Home / Animais / Lista de Raças de Galinhas Caipiras Para Criação

Lista de Raças de Galinhas Caipiras Para Criação

Os animais tem nos acompanhados desde que o homem começou a andar sobre dois pés, alguns mais do que outros, no entanto.

Alguns animais, como os cachorros, têm protegido e sendo companheiro dos homens há muitos anos. Outros, como o cavalo, tem transportados os humanos para milhares de lugares.

E existe a galinha, que há muitos anos, é usada para consumo, por possuir uma carne muito saborosa, e também por produzir milhares de ovos, que é usado em milhares de coisas na indústria alimentícia.

Além disso, as galinhas podem ser criadas em quintais ou em campos abertos, e isso facilita muito, pois pessoas com poucas condições, podem conseguir se sustentar apenas pela criação e venda de galinhas.

As galinhas caipiras são muito consumidas e produzidas no Brasil, e tem extrema importância econômica e cultural para todos os brasileiros.

Por isso, hoje iremos falar sobre uma lista de raça de galinhas caipiras que você pode criar, e além disso, você irá entender as características principais de cada galinha.

O que é a Galinha Caipira

As galinhas caipiras ou então galinhas de capoeira, são galinhas que são criadas nos quintais, campos, sítios ou fazendas, e esse nome é usado principalmente no Brasil para se referir as galinhas que são criadas de forma solta.

Ao contrário das galinhas de granja ou de indústria, as galinhas caipiras são criadas por pessoas simples e comuns.

No Brasil, as galinhas caipiras são muito utilizadas na culinária mineira, e também em regiões do Nordeste e Norte.

É contada uma história de que os tropeiros, quando viajavam, comiam apenas farinha ou carne de sol, e ao retornar para o lar, procuravam por algo diferente para comer. A família dos tropeiros tratava de preparar galinha caipira, feijão tropeiro, pirão e arroz branco.

Outras histórias, no entanto, indicam que as galinhas caipiras eram consumidas com quiabo e angu, que veio de uma tradição indígena, principalmente por escravos.

Para conhecer um pouco mais sobre as galinhas caipiras, iremos falar sobre as principais raças de galinhas caipiras que podem ser criadas.

Índio Gigante

Essa raça de galinhas, também conhecida como Galo Índio Gigante, ou ainda Índio Grande, é uma raça de galinha doméstica que foi desenvolvida no Brasil a partir do cruzamento entre galos de rinhas e galinhas caipiras.

Através de vários cruzamentos e galinhas grandes selecionadas, a raça atual ganhou forma, e também associação nacional que cuida da organização e melhoramento genético no Brasil.

Para ser considerada uma galinha Índio Gigante, ela deve ter cerca de 1,05 metros, e pesar pelo menos 4,5 quilos quando na fase adulta.

Galo Índio Gigante

A fêmea dessa espécie deve ter pelo menos 90 cm de altura, e o seu peso deve variar entre 2,5 até pelo menos 3 quilos quando adulta.

O Índio Gigante tem como principal característica sua altura, mas ele também pode ser diferenciado de outras raças por possuir um corpo mais ereto, barbela única e cores muito variadas.

Para medir essa galinha, é utilizada uma fita que vai desde a ponta da unha até chegar no seu bico, e a galinha deve ficar totalmente reta e esticada.

Essa raça é usada principalmente para consumo próprio, mas também para o comércio. Quanto maior for a galinha, e quanto melhor for a sua postura, mais cara ela será vendida.

Os ovos podem ser encontrados para venda na internet e custam cerca de 50 até 100 reais cada dúzia.

Canela Preta

A galinha caipira conhecida como canela preta também foi criada no Brasil, e pode ser encontrada principalmente na região Nordeste.

A canela preta foi levada, por muito tempo, pelos brasileiros até Portugal. No entanto, em uma época, galinhas mais produtivas e também precoces começaram a surgir no Brasil, e a canela preta começou a entrar em declínio.

Apesar disso, a canela preta é considerada muito rústica, e não precisa consumir muitos alimentos ou insumos, e ela está voltando a ser uma opção muito procurada pelos agricultores familiares.

A canela preta possui um porte considerado bem pequeno, é bastante rústica, e a sua característica principal são seus tarsos e falanges de cor preta, e a sua carne também é considerada mais escura, e possui um sabor mais característico.

Com um custo de criação muito baixo, e também por ser muito resistente ao calor do nordeste, a canela preta é muito recomendada como uma galinha de criação, pois ela irá conseguir sobreviver bem em qualquer local.

Paraíso Pedrês

A galinha paraíso pedrês é também outra galinha caipira de grande porte, e que também foi produzida e criada aqui no Brasil.

A sua história começou quando a família mineira de sobrenome Bianchi, na década de 80, queria uma galinha que tivesse uma aparência caipira, mas que fosse de porte maior, com carne mais gostosa, mais rústica, e que pudesse competir com o frango branco.

Dessa forma, após muitas combinações e melhoramentos genéticos, a galinha paraíso pedrês surgiu.

Ela possui uma ótima aptidão para produzir uma carne saborosa e também consegue produzir bastante ovos.

Quando adultas, essas galinhas podem chegar a pesar cerca de 7 quilos, e o abatimento já pode ocorrer entre 65 até 70 dias, quanto estão pesando cerca de 3 quilos.

Todos os anos, essa raça consegue produzir cerca de 280 ovos, o que é um número considerado bastante alto.

Peloco

A galinha peloco é também uma galinha considerada bastante rústica, necessitando de pouco insumo e alimentos, e podem ser criadas em locais com temperaturas mais altas.

Ela é ideal para ser criada nos quintais e fazendas, e com seu baixo custo de manutenção e criação, ela é muito recomendada para as famílias.

A carne da galinha peloco é um pouco mais escura que a carne das demais galinhas, possui pouca gordura e o seu sabor também é bem característico.

Os ovos da galinha peloco podem ser encontrados nas principais lojas, e podem custar cerca de 40 até 50 reais cada dúzia.

São ótimas galinhas para criação, e algumas universidades já estão trabalhando para melhorar ainda mais raça.

Você sabia que existia tudo isso de galinhas caipiras para serem criadas? Deixe nos comentários o que você achou e, caso você crie alguma dessas da lista, não deixe de deixar sua dica!

 

Veja também

Tartaruga De Aquário

Tartaruga De Aquário: Como Cuidar, O Que Dar Para Comer E Fotos

A gama de animais de estimação é muito grande pra escolher, e entre alguns dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *