Home / Animais / Lobo Indiano Características

Lobo Indiano Características

O lobo é um mamífero canídeo que teria surgido a aproximadamente 300 mil anos atrás, mais precisamente no período pré-histórico do Pleistoceno. Pesquisas com sequenciamento de DNA tem comprovado que o atual cão doméstico é descente do lobo selvagem.

Há 3 espécies de lobo selvagem, são elas o lobo-cinzento (Canis lupus), o lobo-vermelho (Canis rufus) e o lobo-etíope (Canis simensis).

Dados bibliográficos apontam para, aproximadamente 40 subespécies derivadas do Canis lupus, a maioria destas já consideradas extintas ou com dados insuficientes. Curiosamente, o cão doméstico se enquadra nestas subespécies, pois a sua terminologia taxonômica é Canis lupus familiaris. No entanto, o lobo selvagem possui tanto a anatomia quanto a capacidade cerebral significativamente mais desenvolvidas do que o cão doméstico, pois ambas são orientadas para a caça e para a vida em meio silvestre.

Outra subespécie de Canis lupus é lobo-indiano (nome científico Canis lupus pallipes), o qual é citado pela IUCN Red List como espécie em situação de vulnerabilidade.

Neste artigo, você conhecerá importantes características sobre o lobo-indiano, incluindo os seus locais de prevalência, aspectos físicos e hábitos.

Então venha conosco, e boa leitura.

Lobo Indiano Classificação Taxonômica

O lobo indiano pertence ao Reino Animalia, Filo Chordata, Classe Mammalia, Ordem Carnivora, Família Canidae, Gênero Canis, Espécie Canis lupus e Subespécie Canis lupus pallipes.

Fatores de Diferenciação Entre o Lobo e o Cão Doméstico

Anatomicamente, a primeira diferenciação refere-se à orbita dos olhos, a qual, no caso dos lobos, possui uma angulação menor, além da marcante íris em cor amarela.

Lobos também possuem patas mais extensas, dentes maiores e patas mais longas.

Lobo Indiano Características

O peso médio desta subespécie é de 31 quilos, ao passo que o comprimento chega até 76 centímetros. Possui pelagem em tons fortes de castanho, cinza e preto. Esta coloração o auxilia na camuflagem em meio às paisagens semi-áridas. Esses pêlos são mais escuros ao nascer e modificam a sua tonalidade por volta das 8 a 16 semanas de idade.

Há um discreto dimorfismo sexual dentro da espécie, pois acredita-se que a fêmea tenha um peso 20 % inferior ao do macho.

Os pêlos do lobo são bastante volumosos e, portanto, estão distribuídos em duas camadas. Na primeira camada estão posicionados os pêlos mais resistentes e que repelem água e sujeira. A segunda camada também exerce função de repelir a água. Trocas de pêlos podem ocorrer com relativa frequência e, para realiza-las, o lobo pode esfregar-se contra pedras, objetos e galhos, dessa forma a pele libera os pêlos com mais facilidade.

Todos os lobos possuem focinho comprido e isso representa uma característica que os diferencia dos demais canídeos.

Lobo Indiano
Lobo Indiano

A arcada dentária, na porção do maxilar, possui seis dentes incisivos, dois dentes caninos, oito dentes pré-molares e quatro dentes molares. Já na porção da mandíbula, a composição é formada por seis dentes incisivos, dois dentes caninos, oito dentes pré-molares e seis dentes molares. Desta composição se destacam os primeiros dentes molares na arcada inferior, os quartos dentes pré-molares da arcada superior e os dentes caninos, pela sua importância no corte da carne e na captura da presa.

Os sentidos como a audição e a visão são bastante apurados. Especialistas afirmam que o lobo é capaz de ouvir até mesmo o pequeninho som emanado durante a queda de folhas durante o outono. Em relação à visão, estudos científicos realizados e publicados durante o período da antiga união Soviética apontam que os lobos possuem a visão mais aguçada do que os outros membros da família dos canídeos.

Lobo Indiano: Adaptação Anatômica Para Velocidade e Outras Habilidades

Lobo Indiano Correndo
Lobo Indiano Correndo

Durante uma atividade de caça ou perseguição, há registros que comprovam que este animal pode atingir a velocidade de 65 Km/h. Fora desse contexto, a velocidade média é de 10 Km/h, através da qual percorrem longas distâncias.

Para que alcançar grandes velocidades, se faz necessário uma anatomia corporal adaptável. No caso dos lobos, as patas são adaptadas ao contato com qualquer tipo de terreno, inclusive aquele que contém uma espessa camada de neve.

As patas de tamanho grande contribuem para uma melhor distribuição do peso corporal durante a caminhada; os pelos e unhas, localizados nestas patas, otimizam a aderência em superfícies escorregadias.

Possuem glândulas de odor sob as patas, as quais auxiliam o animal a caminhar ao longo de grandes extensões, assim como para contribuir que sua localização seja conhecida por outros lobos da alcateia.

Lobo Indiano Localização Geográfica

Além da Índia, esta subespécie também pode ser encontrada em países como o Líbano, o Paquistão, a Turquia, o Afeganistão, a Arábia Saudita e o Irã.

Lobo Indiano Hábitos e Alimentação

Lobo Indiano Comendo
Lobo Indiano Comendo

O lobo indiano quase sempre anda em grupo. Essas alcatéias são formadas por uma média de 6 a 14 lobos.

Em relação à alimentação, esse animal é carnívoro e pode se alimentar tanto de pequenos quanto de grandes mamíferos. Na categoria de mamíferos com menor porte estão inclusos as lebres e os ratos; e na categoria de grandes mamíferos, as gazelas, ovelhas e antílopes. Às vezes, alguns pássaros também conseguem ser capturados, integrando, dessa forma, parte da dieta deste lobo.

Na natureza, os lobos possuem uma expectativa de vida compreendida entre 6 a 10 anos, ao passo que em cativeiro esse número alcança a marca de 12 anos.

Em ambiente silvestre, há uma alta taxa de mortalidade, principalmente entre os filhotes, a qual está associada à existência de predadores tais como lobos adultos, ursos e tigres.

Lobo Indiano Padrões Reprodutivos

Filhotes de Lobo Indiano
Filhotes de Lobo Indiano

A duração da gestação varia entre 60 a 63 dias, dando origem a 5 a 6 filhotes, no entanto, há registros de um caso que resultou em 15 filhotes.

O período reprodutivo da fêmea ocorre uma vez ao ano, e possui duração de 5 a 14 dias.

A maturidade sexual é atingida a partir do s 2 a 3 anos de idade.

Lobo Indiano Doenças

O lobo indiano é um transmissor significativo da doença raiva, além disso outras doenças estão associadas ao animal, a exemplo da leptospirose, brucelose, carbúnculo , e outras.

Neste cenário também enquadram-se parasitoses, a exemplo da cisticercose, Trichinella spiralis, Echinococus e o Neospora caninum (também transmissível para animais domésticos).

*

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as características do lobo indiano, continue conosco e navegue por outros artigos do site para continuar desbravando informações sobre o mundo animal.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

BBC News. Claws reveal wolf survival threat. Disponível em: <https://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/3602741.stm>;

International Wolf Center. Pup Development. Disponível em: <https://www.wolf.org/wolf-info/basic-wolf-info/biology-and-behavior/pup-development/>;

Natural Words. The skull of Canis lupus. Disponível em: <https://www.naturalworlds.org/wolf/moretopics/wolf_skull.htm>;

WIKIPÉDIA. Panis lupus pallipes. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Canis_lupus_pallipes>;

WIKIPÉDIA. Lobo. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lobo>.

Veja também

Habitat do Asno: Onde Eles Vivem?

Existem asnos na maioria das localidades do planeta Terra, e geralmente são aclamados ​​como meios …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *