Home / Animais / Macaco-Prego-de-Cabeça-Branca Panamense: Características

Macaco-Prego-de-Cabeça-Branca Panamense: Características

Um dos primatas que mais nos surpreendem no quesito inteligência é o Macaco-Prego-De-Cabeça-Branca. Isso porque algumas atitudes inesperadas são muito diferentes de qualquer outro animal. Alguns comportamentos parecidos com o dos humanos em questões sociais e comportamentais são o que os tornam tão singulares.

Os macacos-prego são primatas pequenos, ágeis e extremamente inteligentes. São considerados por muitos o primata mais evoluído e inteligente das américas. Isso porque vários detalhes do seu dia-a-dia como vivência em sociedade, comunicação, escolhas de métodos etc. são singulares e extraordinários considerando que se trata de um simples macaco.

Essa espécie é quase toda preta, e só algumas partes do corpo tem pelugem branca como braços, pescoço, peito e ombros. Essa coloração branca pode chegar a ser amarelada também. Como diz o nome, sua face é rosada ou branca, com algumas partes escuras como sobrancelha.

Os machos são consideravelmente maiores do que as fêmeas, para sermos mais precisos, pode chegar a 30% a diferença de tamanho entre os dois. Um macho adulto, sem contar sua cauda, chega a 45 cm de comprimento. As fêmeas podem passar dos 30 cm, também sem contar sua cauda.

A cauda do Macaco-Prego-De-Cabeça-Branca é maior que seu próprio corpo. É responsável pelo equilíbrio e auxilia no deslocamento, pois são animais arborícolas, ou seja, vivem maior parte do tempo sobre as árvores.

Macaco-Prego-de-Cabeça-Branca: Comportamento

Muito estudado e pesquisado. O comportamento do macaco-prego é sempre surpreendente para biólogos e cientistas, ou até para quem os vê em atividades diárias.

Um exemplo desses atos extraordinários é sua caça. Eles são capazes de utilizar ferramentas que são encontradas (como pedras) ou elaboradas por eles mesmos (ramos ou galhos que se tornam mini lanças). Essas ferramentas eles usam para quebrar cocos, retirar frutos de árvores, tirar insetos de buracos e tocas ou até cavar.

Macaco Prego de Cabeça Branca Características

Os Macaco-Prego-De-Cabeça-Branca são predominantemente arborícolas. Realmente preferem passar maior parte do seu tempo em cima de arvores, pois lá, além de acesso mais fácil a seus alimentos como frutas e alguns insetos, protegem-se de predadores e possíveis ameaças. Mas algumas vezes, descem das árvores, seja para buscar comida que se encontram no chão ou para beber água. Automaticamente, ao descerem, estão mais expostos a predadores como cobras, felinos e outros.

Macaco-Prego-de-Cabeça-Branca: Alimentação e Reprodução

Os Macacos-Prego-De-Cabeça-Branca são onívoros, isso quer dizer que comem ‘de tudo`. Não quer dizer que comeriam um animal muito grande, mas sim que todos os nutrientes que necessitam, eles caçam o que está a seu alcance e consomem.

Por exemplo, para se manterem hidratados, consomem água de coco, melancia ou água natural.

Para as proteínas, consomem insetos como aranhas, vespas e até alguns lagartos. Também comem ovos de algumas aves.

No demais, comem frutas e vegetais, raízes e sementes.

A reprodução desses macacos também é um dos alvos de pesquisas e estudos. Não pelo acasalamento em si, mas porque o processo de comunicação entre fêmeas e machos é muito interessante.

A maturidade sexual é alcançada aos 3 anos pela fêmea e dos 4 aos 5 pelos machos. Mesmo assim, o primeiro acasalamento deve acontecer somente aos 7 anos. Isso porque a atração entre os dois leva um certo tempo.

As fêmeas dão prioridade aos machos-alfa no período do acasalamento. Para chamar sua atenção, brincam, jogam pedrinhas, puxam seu rabo, etc. Há um fenômeno dentro de alguns grupos onde uma fêmea acasala com outro macaco que não seja o alfa, antes do período do cio, e quando está no período acasala com o macho alfa. Assim ao nascer o filhote, é melhor protegido por dois macacos que pensam ser o pai.

A copulação pode chegar a 3 minutos, a gestação leva seis meses e então nasce um filhote por ninhada.

O filhote é protegido e ensinado a viver em grupo. Ensinado a caçar e se locomover até que chegue à idade adulta.

Fatos e Curiosidades Sobre o Macaco-Prego-de-Cabeça-Branca

Entre as coisas interessantes sobre seu comportamento, podemos citar a sociabilidade dos macacos-prego. Além da relação entre macho e fêmea em período de reprodução, a relação entre companheiros é muito avançada.

Já foram realizadas muitas pesquisas sobre algumas reações em situações de parceria e proteção de seus semelhantes. Constatando que podem fazer acordos entre si, e priorizar o bem comum ao invés do bem individual.

Além disso foram constatadas relações de interesse, como agradar algum para conseguir coisas em troca, ou um macho proteger uma fêmea para se mostrar poderosos para outras fêmeas de seu interesse que não a protegida.

Um grupo pode conter de 5 a 20 indivíduos, cada grupo tem regras e alguns costumes específicos.

Em alguns lugares esses animais são usados como ‘sentinelas`. São Paulo foi um caso desses. Nas extremidades do estado, na mata atlântica, viviam os macacos-prego. As mortes de alguns sinalizaram para os habitantes da área urbana a presença da febre-amarela. O tempo de alerta pode ser o suficiente para a divulgação para prevenção e criação de políticas públicas e campanhas de vacinação.

Ameaças Contra o Macaco-Prego-de-Cabeça-Branca

Todos os animais sofrem com as ações da humanidade. A quantidade de descartes e lixos, o descuidado e poluição das águas e poluição do ar, o desmatamento industrial entre outras coisas. Tudo afeta o reino animal.

Nesse caso, o desmatamento é um dos principais. Considerando que são arborícolas, seu habitat são árvores, sem elas não há sobrevivência.

A caça ilegal também é uma das coisas que ameaçam os macaco-prego. Essa caça acontece por causa de clientes que compram esses animais para domesticá-los. Mesmo que seja possível não é recomendável que o Macaco-Prego-De-Cabeça-Branca seja domesticado. É um animal silvestre e seu lugar é na natureza. Dificilmente uma casa pode fornecer tudo o que um macaco precisa. Pode causar danos ao dono e ao animal.

Conclusão

Por fim, conhecemos o Macaco-Prego-De-Cabeça-Branca, seu comportamento e sua extraordinária inteligência. Mesmo que raramente, é possível encontrar algum perdido em zona urbana. Nesses casos, primeiro não confunda com saguis. Os saguis são muito mais sociáveis, os macacos-prego podem parecer convidativos mas podem se estressar e machucar com seus ataques.

Ligue imediatamente para as autoridades locais, para uma retirada segura e devolução para o habitat natural do animal.

Veja também

Cores do Basset Hound: Preto, Branco e Marrom com Fotos

Raça originária na França, o Basset Hound é conhecido pelas suas orelhas grandes e caídas; …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *