Home / Animais / Lista De Tipos De Carpas: Espécies Com Nome E Fotos

Lista De Tipos De Carpas: Espécies Com Nome E Fotos

Existem muitos tipos de carpas e muitas espécies estão entre os peixes mais valiosos disponíveis no mercado. O animal pode ser usado tanto para alimentação como para decorar aquários e para fazer parte de coleções pessoais ou para exposição.

Cada espécie possui suas características particulares, as quais variam desde a forma como se alimentam como é seu habitat e porte físico. Para que você entenda e conheça um pouco mais, acompanhe esse artigo onde falaremos sobre os principais tipos de carpas. Acompanhe.

Origem E Características Gerais

A carpa é um peixe da família Cyprinidae e, geralmente, possui boca pequena, com barbilhões em volta. Cada espécie possui uma origem diferente, e os em todas elas, o animal pode chegar a medir até 1 metro de comprimento. Como algumas espécies são criadas por muitos de forma ornamental, a carpa é vista comumente em lagos, tanques e espelhos d’agua em parques privados ou públicos.

Entretanto, algumas espécies mais comuns e menos coloridas são destinadas para o consumo. Inclusive, a carpa foi um dos pescados mais consumidos até a época da revolução industrial, estando presente nas mesas das famílias desde muito tempo atrás. Conforme o local onde é criada, a carpa apresenta alterações no sabor. Assim, quando criada em águas mais limpas, como a de riachos, nascentes e açudes, a carne é mais saborosa.

A carpa é considera um dos reis da água doce, pois é bastante resistente, não existem duas carpas iguais e o animal possui longevidade, podendo chegar aos 60 anos, com estimativa média de 30 a 40 anos.

Criação E Reprodução De Carpas

A criação de carpas pode ser bastante rentável quando acompanhada de especialistas que ajudam a orientar os produtores. Existem dois principais sistemas de criação: extensivo e semiextensivo.

No sistema extensivo a produção é menor, tendo como vantagem principal a baixa densidade de peixes, onde não é necessário usar ração para alimentar os animais, pois eles comem os vegetais do viveiro. Já no sistema semiextensivo, como a quantidade de animais sendo criados é maior, o uso de ração na alimentação é essencial. Apesar dessa ultima apresentar maiores custos, os lucros advindos com o comercio dos animais também é maior.

Quanto à reprodução, esta ocorre apenas uma vez no ano, no fim do inverno e no inicio da primavera. Entretanto, devido à injeção de hormônios nos reprodutores isso pode ser modificado de forma artificial.

Reprodução De Carpas
Reprodução De Carpas

Tipos De Carpa E Suas Características

“Carpa” é o termo utilizado para se referir a um conjunto de espécies de peixes, os quais possuem características bem diferentes um do outro. A seguir, conheça os principais tipos de carpas.

Carpa Húngara

Carpa Húngara
Carpa Húngara

Esse peixe é originário da China e é cultivada em todo o mundo. Dentre suas principais características estão as escamas, que são iguais e são espalhadas por todo o corpo. Outro ponto peculiar da espécie é que ela vive no fundo de rios e lagos e pode chegar a pesar até 60 quilos quando está em seu habitat natural. Para criação em pesqueiros, é necessário manter a temperatura da água entre 24 e 28ºC. A alimentação dessa espécie se baseia em folhas de vegetais, minhocas, moluscos, insetos e zooplânctos.

Carpa Capim

Carpa Capim
Carpa Capim

Essa espécie é herbívora, se alimentando de gramas e de plantas aquáticas quando está em seu habitat natural. Seu nome foi inspirado na grande quantidade de capim que o animal pode comer que chega a representar 90% do seu peso total. Por ser herbívora, a carpa capim produz bastante adubo, sendo considerada uma excelente espécie para consorciação, apesar de ser um pouco menor que outras espécies e pesar em média 15 quilos.

Carpa Espelho

Carpa Espelho
Carpa Espelho

A carpa espelho chama bastante atenção e, por possuir o formato do corpo e da cabeça bem parecido com a carpa húngara é confundida muitas vezes com ela. A espécie vive mais no fundo de lagos e rios e possui escamas com tamanhos diferentes, com algumas bem maiores que outras. Sua alimentação inclui folhas de vegetais, minhocas, moluscos, insetos e zooplânctos, além de pães, ração ou salsichas.

Carpa Cabeçuda

Carpa Cabeçuda
Carpa Cabeçuda

Como o próprio nome diz, a cabeça dessa espécie representa cerca de 25% de seu corpo. Inclusive, sua cabeça é mais longa que de outras espécies e suas escamas são pequenas e iguais. Com uma boca bem grande, a carpa cabeçuda costuma se alimentar de pequenos crustáceos e de algas que ficam mais perto da superfície. Quando criada em pesqueiros, pode ser incluído na alimentação amendoim, mel, banana e outras frutas. Essa espécie pode ultrapassar os 50 quilos.

Carpas Nishikigoi

Essa espécie tem sua origem no Japão e em algumas áreas da Europa. Trata-se da espécie de carpas coloridas, caracterizadas pela diversidade de cores vibrantes. O nome vem da junção das palavras NISHIKI, que significa brocado, e GOI, que significa carpa, devido as carpas parecerem estar usando roupas de brocado.

Carpas Nishikigoi
Carpas Nishikigoi

A espécie é muito usada para decoração de lagoas e também criada por colecionadores. Inclusive existem eventos para exposição das carpas em todo o mundo, bem como no Brasil, onde podem ser encontrados diversos tipos de carpas dessa espécie:

  • Showa Sanshoku: essa carpa possui três cores, onde o seu ventre é negro com manchas de cor vermelha e branca.
  • Bekko: sua cor é branca e possui manchas negras. Em algumas regiões pode ser de cor branca, amarela ou vermelha com manchas negras.
  • Kohaku: carpa branca de manchas vermelhas, com cores definidas e destacadas.
  • Utsuri: Carpa de cor negra e manchas vermelhas, amarelas ou brancas.
  • Carpa Black: de cor negra predominante, pode ter algumas outras manchas de cores diferentes. É muito valiosa para os colecionadores, onde quanto mais negra mais valor possui.
  • Carpa Veu: tem vários tipos de cor e é criada principalmente em aquários.
  • Hikarimono Ogon: de cor amarela, com tonalidade brilhante quase metálico.
  • Hikarimono Platina: de cor branca, com aspecto metálico.
  • Ogon Matsuba: de cor amarela, com manchas pretas e dorso escuro.
  • Goshiki: seu ventre é de cor acinzentada com manchas marrom.
  • Guinrin Kohaku e Taisho: são dois tipos de carpa Nishikigai caracterizados pelas escamas brilhantes e cores metálicas.
  • Karimono Azul: é uma carpa de cor azul, com manchas vermelhas e manchas pretas.

As carpas capim, cabeçuda, espelho e húngara são carpas mais comuns, criadas para alimentação e para pesca esportiva. Já as carpas nishikigoi são ornamentais, sendo criadas por colecionadores, principalmente. Além disso, as carpas ornamentais são bastante valiosas, onde alguns tipos podem valer mais de 10 mil reais.

Agora que você conhece os principais tipos de carpa, fica mais fácil escolher um tipo para que você possa criar. E se quiser conhecer um pouco mais sobre outros animais, sobre plantas e sobre natureza, não deixe de conferir nosso site!

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *