Home / Animais / Iguana-das-Caraíbas: Características, Nome Cientifico e Fotos

Iguana-das-Caraíbas: Características, Nome Cientifico e Fotos

A Iguana-das-Caraíbas, de nome científico Iguana Delicatissima, é uma espécie de lagarto grande, arbórea e principalmente herbívora.

Assim, adaptou-se de forma significativa no que diz respeito a locomoção e osmoregulação como um resultado da sua dieta. Ela cresce para 1,5 metros, da cabeça à cauda. Entretanto, alguns exemplares chegam a mais de 2 metros de comprimento e têm pesos corporais acima de 9 kg.

Se você está curioso para saber mais dessa iguana, não perca todas as informações que este artigo traz. Confira!

Características da Iguana-das-Caraíbas

As Iguanas-das-Caraíbas são diurnas, arbóreas e geralmente encontradas perto da água. Alpinistas ágeis, podem cair de até 15 metros e aterrissarem ilesas. Isso porque elas usam as garras da perna traseira para agarrar folhas e galhos para impedir uma queda.

Ao nadar, o exemplar desse animal permanece submerso, deixando suas quatro patas frouxas contra o lado. Ela se impulsiona através da água com golpes de cauda poderosos.

Anatomia e Morfologia

As iguanas adultas possuem uma fileira de espinhos ao longo de suas costas e caudas, o que ajuda a protegê-las dos predadores. Suas caudas tipo chicote podem ser usadas para fazer ataques dolorosos.

Como muitos outros lagartos, quando agarradas pela cauda, ​​elas podem permitir que essa parte do corpo se quebre, para que possa escapar. Contudo, eventualmente, ela se regenera. Além disso, a Iguana-dos-Caraíbas têm uma barbela bem desenvolvida, o que ajuda a regular a temperatura do corpo.

Essa espécie tem uma excelente visão, permitindo detectar formas e movimentos a longas distâncias. Ao mesmo tempo, ela tem células chamadas “células de cone duplo” que lhe dá uma visão nítida das cores e permite que veja comprimentos de onda ultravioleta.  Esta possibilidade é altamente útil quando para aquecimento do corpo e produção de vitamina D.

Iguana-das-Caraíbas Fotografada de Perto
Iguana-das-Caraíbas Fotografada de Perto

Seus dentes são muito afiados, capazes de triturar folhas e até a pele humana. Sua forma é de uma folha, larga e plana, com serrilhas na borda. A semelhança desses dentes se dá com os de um dos primeiros dinossauros descobertos. Os dentes estão situados nos lados internos dos maxilares, e é por isso que são difíceis de ver em espécimes menores.

Reprodução e Dimorfismo das Iguanas

A Iguana-dos-Caraíbas tem poros femorais altamente desenvolvidos na parte inferior das coxas que secretam um perfume. As fêmeas têm poros femorais, mas são menores em comparação com os machos.

Além disso, os espinhos dorsais que correm ao longo das costas do animal são visivelmente mais longos e mais espessos nos machos do que nas fêmeas, tornando os exemplares um tanto sexualmente dimórficos.

Os espécimes masculinos tendem a exibir comportamentos mais dominantes, como balançar a cabeça e chicotear a cauda. Eles também tendem a desenvolver uma crista dorsal mais alta do que as fêmeas, bem como espinhos dorsais mais altos. As mandíbulas grandes, redondas e muito pronunciadas são geralmente uma característica masculina.

Reprodução da Iguana
Reprodução da Iguana

Essa espécie é ovípara, com a fêmea depositando entre 20 a 71 ovos uma vez por ano durante um período de nidificação sincronizado. A mãe não oferece proteção aos ovos após a postura dos ovos, além de defender o ninho durante a escavação.

Os filhotes emergem após 10 a 15 semanas de incubação. Depois de eclodirem, as iguanas jovens parecem semelhantes aos adultos em cor e forma.

Os jovens permanecem em grupos familiares pelo primeiro ano de suas vidas. A Iguana-dos-Caraíbas macho desses grupos costuma usar seu próprio corpo para proteger as fêmeas de predadores, sendo uma das únicas espécies de réptil que faz isso.

Dieta da Espécie

Essas iguanas, como já comentado, são principalmente herbívoras, alimentando-se de:

  • Nabo;
  • Mostarda;
  • Dente-de-Leão;
  • Flores;
  • Frutas;
  • Brotos crescentes de mais de 100 espécies diferentes de plantas.

Os animais que estão em cativeiro requerem uma proporção precisa de minerais em sua dieta. É importante que eles tenham uma variedade de verduras folhosas, juntamente com frutas e legumes.

Os exemplares mais jovens geralmente comem fezes de adultos para adquirir a microflora essencial para digerir sua dieta vegetariana de baixa qualidade e difícil de processar.

Diferentes Espécies de Iguanas Parecem e Agem de Maneira Diferente

Os espécimes da Iguana-dos-Caraíbas, bem como outros gêneros, podem ter comportamentos tão diferentes que talvez você não reconheça como membros de uma mesma família.

Enquanto algumas iguanas têm cores vivas e brilhantes, outras têm cores bastante opacas. Como elas podem ser encontradas em vários habitats, cada espécie tem suas próprias adaptações. Por exemplo, a iguana marinha das Ilhas Galápagos é uma nadadora habilidosa e sua coloração negra ajuda a aquecer seu corpo depois de nadar no oceano frio.

Em contraste, a iguana verde fica em casa no alto das árvores de uma floresta tropical. Já outros tipos têm adaptações que lhes permitem viver com sucesso no deserto quente e seco ou em áreas rochosas.

Conservação

A perda de habitat, a introdução de animais exóticos que atacam iguanas, a captura para o comércio de animais de estimação e a caça furtiva são algumas das ameaças às populações selvagens desses animais.

Algumas espécies que antes eram abundantes na natureza agora estão começando a desaparecer. Entretanto, existem várias medidas que podem ajudar as iguanas a sobreviver e não entrarem na lista de extinção, como:

  • Propagação em cativeiro em zoológicos;
  • Restrições à caça e coleta;
  • Programas de educação para pessoas que vivem dentro ou perto de habitats da iguana.

Fatos Divertidos Sobre as Iguanas

  • As iguanas marinhas das Ilhas Galápagos (na costa do Equador) são excelentes nadadoras;
  • No reino animal, os machos geralmente têm as cores mais brilhantes, mas não entre as iguanas verdes. Os machos comumente se mostram alaranjados, já as fêmeas são verdes mais claros e os exemplares jovens são de um verde brilhante;
  • As faixas do macho desse tipo de réptil podem mudar de cor – de verde para azul, cinza ou preto, de acordo com o seu humor;
  • As iguanas marinhas podem secretar excesso de sal pelas narinas;
  • Algumas iguanas gostam de viver em árvores e arbustos mais altos, como as iguanas verdes da América Central e do Sul.

Viu só como existem muitas características e fatos interessantes sobre a Iguana-das-Caraíbas que ninguém sequer imagina? Desde sua descrição física até o seu comportamento é uma incrível viagem dentro do mundo dos répteis.

Veja também

Maritaca

Como Espantar Maritacas do Telhado de Casa?

Hoje vamos falar um pouco sobre as maritacas, elas são super espertas e tem uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.