Home / Animais / Lagosta Preta: Características, Fotos e Nome Científico

Lagosta Preta: Características, Fotos e Nome Científico

A Suécia está emocionada. Tem algo a ver com o início da temporada de lagostas negras. “Desde que me lembro da estação da lagosta preta tem sido uma grande coisa para as pessoas nas comunidades costeiras da Suécia”, escreveu Anders Samuelsson, actionerer da Smögens Fiskauktion. O motivo dessa empolgação?

Temporada de Lagosta Preta

“Todo mundo que está interessado em pescar terá alguns potes para pegar lagosta. Cerca de 90% da oferta de lagosta preta vem de pessoas particulares! Este ano esperamos ter cerca de 1500 kg de lagosta preta na Smögens Fiskauktion. A lagosta será vendida a maior parte do tempo para os atacadistas. Eles costumam mantê-los vivos em grandes aquários e vendê-los com a celebração do Ano Novo.”

“Infelizmente, o estoque diminuiu e o governo vem tentando há vários anos com diferentes métodos para preservar a população da lagosta negra. Este ano eles mudaram o regulamento novamente para que os pescadores possam ter 40 potes em vez de 50 e as pessoas privadas podem ter 6 potes em vez de 14. Eles também mudaram o tamanho mínimo de 8 cm de carapaça para 9 cm. Então você poderia dizer que está se tornando algo cada vez mais exclusivo!”

Isto é só pra ilustrar a qualidade desejável e a raridade de se conseguir atualmente a lagosta preta, não só na Suécia mas também em outras partes do mundo. O que é a lagosta preta? Que espécie é essa e quais suas características?

Lagosta Preta – Nome Científico

O Homarus gammarus, este é o nome científico de uma das mais famosas lagostas pretas encontradas. É uma espécie de lagosta com garras do Oceano Atlântico oriental, do Mar Mediterrâneo e de partes do Mar Negro. Homarus gammarus é um alimento muito apreciado, e é amplamente capturado usando as armadilhas próprias pra lagostas, principalmente em torno das Ilhas Britânicas.

O Homarus gammarus é encontrado em todo o nordeste do Oceano Atlântico, do norte da Noruega aos Açores e Marrocos, sem incluir o Mar Báltico. Também está presente na maior parte do Mar Mediterrâneo, apenas ausente da seção leste de Creta, e ao longo da costa noroeste do Mar Negro. As populações mais setentrionais são encontradas nos fiordes noruegueses Tysfjorden e Nordfolda, dentro do Círculo Ártico.

Homarus Gammarus
Homarus Gammarus

As espécies podem ser divididas em quatro populações geneticamente distintas, uma população generalizada e três que divergiram devido ao pequeno tamanho efetivo da população, possivelmente devido à adaptação ao ambiente local. A primeira delas é a população de lagostas do norte da Noruega, estas que estamos considerando no artigo como lagostas pretas. Nas comunidades suecas locais referem-se a elas como “lagosta do sol da meia-noite”.

As populações no Mar Mediterrâneo são distintas daquelas no Oceano Atlântico. A última população distinta é encontrada na Holanda: as amostras do Oosterschelde eram distintas daquelas coletadas no Mar do Norte ou Canal da Mancha. Estas não costumam apresentar a coloração negra semelhante as espécies coletadas nos mares suecos, e talvez daí as possíveis confusões ou contestações ao referir-se ao homarus gammarus como lagosta negra.

Lagosta Preta- Características e Fotos

O Homarus gammarus é um grande crustáceo, com um comprimento de até 60 centímetros e pesando entre 5 e 6 quilos, embora as lagostas apanhadas em armadilhas tenham geralmente 23-38 cm por muito tempo e pese de 0,7 a 2,2 kg. Como outros crustáceos, as lagostas têm um exoesqueleto duro que elas precisam mudar para crescer, em um processo chamado ecdise (moulting). Isso pode ocorrer várias vezes ao ano para jovens lagostas, mas diminui para uma vez a cada 1-2 anos para animais maiores.

O primeiro par de pereiópodes está armado com um grande par assimétrico de pés. O maior deles é o “britador” e tem nódulos arredondados usados para esmagar a presa; o outro é o “cortador”, que tem bordas internas afiadas, e é usado para segurar ou rasgar a presa. Geralmente, a garra esquerda é o britador, e a direita é o cortador.

O exoesqueleto é geralmente azul com as variações de acordo com o habitat em que vivem, com pontos amarelados que coalescem. A cor vermelha associada às lagostas só aparece após o cozimento. Isso ocorre porque, na vida, o pigmento vermelho astaxantina está ligado a um complexo de proteínas, mas o complexo é quebrado pelo calor do cozimento, liberando o pigmento vermelho.

Ciclo de Vida do Homarus Gammarus

O homarus gammarus fêmea deve alcançar a maturidade sexual quando tiverem atingido um comprimento de carapaça de 80-85 milímetros, enquanto os machos amadurecem com um tamanho ligeiramente menor. O acasalamento ocorre tipicamente no verão entre uma fêmea com ecdise recente, cuja casca é, portanto, macia, e um macho de casca dura. A fêmea carrega os ovos por até 12 meses, dependendo da temperatura, presa aos seus pleópodes . Fêmeas carregando ovos podem ser encontradas durante todo o ano.

Os ovos eclodem à noite e as larvas nadam até a superfície da água, onde flutuam com as correntes oceânicas, atacando o zoo plâncton. Esta fase envolve três muda e dura de 15 a 35 dias. Após a terceira muda, o juvenil assume uma forma mais próxima do adulto e adota um estilo de vida bentônico.

Os juvenis raramente são vistos em estado selvagem e são pouco conhecidos, embora sejam conhecidos por serem capazes de cavar tocas extensas. Estima-se que apenas 1 larva em cada 20.000 sobrevive à fase bêntica. Quando atingem um comprimento de carapaça de 15 mm, os juvenis deixam suas tocas e iniciam sua vida adulta.

Consumo Humano da Lagosta

Homarus gammarus é altamente estimado como um alimento e essa lagosta é tradicional em muitos pratos britânicos. Pode obter preços muito elevados e pode ser vendido fresco, congelado, enlatado ou em pó.

Tanto as garras quanto o abdome da lagosta contêm carne branca “excelente”, e a maior parte do conteúdo do cefalotórax é comestível. As exceções são o moinho gástrico e a “veia de areia” (intestino). O preço do homarus gammarus é até três vezes maior que a do homarus americanus, e a espécie européia é considerada mais saborosa.

Lagostas são na sua maioria pescados usando potes de lagosta, embora linhas usando iscas com polvo ou chocos também ocorram, por vezes, com algum sucesso em içá-los para fora, que lhes permitam ser capturado em uma rede ou à mão. O tamanho mínimo de pesca permissível para o homarus gammarus é um comprimento de carapaça de 87 mm.

Ah, e por último, mas não menos importante, quando podemos comprar a lagosta preta sueca? Segundo o nosso informante no início do artigo, o sr. Anders, a temporada começa na primeira segunda-feira após o dia 20 de setembro e termina no dia 30 de novembro.

Veja também

Macaca Cyclopis ou Macaco de Taiwan: Características e Fotos

Os primatas em geral são seres bem interessantes, de capacidade e inteligências formidáveis, e certas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *