Home / Animais / Irara Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Irara Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Hoje vamos conhecer mais um animal bem simpático, um mamífero muito habilidoso para subir em árvores, vamos falar sobre a Irara.

A nossa estrela de hoje é muito encontrada em florestas tropicais como no Brasil, na América Central e América do Sul. Popularmente também conhecida como comedora de mel, e esse nome não vem à toa, já que adora sabores doces. A Irara tem uma função muito importante nas florestas, ela tem o papel de ajudar a dispersar sementes.

Para algumas pessoas esse animal é uma novidade, então saiba que é um mamífero de nome científico Eita Barbara. A Irara não é um animal muito pequeno, mas também não muito grande, tem um tamanho médio, suas características lembram bastante outros animais, por conta do formato do seu corpo, do seu rosto e até pelas garras.

Características Físicas da Irara

Irara na Mata
Irara na Mata

A Irara é um animal de quatro patas que vive no ambiente de florestas como citamos acima. Apesar de ser um bicho muito fofo e conquistar a todos com seu rosto amigável, é um animal selvagem.

A cauda da Irara é bem longa, de cor escura que deve medir cerca de 47 cm, já seu corpo sem a cauda chega a medir cerca de 68 cm.

Vamos falar agora sobre a sua pelagem, essa espécie possui pelos bem escuros em toda extensão do corpo, exceto a garganta e a cabeça. No rosto a pelagem costuma ser bem mais clara, pode ser amarelada ou bege, o mesmo pode acontecer no pescoço.

Fatos Interessantes Sobre a Irara

Vamos citar agora alguns fatos interessantes sobre esse animal, podemos começar dizendo que ela faz parte da família das lontras e também das ariranhas, chamada Mustelidae. Apesar disso, apenas a Irara faz parte do gênero chamado de Eira, palavra essa que faz alusão a comedor de mel, no Guarani. Esse termo não foi lhe dado à toa, pois a Irara adora consumir mel.

Outro fato bem interessante é que ela é mais ativa durante o dia, com hábitos diurnos eles podem viver sozinhos ou também em grupos pequenos.

Ainda sobre os fatos interessantes é sobre suas habilidades, graças a seu físico ela é um animal com muita agilidade seja no chão ou no topo das árvores, suas habilidades manuais são realmente surpreendentes. A forma como ela se locomove entre as árvores é incrível, ela consegue utilizar as patas de trás para se pendurar e impulsionar o corpo em direção às frutas que são colhidas com a cauda, desviando de troncos e galhos.

Curiosidades Sobre a Irara

Como citamos acima, uma das curiosidades sobre a Irara é o fato de ser muito fã de mel, gosta tanto que chega a se alimentar de abelhas novinhas. As abelhas não são os únicos animais consumidos pela Irara, na sua lista ainda tem pequenos mamíferos, alguns pássaros e inclusive alguns ovos.

Ainda sobre os animais consumidos por ela, podemos citar patos, galinhas, alguns marrecos, e até pintinhos, além dos ovos. Por este motivo as pessoas que moram em fazenda e criam esses animais se preocupam bastante com esses ataques, quando ela invade um galinheiro é comum que beba o sangue das galinhas além de se alimentar da carne.

Outra curiosidade é que as Iraras procuram lugare seguros para se abrigar tranquilamente, quando cismam que o local não é seguro o suficiente elas tendem a se mudar, levando com elas seus filhotes que são levados na boca do animal, muito parecido com os gatos carregando seus filhotes pendurados na boca pela pele do pescoço.

Mais uma curiosidade é sobre os hábitos de caça da Irara, quando a noite começa a cair eles tendem a sair em casais para caçar, antes do amanhecer voltam para cuidar de seus filhotes que certamente estão bem seguros dentro de alguma árvore oca.

Com isso podemos perceber que esses animais não gostam muito da luz do dia, por conta disso só serão vistos passeando de dia se o tempo estiver bem nublado. Portanto já saiba que assim que o sol desponta no céu, ela encontra um jeito de se esconder.

Encerrando as principais curiosidades podemos citar que esses animais apresentam até 24km2 de área de vida. Outro ponto curioso é a respeito da cor de sua pelagem que pode sofrer alguma variação a depender da região que está. Podemos citar os animais encontrados no Sul do Brasil como o estado do Paraná e de Santa Catarina  que chegam a ter pêlos quase brancos.

Fotos da Irara

Até aqui já podemos perceber como a Irara é um animal super interessante não é mesmo? Por isso separamos mais alguns outros fatos que você não pode deixar de conhecer, fique com a gente até o final deste post.

Principais Ameaças Sofridas pela Irara

A primeira e principal ameaça sofrida por estes animais infelizmente vem do homem, principalmente no nosso país onde as florestas estão em crescente desmatamento os animais que habitam as florestas são diretamente afetados. Também causados pela interferência do homem na natureza são comuns os atropelamentos desses animais. Outra ameaça são as doenças transmitidas de outros animais, principalmente os domesticados. Nos casos em que as Iraras atacam algumas fazendas destruindo galinheiros e plantações é quase inevitável que sejam mortos por fazendeiros e cuidadores de chácaras na zona rural.

Alimentação das Iraras

Podemos dizer que as Iraras são bem ecléticas na sua alimentação, apesar da sua preferência por alimentos adocicados como o mel, frutas e etc ela também se alimenta de outros pequenos animais, aves, ratos e inclusive coelhos.

Reprodução da Irara

Falando sobre a reprodução desses animais podemos citar que cada gestação leva em torno de 63 a 70 dias para nascer cada ninhada. Cada ninhada de Irara pode conter de apenas um a até quatro filhotes.

Gostou de conhecer mais sobre esse animal cheio de curiosidades? Conta para gente e até a próxima.

Veja também

Grande Boiadeiro Suíço

Historia do Grande Boiadeiro Suíço, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a raça Grande Boiadeiro Suiço, já falamos sobre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.