Home / Animais / Lontra Provocax: Características, Nome Científico e Fotos

Lontra Provocax: Características, Nome Científico e Fotos

Com corpos longos e elegantes e pés palmados, as lontras nascem nadadoras. Elas são encontrados em cursos d’água em todos os continentes, exceto na Austrália e na Antártida. Elas são freqüentemente vistas flutuando em suas costas. Sua pele grossa prende o ar e as faz flutuantes. Infelizmente, a pele é altamente cobiçada e as lontras caçadas estão quase em extinção em muitos lugares.

Esta espécie de lontra se parece com a norte-americana River Otter, mas parece ser menor. É altamente ameaçada e rara, e muito pouco se sabe sobre elas. É conhecido localmente como o Huillin, ou lontra do sul. Este é o menor membro das treze espécies de lontras.

Nome Científico

Nome Comum: Southern Otter

Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Mustelidae

Gênero: Lontra

Espécie: Lontra provocax

O nome específico, provocax, possivelmente significa “provocativo”. Se esse nome específico realmente significa provocativo, pode se referir ao estilo de vida muito ativo da lontra do sul. A lontra do sul é um membro da família da doninha, Mustelidae, na Ordem dos Carnívoros dos Mamíferos. Outros mustelids incluem furões e martas.

Lontra Provocax: Características

Distribuição

Lontras provocax, são encontradas ainda no centro e no sul do Chile e partes da Argentina, dentro da região patagônica. Esta espécie foi exterminada de grande parte do seu alcance no Chile pela caça. Na Argentina, encontra-se ao longo dos Andes desde a Terra do Fogo até a parte sul da província de Neuquen.

Lontra Provocax: Características

Habitat

A maioria das lontras vive em covas – construídas por outros animais, como castores – que são cavadas no solo com muitos canais e câmaras internas secas. Principalmente de água doce, a lontra provomax também habitará corpos de água salgada. Os locais de repouso e antro são encontrados em costas rochosas de baías calmas, onde há poucas ondas, beirando vegetação densa e abundância de raízes acima do solo,  são preferidas no ambiente marinho. Lagos, rios, córregos e pequenas rochas ou pedras quebradas, que fornecem fendas adequadas, das quais o animal pode ver a água adjacente sem ser exposto são os ambientes preferidos para o habitat de água doce. Uma variedade de peixes e crustáceos são consumidos pela Lontra provocax.

Lontra Provocax Fotografada Tomando Água no Rio
Lontra Provocax Fotografada Tomando Água no Rio

Lontra Provocax: Características

Reprodução

As lontras promovax normalmente se reproduzem no inverno e na primavera, com nascimentos ocorrendo no ano seguinte. Como há um atraso entre o acasalamento e a implantação dos óvulos fertilizados, pode haver uma grande variabilidade na duração da gravidez. Embora a gestação tenha sido relatada como de 10 a 12 meses de duração, o desenvolvimento embrionário real é de cerca de dois meses.

Lontra Provocax: Características

Ciclo de Vida

Os filhotes nascem sem pelos, cegos e pouco móveis. Os jovens passam o tempo na toca amamentando ou dormindo. O leite é uma fonte de energia extremamente rica e os jovens têm uma alta taxa metabólica. Eles abrem os olhos aproximadamente um mês e começam a comer alimentos sólidos às 7 semanas. Eles começam a nadar com cerca de 3 meses de idade. Eles geralmente são capazes de pegar sua própria comida dentro de 4 meses.

Lontra Provocax Fotografada Nadando em Um Rio
Lontra Provocax Fotografada Nadando em Um Rio

Os jovens permanecem com o grupo familiar até o primeiro ano antes de se dispersarem. A maturidade reprodutiva é alcançada no segundo ou terceiro ano de vida. As  Lontra provocax são principalmente noturnas e solitárias. Elas não defendem territórios. Os grupos sociais são compostos de uma única fêmea e seus descendentes.

Uma alta proporção de indivíduos morre antes de atingir a maturidade. Apenas cerca de 1% sobreviverá até os 10 anos de idade

Lontra Provocax: Características

Descrição

O comprimento total da Lontra provocax é de pouco mais de um metro, sua cauda tem quase meio metro. Essas lontras possuem pés com membranas com garras fortes. O cabelo deles tem uma textura aveludada. Eles realmente têm duas camadas de pelo: um sub pelo denso que prende o ar, que variam de 15 a 17 mm de comprimento e um acabamento de pelos compridos e impermeáveis de 7 a 8 mm de comprimento.

As lontras têm o pelo mais denso do mundo. Ele varia de 250.000 a um milhão de cabelos por polegada quadrada, de acordo com os defensores da vida selvagem. O dorso é marrom muito escuro, o que contrasta fortemente com o ventrito esbranquiçado prateado.

Seu nariz é em forma de diamante com o canto inferior quadrado. Eles comem, descansam e se limpam na superfície da água. As lontras são criaturas muito sociais. Um grupo de lontras é chamado de jangada.

Elas tem hábitos noturnos e caçam à noite. Elas também gostam de jogar. Eles gostam de escorregar aterros na água, lutar, caçar suas caudas e participar de outros jogos divertidos. Eles também são muito curiosos e gostam de investigar coisas novas. As lontras passam boa parte do dia cuidando de si mesmas. Eles limpam o pelo mordendo-o e arranhando-o contra pedras, ou esfregando-o em troncos ou grama.

Lontra Provocax: Características

Dieta

As lontras são carnívoras, o que significa que comem carne de uma grande variedade de animais marinhos, incluindo mexilhões, moluscos, ouriços, abalone, caranguejos, caracóis e cerca de 40 outras espécies marinhas, o que equivale a cerca de 25% do seu peso em alimentos por dia. As lontras do rio comem principalmente rãs, caranguejos, lagostins, peixes e moluscos. Eles também comem pequenos mamíferos e pássaros.

Lontra Provocax: Características

Ecossistema

Lontra provocax se alimenta de peixes, crustáceos, moluscos e aves, provavelmente atuando como um importante agente de controle sobre estas populações. Esta espécie foi explorada para a retirada de sua pele para confecção de casacos, mas agora é ilegal a caça e apreensão desses animais. No entanto, os caçadores ainda são uma ameaça para esta espécie, considerada em extinção. Isto é principalmente devido à caça ilegal, perda de habitat e poluição da água.

Lontra Provocax Fotografada Em Cima de Uma Pedra a Beira de Um Rio
Lontra Provocax Fotografada Em Cima de Uma Pedra a Beira de Um Rio

As populações foram confirmadas em apenas sete áreas isoladas, todas elas ameaçadas por uma série de fatores, incluindo a remoção de vegetação ribeirinha, construção de barragens, canalização de rios e córregos, e dragagem que recentemente se tornou uma das ameaças mais sérias ao habitat de lontras. Além disso, a grande escala de destruição de florestas no sul do Chile pode estar afetando vários dos habitats de água doce devido a enchentes e deposição de solo nos leitos dos rios.

Veja também

Canguru Vermelho

Quais São os Predadores do Canguru e Seus Inimigos Naturais?

O Canguru é um animal muito conhecido e muito popular, ele é um mamífero que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *