Home / Animais / Lista de Tipos de Gorilas: Especies Com Nome, Habitat e Fotos

Lista de Tipos de Gorilas: Especies Com Nome, Habitat e Fotos

Os gorilas são os maiores primatas do mundo hoje. Existem duas espécies de gorilas separadas em quatro tipos diferentes de gorilas. Todos esses tipos, ou subespécies, são nativos do continente africano. Os gorilas são espécies ameaçadas de extinção , com apenas uma das subespécies, a planície ocidental, com uma população significativa. A contagem exata de populações de gorilas é difícil, pois os macacos tímidos vivem em florestas tropicais e subtropicais isoladas.

As duas espécies são o gorila oriental , Gorilla beringei, e o gorila ocidental, gorila gorila. A espécie ocidental possui duas subespécies: o gorila de planície ocidental, gorila de G. gorilla e o gorila de Cross River, G. gorilla diehli . Os gorilas orientais consistem em dois tipos de gorila: o gorila da planície oriental, G. beringei grauen, e o gorila da montanha , G. beringei beringei.

Os gorilas das planícies ocidentais são nativos de várias áreas da África, incluindo Angola, Congo e Camarões . Este é o tipo de gorila que é frequentemente visto nos jardins zoológicos. A planície ocidental é o menor dos grandes símios. Os adultos têm cerca de 1,75 m de altura e pesam 180 kg. Em 2008, havia cerca de 125.000 gorilas ocidentais nas planícies que viviam na África.

Planícies Orientais

Os gorilas das planícies orientais são os próximos mais populosos, com menos de 5.000 vivendo em estado selvagem. Esses grandes símios vivem apenas nas florestas da República Democrática do Congo. Eles são os maiores dos gorilas, com uma altura média de 6 pés e 6 polegadas (2 metros) de altura e peso de 550 libras (250 kg).

A maioria dos gorilas das montanhas vive nas montanhas Virunga, na África central. Pequenas populações desses macacos vivem no Parque Nacional Impenetrável de Bwindi , em Uganda. Entre as duas populações, restam apenas cerca de 700 na natureza. Os gorilas das montanhas têm pêlos mais longos que os outros gorilas, adequando-se ao ambiente mais fresco das montanhas.

Planícies Orientais 
Planícies Orientais

Os gorilas de Cross River são os mais raros de todos os tipos de gorilas, restando apenas 300 em estado selvagem. Eles são encontrados nas áreas de fronteira entre Camarões e Nigéria. Esses gorilas são muito semelhantes aos macacos das planícies ocidentais. As principais diferenças entre as duas subespécies são as medidas dos dentes e do crânio.

Todos os tipos de gorila são considerados criticamente ameaçados. Eles são vulneráveis ​​à destruição de habitat, caça furtiva e doenças. O desmatamento e o desenvolvimento dos habitats naturais do gorila têm empurrado as populações restantes para áreas menores. Muitos deles vivem em santuários protegidos, mas ainda são vítimas de caça ilegal. O vírus ebola tem sido especialmente destrutivo, destruindo grandes seções das populações de gorilas.

Características Do Gorila

Características Do Gorila
Características Do Gorila

Os gorilas têm braços muito longos que são ainda mais longos que as pernas. Os gorilas são animais grandes, muito fortes e contrários à crença, não são animais agressivos, mas vegetarianos tímidos que amam a paz.

Os gorilas são cobertos com cabelos castanhos / pretos, exceto pelos dedos, palmas, parte inferior dos pés e face. Os gorilas têm uma cabeça muito grande com uma testa protuberante. Eles têm uma crista no topo chamada “crista sagital”, e é maior nos gorilas do que nas fêmeas. Os gorilas têm orelhas pequenas e olhos castanhos escuros pequenos. Os gorilas não têm cauda. Os gorilas adultos têm 32 dentes, com molares grandes (dentes chatos usados ​​para mastigar alimentos) e caninos grandes (dentes pontudos usados ​​para morder), que são especialmente grandes nos gorilas machos. Cada um dos gorilas tem uma impressão única do nariz, da mesma forma que os humanos têm impressões digitais únicas. Embora os gorilas sejam muito parecidos com os humanos, eles não usam apenas as pernas para andar. Em vez disso, eles andam no que é conhecido como o ‘passeio dos dedos’. Ao fazer isso, os gorilas andam com os braços e pernas longos.

Gorila Fotografado na Grama
Gorila Fotografado na Grama

Os gorilas rolam os dedos nas mãos como uma espécie de punho e pressionam os nós dos dedos enquanto eles se movem. Os gorilas são muito bons em escalar árvores com seus membros longos e flexíveis; no entanto, eles não sabem nadar.

Tamanho Do Gorila

Os gorilas machos são muito maiores e mais pesados ​​que os gorilas fêmeas. Os gorilas machos praticamente pesam o dobro de uma fêmea. Dê uma olhada na tabela abaixo e compare os tamanhos.

Gorilas Altura Peso Fêmea 1,4 pés (1,4 metros) 200 libras (90 kg) Macho 5,6 pés (1,7 metros) 400 libras (180 kg).

Dieta Gorila

Os gorilas são predominantemente herbívoros, no entanto, também são classificados como onívoros. Além de comer principalmente material vegetal, às vezes complementam suas dietas com formigas e cupins. Os gorilas procuram comida nas florestas durante o dia. Os gorilas comem folhas, frutas, sementes, casca de árvore, bulbos de plantas, brotos tenros de plantas e flores. Eles são conhecidos por comer várias partes de mais de 200 espécies diferentes de plantas. Os gorilas não precisam beber água, pois recebem a umidade que precisam da folhagem que comem. Um gorila adulto médio come cerca de 50 quilos de comida por dia. Os grandes molares dos gorilas e os caninos longos permitem esmagar plantas duras como o bambu. Os gorilas da planície se alimentam principalmente de frutas, enquanto os gorilas da montanha se alimentam principalmente de ervas, caules e raízes.

Comunicação Gorila

Gorila se Comunicando Com uma Mulher
Gorila se Comunicando Com uma Mulher

Os gorilas são geralmente animais calmos, no entanto, eles se comunicam usando muitos sons e gestos complicados. Os gorilas usam pelo menos 25 vocalizações reconhecidas, incluindo grunhidos, rugidos, rosnados, lamentações, risadas, vaias, etc. Alguns gestos de gorilas incluem bater no peito, latidos agudos, arremessar, arremessar objetos, encarar, enfiar os lábios, língua, correndo de lado, batendo, subindo para uma posição de duas pernas e provavelmente muito mais.

Vida Útil Do Gorila

Como a maioria dos animais em cativeiro, os gorilas vivem uma vida muito mais longa. Os gorilas podem atingir uma idade madura de 50 anos em cativeiro, em vez de apenas 35 anos na natureza. Isso ocorre principalmente porque eles precisam se defender na natureza contra os elementos e a destruição humana, enquanto no cativeiro são bem cuidados, cuidados, alimentados e agitados regularmente.

Cordilheira Dos Gorilas

Cordilheira Dos Gorilas
Cordilheira Dos Gorilas

Os gorilas vivem nas úmidas florestas tropicais da África. Os gorilas ocidentais e orientais tendem a viver em florestas em crescimento, onde há clareiras que dão fácil acesso a pouca vegetação. Os gorilas da montanha vivem mais alto nas montanhas, em florestas nubladas.

Distribuição De Gorilas

  • Subespécie: O gorila gorila, o gorila da planície ocidental , é encontrado em baixas altitudes nos Camarões, na República Centro-Africana, no Gabão, no Congo e na Guiné Equatorial.
  • Subespécie: O gorila gorila graueri, o gorila da planície oriental , é encontrado no Zaire oriental.
  • Subespécie: O gorila gorila beringei, o gorila da montanha , é encontrado em grandes altitudes (de 5.400 a 12.440 pés ou 1.650 a 3.800 metros) no Zaire, Ruanda e Uganda.

Todas as cinco subespécies de gorila estão em perigo. 

Veja também

Sagui-de-Bigode: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *