Home / Animais / Iguana Transmite Doenças? Como Se Prevenir?

Iguana Transmite Doenças? Como Se Prevenir?

O seu sonho sempre foi criar um bichinho bem diferente? Já pensou em ter na sua casa uma iguana? Óbvio que essa espécie pode não ser um companheiro tão legal como os gatos e cachorros, mas pode ser uma excelente opção de animal exótico. Caso não se sinta ameaçado, a iguana pode ser uma animal muito calmo e ótimo para se ter em casa. Confira nosso artigo para conhecer um pouco mais sobre as características do animal e os cuidados que você deve ter para mantê-lo em ambiente doméstico. Vamos lá?

Características da Iguana

De forma geral, a iguana é um animal herbívoro que se alimenta exclusivamente de vegetais. Portanto, quando criado em casa você pode alimentar o bicho com plantas ou verduras (como o alface, por exemplo). Não deixe incluir na dieta legumes nutritivos para que o animal possa se desenvolver com saúde.

Elas podem chegar a medir mais de um metro e meio quando estão na fase adulta e pesar quase dez quilos. Somente a cauda representa mais 50% do seu corpo, sendo uma parte essencial da sua anatomia, já que é por meio dela que a iguana consegue fazer a regulação da temperatura corporal, se equilibrar e fazer a defesa contra os inimigos.

Para isso, é muito importante que o local que você reservou para que a iguana possa viver tenha aproximadamente duas vezes o tamanho do animal, ok?  A aparência das iguanas é de um lagarto com uma pele bem áspera e cheia de escamas. Possui uma espécie de crista na cauda que apresenta algumas garras. Os dentes desse animal são afiadíssimos, possibilitando uma mandíbula muito forte.

Uma curiosidade muito interessante sobre a iguana é que ela possui mais de cem dentes na boca. Incrível, não é mesmo?

As Iguanas Transmitem Doenças Para os Seres Humanos?

Sim! O maior risco é com relação à Salmonelose, um tipo de infecção bacteriana que pode fazer com que tenhamos vômitos e diarreias. Para prevenir é muito importante que você mantenha o animal em um local limpo (os terrários são ótimas opções) procurando sempre lavar as mãos após manipular o bicho. Outro cuidado muito importante é sempre levar a iguana para o veterinário para que ela fique livre de problemas de saúde como pneumonias, desnutrição e problemas de estômago e na pele.

Lembre-se que o terrário deve ter aquecimento e sistema de luz ultravioleta para que o organismo da iguana funcione corretamente e ela possa ter acesso a vitamina D. Além disso, a umidade do local em que ela fica precisa ser alta e a dica é adquirir um medidor para aferir com mais precisão. Assim, você poderá tomar as devidas precauções.

Cuidados ao Ter uma Iguana Como Bicho de Estimação

Lembrando que o animal deve ser comprado em locais autorizados pelo Ibama.  É exigido que ele possua um chip que contém um registro da venda. A forma como você manuseia a iguana também deve ser  muito cuidadosa, já que elas podem atacar e usar a cauda como chicote caso se sintam ameaçadas. De forma geral, não é um animal muito adequado para casas que possuem crianças pequenas.

Além de vegetais, você pode oferecer alguns tipos de insetos (como baratas e grilos) para iguana. Além disso, já existem rações especiais para o animal, bem como o comércio especializado em vegetais próprios para o consumo da espécie.

Outras Informações Sobre as Iguanas

As iguanas são animais que adoram climas tropicais , o que requer bastante atenção para quem quer ter uma em casa. Em locais onde o inverno é mais rigoroso é preciso que os locais em que elas ficam tenham aquecimento. Isso vai fazer com que a  temperatura fique entre 26° e 30°. Caso não seja possível ter esse sistema, o ideal é que você escolha outro tipo de animal de estimação.

Iguana no Sofá
Iguana no Sofá

De forma geral, essa espécie de animal não é muito sociável e precisa de alguns cuidados para que não se torne um bicho arredio. Treine a socialização e em pouco tempo terá bons resultados. Alguns treinos podem fazer ela gostar de carinho e aprender a esfregar uma parte do corpo em você. Tudo isso em apenas um ano.

São animais territorialistas e precisam de muita atenção para que não se tornem bichos agressivos e independentes demais. Os treinos de forma regular são essenciais para que as relações com os seres humanos se tornem mais agradáveis.

Ficha Técnica da Iguana

Estamos chegando ao fim, mas antes confira algumas das mais importantes informações sobre a iguana:

  • Seu nome científico é Iguana iguana, mas pode ser popularmente conhecida como: iguana verde, sinimbu, camaleão, ou simplesmente iguana.
  • Possuem como habitat natural o continente sul americano, conseguindo viver e se adaptar bem em climas tropicais e desérticos.
  • Algumas espécies podem chegar a medir mais de dois metros. O rabo da iguana pode representar mais de 50% do tamanho do corpo do animal.
  • Em geral, possuem a cor verde escuro, mas algumas espécies são mais acinzentadas. Podem chegar a viver por quinze anos.
  • Esses répteis podem apresentar risco para a saúde dos humanos, portanto, é necessário muito cuidado caso você decida ter uma iguana como bicho de estimação. A salmonela pode ser transmitida pelo animal e é uma infecção que pode nos deixar muito debilitados. As crianças podem apresentar sintomas ainda mais intensos que podem levar, inclusive, até a morte. Dessa forma, é essencial que os cuidados com a higiene da iguana e do local onde ela fica sejam redobrados caso você tenha crianças em casa, ok? Essa é a melhor forma de evitar a propagação da salmonela.
    Filhote de Iguana no Galho Seco de uma Árvore
    Filhote de Iguana no Galho Seco de uma Árvore

Nosso artigo acaba por aqui e esperamos que ele tenha sido útil. Lembre de tomar todos os cuidados necessários para ter uma iguana em casa e não compre o animal em locais que não possuem a certificação do Ibama. Caso tenha ficado alguma dúvida você pode deixar um comentário logo abaixo, ok? Aqui no Mundo Ecologia temos sempre os melhores conteúdos sobre natureza. Que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais e com os seus amigos? Até a próxima!

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *