Home / Animais / Macaco-Prego: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

Macaco-Prego: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

Você pode não reconhecer, mas, provavelmente, já viu esses macaquinhos corajosos: eles estrelaram em inúmeros programas de TV, filmes e comerciais.

Porém, há mais do que fama na tela. Eles se cutucam nos olhos como um gesto de ligação. Eles jogam pedras em suas paixões. Continue lendo para descobrir mais sobre essas criaturas notáveis.

Em 1525, um monge franciscano chamado Matteo da Bascio rompeu com a tradição de sua ordem. Ele queria voltar aos caminhos de São Francisco e viver uma vida mais austera e eremita. Da Bascio ajudou a fundar um grupo chamado Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, cujos membros são frequentemente chamados de monges capuchinhos. Eles usam um capuz pontudo marrom chamado capuccino.

História do seu Nome

Esses frades de capuz marrom eram familiares aos exploradores europeus que visitavam as florestas do novo mundo. Quando esses exploradores encontraram capuchinhos na natureza, eles não conseguiram deixar de pensar que aqueles macacos com tufos de cabelos castanhos pareciam muito com os frades capuchinhos.

Então, eles os nomearam em homenagem aos capuchinhos. A bebida conhecida como cappuccino provavelmente também recebeu o nome dessas vestes cor de café. (Lembrando que o trocadilho só funciona por causa do seu nome em inglês, capuchin monkey).

Capuchin Monkey

Uma Espécie Redescoberta

Os macacos pregos são um grupo de pequenos macacos com caudas longas que podem envolver os galhos das árvores. O pelo deles vem em uma variedade de tons de café, do preto (como o capuchinho de chifre preto) ao caramelo (como o capuchinho de barriga dourada) até o creme de leite (como o capuchinho de cabeça branca). Eles se enquadram em duas grandes categorias: adornado e não adornado. Todos são nativos da América Central e do Sul.

Em 1648, um naturalista chamado Georg Marcgrave publicou uma descrição de uma espécie de macaco loiro de cabelos compridos, mas ele não coletou um espécime, portanto sua identidade permaneceu um mistério.

Mais de 350 anos depois, em 2006, os cientistas redescobriram as espécies de macacos de Marcgrave na natureza. Apelidado de capuchinho loiro (ou Sapajus flavius), está criticamente ameaçado, restando apenas 180 indivíduos maduros.

Eles são Famosos na TV

Com seus rostos fofos e palhaçadas encantadoras, macacos capuchinhos apareceram em todos os tipos de performances. Os moedores de órgãos vitorianos tinham macaquinhos que dançavam e colecionavam moedas.

Esses macacos eram até equipados com pequenas roupas de jóquei e feitos para andar em galgos de corrida. Mais recentemente, eles apareceram em filmes, como a franquia Piratas do Caribe.

Mas o capuchinho mais famoso — pelo menos para o Gen Xers — pode ser Marcel, o macaco de estimação de Ross do programa de TV Friends.

Marcel foi interpretado por uma macaca chamada Katie. Desde então, ela apareceu em outros programas de TV, filmes e comerciais e é o mascote não oficial do time de beisebol do Los Angeles Angels.

Essas aparências levaram as pessoas a quererem macacos-prego de estimação. Mas eles são complexos e selvagens, e podem se tornar agressivos, razão pelas quais muitas organizações de bem-estar animal pedem que as pessoas não os mantenham como animais de estimação. Eles também ficam solitários, por que…

Eles são Altamente Sociais

Esta espécie vive em grupos. Eles navegam em seus mundos sociais com um conjunto complexo de expressões faciais e gestos.

Machos de alto escalão geralmente são os pais de todos os bebês do grupo. Mas eles evitam cuidadosamente a consanguinidade; uma vez que as filhas do macho dominante crescem, elas só acasalam com machos de classificação inferior.

Eles também parecem ter um senso de justiça e evitam indivíduos que consideram egoístas. Mas antes de começar a estabelecer muitas conexões entre o comportamento deles e o nosso, você deve saber que…

Eles são Intencionais nos Relacionamentos do Grupo

Uma professora chamada Susan Perry, da UCLA, estuda estes animais de rosto branco nas selvas da Costa Rica há 25 anos. É um trabalho cansativo, ela diz; “Estou sempre molhada, mastigada ou picada”.

Mas, seu trabalho duro valeu a pena. Ela e sua equipe observaram alguns negócios incríveis com macacos.

Macaco Prego em Grupo

Os capuchinhos freqüentemente inventam novos comportamentos — o Dr. Perry os chama de tradições — que se espalham pelo grupo. Uma delas é enfiar o dedo no olho de outra pessoa.

Outras tradições incluem cheirar as mãos e chupar caudas, dedos e orelhas. Os maacos-prego até mordem um tufo de cabelo do rosto de outro e o passam com a boca. Tudo isso pode ser sobre o reforço de laços sociais. Apenas não tente com seus colegas de trabalho.

Eles Usam Ferramentas

Até agora sabemos que outros macacos, como os chimpanzés, usam ferramentas. Mas graças a esta espécie, sabemos que outros macacos também o fazem.

Os capuchinhos foram os primeiros primatas não-macacos que observamos usando ferramentas na natureza. Eles, habilmente, quebram nozes usando uma pedra parecida com um martelo e uma bigorna. Outras espécies usam ferramentas, e até o loiro recentemente redescoberto entrou em cena. Ele pesca os cupins de seus montes com uma técnica especial que inclui rotação de varas e batidas nos ninhos.

Macaco Prego Usam Ferramentas

Eles se Lavam com Xixi

O macaco-prego e outras espécies de macacos fazem algo chamado “lavagem da urina”. Eles fazem xixi nas mãos e o usam para lavar os pés. Os cientistas não sabem exatamente o porquê, mas pode ser uma sugestão social.

Eles podem lavar a urina para acalmar amigos agressivos. Os machos podem fazer isso para apaziguar as fêmeas ou transmitir sua excitação sexual. Também pode ser sobre como melhorar a aderência de um macaco a árvores escorregadias, tornando suas mãos e pés mais rígidos.

Macaco Prego se Lavam com Xixi

As Fêmeas Jogam Pedras nos Machos Quando Estão Interessadas

Fêmeas em um grupo foram observadas jogando pedras nos machos em uma aparente tentativa de iniciar o sexo. Os cientistas pensam que uma mulher pode ter iniciado a tendência e outras mulheres a copiaram.

As dietas deles são bastante variadas. Eles consomem plantas e carne. Se a estação estiver certa, eles jantam partes de plantas, como frutas, sementes, folhas e flores. Suas presas de animais incluem pássaros, ostras, lagartos, sapos e muito mais. Eles foram já vistos comendo outras espécies de macacos.

Fêmeas Jogam Pedras nos Machos

Possuem Alguns Predadores Incríveis

Para um macaco-prego, a vida não é toda divertida, e espetacular. Vários predadores espreitam na floresta. Jaguatiricas (pequenos gatos selvagens noturnos) os atacam. As cobras também são uma ameaça — embora corram o risco de serem golpeadas por um macaco empunhado. Mas o predador mais impressionante pode ser a harpia.

Este raptor incrível tem garras mais longas que as de um urso pardo e uma envergadura de até 4 metros. Eles são habilidosos, mesmo quando caçam em florestas densas. E elas são pacientes; eles esperam horas — às vezes, quase um dia — pelo momento perfeito.

Jaguatirica

As harpias são duas vezes maiores que os machos e são mais capazes de derrubar presas grandes, como os macacos. Eles até pegam macacos bugios que pesam até 6 quilos.

Outros itens de presas incluem preguiças, porcos-espinhos, tamanduás e porcos jovens e veados.

Veja também

Águia Careca

Tem Águia Careca no Brasil?

Nosso país é riquíssimo em fauna diversa, muitos animais que a gente nem imagina podem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.