espécie), Reserva Biológica de Córrego do Veado (contém em torno de 150 indivíduos da espécie), Reserva Florestal de Linhares (possui em torno de 4.800 indivíduos da espécie) e também no Parque Nacional do Descobrimento, Parque Nacional do Pau Brasil e no Histórico do Monte Pascoal. Em menor quantidade, podem ser vistas também no bioma da Caatinga.

O nome macaco prego de crista veio pelo fato de que alguns machos da espécie possuem uma visível crista sagital. Entretanto, diferente da opinião popular, nem todos eles possuem essa crista. Até alguns anos atrás, o macaco prego de crista Sapajus robustus era considerado uma subespécie do Sapajus nigritus, mas isso foi desconsiderado no começo dos anos 2000. Entre o macho e a fêmea temos um dismorfismo sexual. Os machos são levemente maiores que as fêmeas. Eles medem entre 42 e 56 centímetros de comprimento, e pesam em torno de 4 quilogramas. Já as fêmeas medem entre 33 e 45 centímetros, e pesam entre 1,3 e 3,5 quilogramas. Fora a diferença do tamanho, uma outra forma de deduzir o sexo do animal é através da crista. Somente os machos a possuem, o que já traz uma diferença. Mas ainda vale lembrar que nem todos eles possuem. De longe, é praticamente impossível para quem não estuda sobre isso saber reconhecer o sexo.

Possuem uma cauda grande, que mede entre 43 e 56 centímetros de comprimento. A pelagem desse animal é densa, e de coloração marrom variado, entre alguns mais escuros e outros mais claros em tons de chocolate. O corpo tem a cor marrom escuro, praticamente preto. Somente o rosto desse animal que tem a cor diferente, pois é de cinza escuro. O seu topete tem um formato cônico, e é bastante alto, dando a ele uma característica única. Um fato interessante é que algumas pessoas costumam comparar esse animal ao Elvis Presley, por causa do topete bem semelhante em alguns casos.

Macaco Prego De Crista na Árvore
Macaco Prego De Crista na Árvore

Em relação aos seus comportamentos, o macaco de prego de crista vive em bandos. Esses grupos possuem entre 11 e 23 indivíduos, mas existem relatos de bandos com mais de 30 juntos. Andam juntos machos e fêmeas, sendo essas as cuidadoras dos filhotes até que eles cresçam o suficiente. Infelizmente, ainda não se sabe muito sobre a biologia desse macaco, e também não há nenhuma informação de que eles existam fora do Brasil. A reprodução ocorre de dois em dois anos normalmente, a gestação dura entre 149 e 158 dias, e a fêmea dá a luz a um único filhote. São animais poligâmicos, sendo assim, não possuem um único parceiro sexual a vida toda. O macho alcança a sua maturidade sexual aos 8 anos de idade, enquanto que as fêmeas alcançam a sua maturidade sexual logo aos 4 anos de vida. Sobre a expectativa de vida desses animais, o número é muito bom. Eles costumam até os 30 anos na natureza selvagem, e entre 40 e 50 anos mantidos em cativeiros.

Fotos do Macaco Prego de Crista

Veja a seguir algumas fotos das características do macaco prego de crista e também desse animal em seu habitat natural. Você também acha o topete deles semelhante ao do Elvis Presley?

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre o macaco prego de crista, suas características nome e classificação científica e mais. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajudá-los. Você pode ler mais sobre macacos e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Orangotango-de-Tapanuli na Árvore

Orangotango-de-Tapanuli: Características, Habitat e Fotos

O animal escolhido de hoje foi o Orangotango – de – Tapanuli, o nome científico …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *