Home / Animais / Habitat do Macaco: Onde Eles Vivem?

Habitat do Macaco: Onde Eles Vivem?

O termo “macaco” inclui uma infinidade de espécies de animais que pertencem à família Homonoidae. Existem macacos de grande e pequeno porte nos mais diversos lugares do mundo. Você com certeza já deve ter ouvido falar em chimpanzés, orangotangos e macacos-prego, não é verdade? No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre esse animal, suas características e o seu habitat natural. Convido você a continuar acompanhando nosso conteúdo. Vamos lá?

Características dos Macacos

Os macacos são animais onívoros, ou seja, se alimentam tanto de animais quanto de vegetais. Na dieta deles é muito comum encontrar frutas, ovos, sementes, e pequenos animais invertebrados.  Algumas espécies, como é o caso dos gorilas, se alimentam exclusivamente de vegetais.

São animais que gostam de viver nas partes mais altas das árvores e possuem membros alongados e cérebro grande. Possuem também o hábito de andar em grupos com até duzentos membros e desenvolvem um organizado sistema social. A visão dos macacos é muito apurada e por meio da agilidade proporcionada por ela eles podem realizar fugas rápidas para distrair os seus predadores.

As teorias destacam que os macacos se desenvolveram nos continentes africano e asiático e passaram a frequentar a Europa com ida dos homens para este continente. Estudos afirmam que apenas noventa mil  anos atrás os macacos passaram a frequentar todas as partes do planeta.

Habitat dos Macacos

Onde vivem os macacos? Saiba que os macacos de grande porte só podem ser encontrados na África e na Ásia, tendo como habitat natural as florestas, selvas e algumas áreas de montanhas ou savanas.

Habitat dos Macacos
Habitat dos Macacos

Os macacos menores podem ser encontrados com mais frequência em outros continentes. Eles vivem e se desenvolvem em florestas tropicais e pântanos da América Central e do Sul. Algumas espécies, como é o caso dos babuínos, preferem regiões rochosas e costumam passar a maior parte do seu dia em solo.

A caça ilegal e a devastação do habitat natural dos macacos são as principais causas da ameaça de extinção desses animais. A exploração agrícola, de minérios e a utilização da carne do animal para o consumo humano potencializam cada vez mais o desaparecimento de diversas espécies.

Outras Informações Sobre os Animais

De forma geral, os macacos machos chefiam os bandos e possuem a função de orientar o grupo sobre a procura pela alimentação, as regras de organização e a defesa em caso de perigo para a espécie.

Logo após o nascimento, os filhotes passam meses sob os cuidados das mamães. São elas que ensinam como eles devem conseguir comida, que tipo de animais podem ser considerados predadores, além de outros “conselhos” para que eles possam seguir saudáveis e livres dos perigos da floresta.

A expectativa de vida dos macacos é de 15 anos, mas pode variar de acordo com a espécie. O período de gestação do macaco dura em média sete meses ou mais. A fêmea geralmente gera apenas um filhote por vez, que dependem da mãe para tudo nos primeiros dias de vida. A maior parte das espécies de macaco torna-se adulto com aproximadamente quatro anos de vida.

Curiosidades Sobre os Macacos

Separamos algumas curiosidades sobre os macacos.

Veja a seguir:

  • O menor macaco do mundo vive em terras brasileiras. O sagui pigmeu (também conhecido como sagui- leãozinho) é nativo da Amazônia e tem apenas quinze centímetros. Essa fofura não chega a pesar nem duzentas gramas. Em compensação, o maior primata é o gorila, nativo das florestas africanas e pode chegar a medir dois metros de altura e pesar mais de duzentos quilos.
  • Além dos seres humanos, algumas espécies de macaco também fazem sexo apenas para se divertir e sentir prazer. Enquanto alguns animais utilizam o sexo apenas para reproduzir, os bonobos utilizam a prática sexual para aliviar as tensões. O ato envolve todos os macacos adultos e pode ser realizado até mesmo em grupo.
  • Algumas espécies de macaco conseguem enxergar as cores, já outras, apenas identificam o branco e o preto.
  • Durante todo o seu ciclo de vida os orangotangos geram apenas um filhote. Não precisa nem dizer o quanto ele deve ser mimado, não é verdade? O filho único é cuidado e carregado pela mãe até completar aproximadamente 6 anos de vida. Pode ser considerada uma das maiores infâncias do reino animal.
  • Os macacos-prego são animais extremamente inteligentes. Eles conseguem identificar sua própria imagem no espelho e são usados como “atores” em diversos filmes.
  • Você sabia que um macaco já viajou para o espaço? Na década de 40 um animal da espécie foi enviado como cobaia em uma missão espacial.
  • Em algumas culturas é muito comum a utilização da carne de macaco nas receitas culinárias. Em algumas regiões da Ásia até mesmo o cérebro do animal pode ser consumido.
  • Pesquisas destacam que os chimpanzés são nossos parentes muito próximos e compartilham conosco mais de 98% do DNA. Essa espécie é capaz de usar ferramentas para auxiliar a sua alimentação, possuem organização social, além de serem capazes de compreender alguns gestos e sinais. Espertinhos esses chimpanzés, não é verdade?
  • Os micos costumam ser muito agressivos quando o assunto é disputa de território. Saiba que eles podem disputar com os indivíduos da mesma espécie e o resultado da briga pode ser até mesmo a morte.

O nosso artigo chegou ao fim, mas não deixe de comentar e nos contar qual curiosidade sobre os macacos você achou mais interessante. Que tal compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais?

Não esqueça: O Mundo Ecologia traz sempre as melhores informações sobre plantas, animais e natureza. Até a próxima!

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *