Home / Animais / História do Papa-Léguas e Origem do Animal

História do Papa-Léguas e Origem do Animal

O papa léguas e um personagem famoso dos desenhos da Disney. O desenho papa léguas e coiote ganhos crianças e adultos nos Estados Unidos.

A ave super esperta que sempre escapava das armadilhas do coiote era ainda muito rápida. O mais legal é que o papa léguas não existe apenas nos desenhos e o animal de verdade não é muito diferente do desenho. Conheça a seguir a história do papa léguas e outras informações sobre essa ave.

História e Características do Animal Papa Léguas

Papa léguas trata-se de uma ave da família cuculidae. Seu nome cientifico é Geococcyx californianus e o animal também é conhecido como galo-cuco. O nome papa léguas deriva do hábito que esse animal tem de correr na frente de veículos.

Nos Estados Unidos a ave é conhecida como “roadrunner”, que traduzindo significa corredor das estradas. Esse nome decorre do fato de o animal correr bem rápido, assim como no desenho. O papa léguas vive especialmente na Califórnia, nos desertos do México e também dos Estados Unidos.

O papa léguas real é muito parecido com o do desenho em diversos aspectos. Ele pode medir de 52 a 62 centímetros de comprimento e possui uma envergadura de 49 centímetros. Seu peso varia entre 220 e 530 gramas. Sua crista é grossa e espessa, enquanto o bico é longo e escuro.

Ele possui um pescoço de cor azulada na parte superior bem como sua barriga. Já a cauda e a cabeça são mais escuras. A parte superior do animal é na cor marrom e possui listras claras com pontos na cor preta ou rosa. O peito e o pescoço são castanho-claros ou brancos também com listras, porém na cor marrom escuro. Sua crista possui penas marrons e na sua cabeça há um pedaço de pele de cor azul e outro pedaço de cor laranja por trás de seus olhos. Essa pele, nos adultos, é substituída por penas brancas.

Possui um par de pés com quatro dedos em cada um e duas garras na parte da frente e duas na parte de trás. Como possui pernas fortes, esse animal prefere correr ao invés do voar. Inclusive seu voo é bastante desajeitado e pouco funcional. Quando corre, o papa léguas estica o pescoço e balança sua cauda para cima e para baixo e pode alcançar até 30 km/h.

Existem atualmente duas espécies de papa léguas. As duas vivem nos desertos ou em áreas abertas, com poucas árvores. Uma delas é do México e também vive nos Estados Unidos e é maior que a segunda, a qual vive no México e também na América Central.

Geococcyx Californianus
Geococcyx Californianus

O papa léguas menor tem um corpo menos rajado que o maior. O papa léguas maior tem pernas na cor verde oliva e também no branco. Ambas as espécies possuem cristas com penas grossas.

O Papa Léguas dos Desenhos

O desenho do papa léguas foi exibido pela primeira vez em 16 de setembro de 1949.  Com o sucesso do desenho, muitos se perguntaram se esse animal existia de verdade, gerando uma certa fama ao animal. Ao procurar por informações, as pessoas verificaram que muitas características do desenho eram parecidas com o animal de verdade, como o fato de viver nos desertos, com pedras e montanhas e também por correr rápido.

O desenho possui mais de 70 anos, nele o papa léguas é perseguido por um coiote, que é uma espécie de lobo americano. Por estranho que pareça, o papa léguas real também é a principal presa do coiote, bem como de cobras, guaxinins, falcões e corvos.

A fama do desenho veio junto com uma série de outros animais que formaram os famosos “Loney Tunes”, que eram personagens que não falavam nada e mesmo assim conquistaram a atenção dos telespectadores exibindo apenas os sons dos animais e dos barulhos dos movimentos que faziam.

Quanto ao desenho do papa léguas, a trama mostra um animal que corre muito rápido pelo deserto enquanto foge de um coiote maluco que cria diversos tipos de armadilhas para capturar o papa léguas. O coiote inventa de tudo, chegando a usar patins e até foguetes.

Esse desenho foi exibido nas telinhas de 1949 a 2003 e possui 47 episódios. É uma das poucas historias em que o telespectador acaba torcendo para que o vilão da história consiga alcançar seu objetivo. Isso porque a ingenuidade e a persistência do coiote acabam fazendo o telespectador ter esperanças nele.

O papa léguas ficou marcado pelo famoso “beep beep” e também pelo seu topete azul.

Alimentação, Habitat e Outras Informações do Papa Léguas

Por viver nos desertos, o papa léguas se alimenta de pequenos répteis e pássaros, camundongos, aranhas, escorpiões lagartos, insetos e cobras. Para se alimentar, ele captura sua presa e a bate contra uma pedra até matar o animal, para então comê-lo.

Seu habitat são os desertos dos Estados Unidos e do México. Caso queira ver esse animal, alguns lugares como California, Texas, Novo México, Arizona, Colorado, Utah, Nevada e Oklama são mais fáceis para encontra-lo. Nos Estados Unidos, diversas outras cidades são habitat do papa léguas, como Louisiana, Kansas, Missouri e Arkansas. No México o papa léguas é respeitado como uma ave símbolo do país e pode ser visto com menor frequência em Tamaulipas, Baja Californa e Baja California Neon e ainda em San Luis Potosi.

Dentre algumas peculiaridades do papa léguas está sua cauda que funciona como um leme para auxiliar o animal quando corre. Além disso, suas asas ficam entreabertas, estabilizando sua corrida. Outra curiosidade do animal é que ele consegue girar em ângulo reto e ainda assim não se desequilibrar ou perder a velocidade.

No deserto os dias são muito quentes e as noites são muito frias. Para sobreviver a isso, o papa léguas possui um corpo adaptado, onde a noite ele diminui as funções vitais para se manter aquecido. Logo pela manhã, quando acorda, para se aquecer rapidamente ele se movimenta e também se aquece com o calor do sol.

Isso só é possível porque o animal possui uma mancha escura nas suas costas, próximo da sua asa. Essa mancha fica exposta quando o animal arrepia suas penas pela manhã, assim, ele absorve o calor do sol, fazendo com que o corpo alcance sua temperatura normal.

Veja também

Hábitat do Marreco: Onde Eles Vivem ?

Marreco na verdade é nome popular para uma espécie de pato de pequenas dimensões, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *