Home / Animais / História do Cachorro Galgo Afegão e Origem da Raça

História do Cachorro Galgo Afegão e Origem da Raça

Uma pergunta que quase ninguém erra, é: qual o melhor amigo do homem? Você deve ter acertado. O cachorro.

E os cachorros têm nos acompanhados há milhares de anos. Seja como parceiros de caça, seja como nossos protetores, seja como ajudantes em diversos serviços. A verdade é que os cachorros exercem enorme influência desde que o mundo é mundo.

Por isso, de tempos em tempos, bate certa curiosidade sobre uma raça ou outra. E essa curiosidade existe porque as raças de cachorros são diversas.

Você pode encontrar cachorros grandes, cachorros pequenos, cachorros escuros, cachorros claros, cachorros com pelo longo, cachorros com pelo curto. Não importa, existe cachorro para todos os gostos e funções.

Você sabia que cada cachorro possui uma origem e história diferente? Alguns vieram de épocas de guerras, outros de tempos menos conturbados.

Hoje, você irá aprender a história da raça Galgo Afegão. Qual sua origem, quais eram suas funções, qual a sua personalidade, entre outras coisas interessantes.

História e Origem do Galgo Afegão

A raça Galgo Afegão é uma das mais antigas que se conhecem da história dos cachorros. Sua origem é um pouco incerta, e existe algumas divergências sobre qual seria a correta.

No entanto, a linha que é mais bem reconhecida e repassada, é de que sua origem teve início nos anos de 1900, país Afeganistão.

A partir das montanhas do Afeganistão, alguns ingleses exploradores chegaram lá e viram pela primeira vez esse cachorro, e então, no século XIX, as exportações do Galgo Afegão para a Grã-Bretanha e outras partes da Europa deram início.

Cachorro Galgo Afegão

No entanto, é contado também que havia duas raças com pequenas diferenças, a primeira viria de regiões mais altas das montanhas, e a segunda, de regiões com planícies ou deserto.

Isso causou algumas discussões entre os admiradores da raça, e aos poucos, essas duas raças foram sendo misturadas e cruzadas, até que em 1933 o padrão de Galga Afegão que conhecemos hoje foi criado.

Originários de uma região muito intensa e difícil de viver, o Galgo Afegão era muito usado como um cão de caça. Ele, diferente de muitos outros cachorros, não utiliza o olfato, mas sim sua visão.

Se antes ele vivia caçando gazelas e lebres, ao chegar na Inglaterra, começou a ser utilizado para exibições e desfiles de cachorros. Desde então, o Galgo Afegão largou suas raízes de caçador, e é um cachorro muito visto em concursos de beleza, e um excelente companheiro.

Características

O cachorro Galgo Afegão é muito elegante e charmoso. Seu nome de origem era Afghan Hound, em referência ao seu país de origem, Afeganistão, e sua função, que é cão de caça. Hoje é conhecido apenas como Galgo Afegão.

Sua expectativa de vida varia entre 12 até 14 anos. A altura das fêmeas varia entre 60 até 69 centímetros, já entre os machos, a altura varia entre 68 até 74 centímetros. Não há tantas diferenças.

Quando se trata do peso do Galgo Afegão, tanto a fêmea quanto o macho, podem ter um peso que varia entre 26 até 36 quilos.

Existem três tipos de Galgo Afagão de acordo com os seus pelos. Existe o com pelagem curta, com pelagem longas com franjas e ainda longas e espessas.

O Galgo Afegão que possui a pelagem longa e bem espessa é considerado o verdadeiro cão das montanhas do Afeganistão. No Irã, normalmente, é encontrado os cães que possuem um porte maior, e o Galgo Afegão com pelo curto é mais encontrado em regiões com planícies mais baixas.

A pelagem do Galga Afagão chega ao final do seu desenvolvimento quando ele completa entre 3 a 4 anos de idade.

Essa raça tem uma cabeça mais alongada e no seu cume existe um topete. Sua pelagem é considerada mais curta na parte do nariz, e suas orelhas são voltadas para baixo e possuem olhos escuros.

Comportamento

A personalidade do Galga Afagão é muito calma, tranquila, reservada e quieta. Apesar disso, ele é considerado muito alegre, brincalhão e também carinhoso. No entanto, ele não se torna cansativo ou um cachorro totalmente submisso.

Por ser mais tranquilo e calmo, e também por sua beleza monumental, essa raça adora participar dos desfiles, exibições e concursos de beleza. Eles tiram de letra essa “profissão”.

Na verdade, o Galga Afagão possui uma característica muito específica. Ele tende a não imitar o comportamento de outras raças de cachorro, criando, muitas vezes, movimentos e ações únicas para a sua espécie.

Por ter uma origem em tempos onde a caça era comum para essa raça, o Galga Afagão gosta de correr ao ar livre, por isso, é importante que ele tenha bastante espaço livre para poder se exercitar.

São ótimos para lidar com crianças, e com o próprio dono, mas se tornam estranhos e desconfiados quando entra algum estranho na residência.

No entanto, o Galgo Afagão é considerado uma das raças menos inteligentes no ranking de inteligência dos cães. Ele está na posição 79º. Por isso, tem dificuldades em obedecer a comandos, sendo também teimoso, e não respondendo muito bem quando é chamado ou recebe algum tipo de ordem.

Cuidados

Como foi visto, o Galgo Afagão possui uma pelagem longa, espessa e muita energia em seu corpo. Alguns cuidados especiais são exigidos para essa raça.

A primeira coisa que tem que ser levada em conta, é que o Galgo Afagão possui muita energia. Então, durante a semana, é necessário que ele seja levado para passear, e que ele seja deixado livre para poder correr.

O seu pelo também deve receber muitos cuidados. A escovação deve ocorrer pelo menos uma vez todos os dias, principalmente quando a troca de pelos começar, e o banho deve ser dado ao menos uma vez por semana.

Essa raça não possui muitas preocupações quando se trata de doenças. Assim com outros cachorros, pode ser afetado por catarata nos olhos e pode ter alguns problemas na sua cauda. No entanto, mantendo ele limpo, escovado, e levando ao veterinário de vez em quando, você não irá encontrar muitos problemas.

E então, você já conhecia essa raça tão bonita? Conta para a gente nos comentários a sua experiência com o Galgo Afagão.

Veja também

Quantos Ovos Posso Comer Por Dia Para Emagrecer?

O resultado de uma recente pesquisa revelou que pessoas que afirmavam  tomar um  café da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *