Home / Animais / Lagarto Corredor de Seis Linhas: Características, Habitat e Fotos

Lagarto Corredor de Seis Linhas: Características, Habitat e Fotos

Os lagartos são animais muito interessantes, já que seu modo de vida é bastante diferente daquele visto nos mamíferos, por exemplo. Assim, é normal que as pessoas queiram entender um pouco mais sobre as espécies desse animal. Muitas vezes, na tentativa de compreender melhor esses répteis, nomes populares são dados aos animais.

Um belo caso disso é o famoso lagarto teiú, que também pode receber outras nomenclaturas pelo Brasil. No caso, o animal ainda pode ser chamado de teju, lagarto teju, jacuraru, caruaru e lagarto corredor. O último nome é um pouco menos comum, mas corresponde também ao teiú em algumas partes do Brasil. Porém, o teiú não é o lagarto corredor autêntico, que vive nos Estados Unidos e no México;na verdade esse animal é pouco conhecido no Brasil, já que não existe por aqui.

Dessa maneira, o lagarto corredor de seis linhas possui, de fato, 6 linhas verticais e iguais em seu corpo. Essas linhas são separadas por uma outra, um pouco mais grossa. De qualquer forma, o certo mesmo é que o lagarto corredor de seis linhas tem características e modo de vida pouco conhecidos pelo público brasileiro. Logo, é muito interessante saber mais sobre a espécie. Veja abaixo mais informações sobre esse tipo norte-americano de lagarto.

Características do Lagarto Corredor de Seis Linhas

O lagarto corredor de seis linhas, como já dito, vive entre o México e os Estados Unidos. O animal se encontra entre os lagartos mais velozes de todo o mundo e, em determinadas distâncias, pode chegar aos 30 km/h sem tanta dificuldade. A grande forma de diferenciar o lagarto corredor de seis linhas dos outros se dá a partir das linhas que existem na parte externa do seu corpo, sobre as costas.

Ao todo, o animal possui 7 linhas verticais pelo corpo, com uma delas fazendo a separação entre as demais. O corpo do réptil é bastante fino, o que ajuda no trabalho de percorrer distâncias curtas de maneira muito veloz. Essa espécie gosta de ambientes quentes para crescer e se desenvolver, preferindo viver em cidades onde a temperatura média esteja acima dos 25 graus Celsius.

Lagarto Corredor de Seis Linhas Características

Por vezes, o lagarto corredor de seis linhas vive até mesmo em dunas, ainda que o ambiente não ofereça tantos nutrientes para o seu desenvolvimento. Como forma de resposta a isso, o mais natural é que o lagarto corredor não necessite de muitos nutrientes ao longo do dia a dia.

Habitat do Lagarto Corredor de Seis Linhas

O lagarto corredor de seis linhas vive na América do Norte, entre o México e os Estados Unidos. Esse animal gosta dos cenários mais secos e quentes, já que nesses ambientes consegue selecionar os insetos que mais gosta – ademais, o metabolismo do lagarto corredor se adapta bem a locais secos.

Nos Estados Unidos, é muito comum encontrar o lagarto em questão no Texas, área bastante quente e seca do país. No México, o réptil costuma se manter ao Norte do país, uma região também com temperaturas elevadas. Embora possuas muitas ameaças no seu habitat, seja em dunas ou em pradarias, o natural é que o lagarto corredor de seis linhas consiga se livrar dos predadores com alguma facilidade.

Isso acontece devido à alta velocidade do animal, que se mostra capaz de percorrer pequenas distâncias em velocidades alucinantes. Além disso, o lagarto ainda é pequeno e consegue se esconder em buracos, rochas ou outros espaços minúsculos. Portanto, no fim das contas o lagarto corredor de seis linhas acaba por não ser uma grande presa para os animais maiores, que esperam facilidade no momento de caçar.

Nome Científico e Estado de Conservação do Lagarto Corredor de Seis Linhas

O lagarto corredor atende pelo nome científico de Aspidoscelis sexlineata. Dessa maneira, o animal costuma ser mais conhecido como “six-lined racerunner”, que significa lagarto corredor de seis linhas em tradução livre.

O animal está em ótimo estado de conservação, ocupando a faixa de menor preocupação para as autoridades – tanto no México quanto nos Estados Unidos. Assim, o lagarto corredor se mantém em bom estado de conservação por uma reunião de motivos. Para começar, o animal é bastante rápido e torna complicada a tarefa de quem pretende capturá-lo. Além disso, o lagarto vive em regiões mais afastadas de ambos os países, onde a densidade demográfica é muito menor.

Aspidoscelis Sexlineata

Como um ponto adicional, mesmo em meio a essas cidades já menos povoadas, o lagarto corredor de seis linhas vive em áreas ainda mais isoladas – como dunas ou pradarias afastadas dos grandes centros. Logo, é muito natural que o nível de conservação do animal seja alto, já que a espécie se mostra capaz de evitar todos os possíveis problemas que poderia enfrentar. Portanto, nem mesmo a relativa destruição do habitat consegue fazer com que o lagarto corredor de seis linhas se torne ameaçado.

Reprodução e Lagarto Corredor de Seis Linhas no Brasil

O lagarto corredor de seis linhas é um animal norte-americano e, como tal, enfrenta dificuldades para sobreviver a algumas outras regiões do mundo. Porém, apesar de estar entre os Estados Unidos e o México, essa espécie gosta de temperaturas altas e ambientes secos. Dessa forma, o Nordeste brasileiro, em algumas partes, seria grande cenário para o desenvolvimento do lagarto corredor de seis linhas no Brasil.

Porém, não existem relatos de que isso aconteça em larga escala no país, já que o lagarto corredor sequer é conhecido pela grande maioria das pessoas – na realidade, é bastante complicado acessar informações do lagarto corredor de seis linhas em língua portuguesa. Sobre a reprodução, o mais natural é que o lagarto coloque de 5 a 6 ovos por vezes, com 2 ou 3 desses filhotes atingindo a fase adulta – a taxa de mortes precoces ainda é bastante grande para a espécie.

A reprodução costuma acontecer logo nos primeiros momentos do verão, que é a estação preferida do lagarto corredor de seis linhas. Os ovos levam algumas semanas para chocar por completo, com os filhotes necessitando bastante da ajuda materna nos momentos iniciais de vida; os filhotes apenas começam a se tornar mais independentes no terceiro mês de vida.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *