Home / Animais / Longevidade da Zebra

Longevidade da Zebra

As zebras são animais bem conhecidos mundialmente, principalmente pelo marco que deixaram na indústria da moda. Também foram eternizadas em programas de TV e filmes infantis, como o filme Madagascar da Disney. Entretanto, para biólogos e cientistas, sua importância vai bem além disso.

Esses animais são de uma enorme inteligência, agilidade e esperteza desde filhotes. Seu comportamento na natureza é algo muito estudado e que ainda não foi completamente desvendado, de tão complexas que são essas criaturas. Outra coisa que deixa muitos pasmos é sua longevidade, ou seja, tempo de vida, que é muito grande para animais que são perseguidos por grandes predadores como leões e jacarés.

Conheça um pouco mais sobre essa característica e porque as zebras conseguem  viver o tempo que vivem.

As Zebras e Suas Características

Da mesma família dos burros, cavalos e asnos, as zebras, os equídeos, possuem um tamanho de porte médio/grande, chegando a pesar mais de 350kg e medir mais de 1,20 metros. Esses animais são bem encorpados, com pernas fortes e troncos resistentes. Seu chute é uma de suas armas mais poderosas, podendo quebrar a mandíbula de um leão somente com um chute. Além disso, suas pernas tem o papel importante de fuga. Quando precisam escapar de predadores, podem correr a mais 60km/h.

Zebra Correndo
Zebra Correndo

Sua inteligência é um destaque dessa espécie. Sabem como despistar inimigos a partir do uso de sua corrida em zigue zague, evita conflitos com outras espécies e subespécies a partir de um sorriso. Tudo isso se junta em um animal excepcional que é a zebra.

Você pode ler um pouco mais sobre as suas características aqui: Características das Zebras

Reprodução e Gestação das Zebras

As zebras podem acasalar durante todo o ano. Entretanto, só no seu período fértil de ambos o macho e a fêmea que ocorre a gravidez. Ambos tem que estar em seus picos, para que um filhotinho seja formado. É um processo parecido com o dos cavalos e burros, com o macho montando na fêmea.

O tempo que a gestação demora é o que mais chama a atenção nessa questão. A zebra fica grávida por mais de um ano (entre 12 e 13 meses) até dar a luz. Um tempo bem longo. Uma semana antes de ela parir, começa novamente a temporada de acasalamento, ou seja, elas passam a maior parte de suas vidas grávidas.

Para aprender um pouco mais sobre todo o processo de reprodução das zebras aqui: Como as Zebras se reproduzem?

Desenvolvimento e Crescimento das Zebras

Quando os filhotes de zebras nascem, o processo é bem rápido. Algumas zebras são capazes de parir até mesmo em pé, mesmo que esteja saindo de dentro dela um animal com até 25kg. Outras já preferem deitar-se de lado na hora de dar luz. Próximo ao mar, e de preferência a noite para evitar predadores, assim que os filhotes nascem já começam a sua alimentação através da amamentação, que dura em média de 16 meses (pouco mais de um ano).

Vinte minutos depois de seu nascimento, já é possível vê-las se levantando sem muita dificuldade e andarem pelo lugar. Aos quarenta minutos após o nascimento, as zebras estão correndo e se divertindo, mas nunca saindo de perto da mãe. Esta fica por perto de seu filhote o tempo todo, não o deixando sozinho por nada. A relação com os pais é um pouco mais tranquila, não havendo muita interação, já que esses costumam engravidar mais de uma zebra, pois não há muitos machos. Entretanto, todos ficam juntos em seu grupo familiar.

Esse desenvolvimento tão rápido das zebras permite que elas tenham uma maior longevidade, já que evita que sejam mortas logo cedas por predadores ou outros motivos. Porém, não são completamente independentes até os 4 anos de idade, que é quando alcançam a idade matura e já estão com todos os órgãos bem desenvolvidos.

Longevidade da Zebra

A partir dos seus 4 anos, as zebras já não são mais crianças e sim adultas.Depois disso, passam a viver por conta própria e tendem a procurar outro grupo para se juntar. Pode-se dizer que é a partir desse momento que as zebras começam a viver, pois antes elas só poderiam estar perto de seus pais e nunca sair do grupo familiar.

É então que realmente começam suas vidas independentes. Acasalando, engravidando, se alimentando e fugindo dos inimigos. As zebras gostam de correr pelos campos e savanas para exercício e lazer, o que é bem interessante. Dependendo da espécie e da área que ela habita no continente africano, sua morte pode ser causada por fome, caça (seja do homem ou de animais acima dela na cadeia alimentar) e destruição de seu habitat.

Uma zebra na natureza selvagem possui muitos obstáculos durante toda sua vida, seja por comida, brigas ou caças. Então, a longevidade média das zebras (todas as espécies e subespécies) é de 20 a 30 anos, no máximo. As que são criadas em cativeiro, claramente tem menos problemas e preocupações, por isso, podem chegar até 40 anos de idades.

Zebras se Alimentando no Zoo de Berlin
Zebras se Alimentando no Zoo de Berlin

Algumas espécies e subespécies de zebras podem ter mais ou bem menos anos de vida. Isso porque depende muito do ambiente no qual ela esteja inserida. Algumas subespécies estão em processo de extinção devido a sua proximidade de países em guerra. Outras estão lentamente tendo que migrar, pois seus habitat está sendo destruído pelos humanos. As de cativeiro podem morrer mais cedo devido a doenças inesperadas trazidas pelos humanos, ou algo mais artificial provocado por nós.

Apesar de para nós não ser muito, no reino animal como um todo, especialmente nas grandes savanas e campos africanos, viver mais de 30 anos é algo excepcional. E é exatamente essa palavra que define as zebras.

Leia um pouco mais sobre as zebras aqui: Curiosidades sobre zebras

Veja também

Lagartixa na Parede

Dá Azar Matar Lagartixa? Ela Sente Dor? Como Espantar?

O surgimento de lagartixas nas casas é considerado um presságio de muito boa sorte no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *