Home / Animais / Habitat da Enguia: Onde Elas Vivem?

Habitat da Enguia: Onde Elas Vivem?

Enguia é o único componente da ordem dos Anguiliformes, da família dos Anguilidae (Anguilidae). Na fase inicial de sua vida, ele recebe o nome de Angula e, quando se desenvolve completamente, muda de nome.

Enguia pertence à ordem Anguilliformes, sendo definida como qualquer uma das mais de 800 espécies de peixes teleósteos caracterizadas por corpos alongados semelhantes a vermes. Anguilliforms incluem as enguias de água doce comuns, bem como as moreias marinhas vorazes .

Características das Enguias

Independentemente do seu habitat final, todas as enguias provavelmente passam pelo o estágio de leptocefalia , uma fase larval prolongada , em mar aberto e sofre metamorfose para um estágio juvenil, que é uma versão menor do adulto. Na maturidade, as enguias variam em comprimento de 10 cm., no fundo do mar Cyema atrum , a 3,5 metros, na moreia Thyrsoidea macrura .

Enguia Características Físicas
Enguia Características Físicas

Depois de atingir o crescimento total, a larva começa uma rápida metamorfose em que o corpo passa por várias mudanças progressivas. O corpo se torna cilíndrico e bastante reduzido a granel, talvez em até 90% em peso, e a abertura anal avança de sua posição subterminal para o ponto médio. Os dentes larvais são perdidos, o focinho fica arredondado, a barbatana dorsal se origina mais para a frente e os melanóforos larvais (células de pigmento preto) desaparecem. Outras mudanças, como a perda das barbatanas peitorais ou a redução do comprimento do corpo, também podem ocorrer.

A forma do corpo (morfologia) das enguias é muito interessante. Seu corpo é alongado, como se fosse um verme gigante. Os espécimes masculinos medem entre 50 e 70 centímetros. Por outro lado, as fêmeas, chamadas cabeças, atingem um comprimento maior: entre 1 e 2 metros.

A pele desses animais é robusta e viscosa, cinza ou marrom esverdeado nas costas e amarelada ou prateada na barriga. Sua pele é coberta com um tipo de substância mucosa que as torna muito evasivas.

Eles também têm escamas, mas são extraordinariamente pequenas, quase microscópicas. Na parte de trás da cabeça, nascem duas barbatanas que percorrem seu corpo, uma pelas costas e outra pela barriga, até que acabam se unindo na cauda.

A mandíbula inferior é um pouco mais alongada e proeminente que a mandíbula superior. Os orifícios das brânquias ou brânquias são pequenos.

Ciclo de Vida das Enguias

As enguias têm um ciclo de vida notável. Em termos gerais, consiste no desenvolvimento e crescimento inicial em mar aberto: a dispersão planctônica (flutuante) de ovos e larvas, metamorfose, crescimento juvenil e adulto e a migração de adultos em maturação para uma área oceânica oceânica. Uma prolarva, nascida de um ovo relativamente grande (com até 2,5 mm de diâmetro), rapidamente se torna um leptocefalia semelhante a um lobo, que flutua nas camadas superficiais do oceano aberto por até dois anos e meio antes de se metamorfosear .

Embora se pensasse que os leptocefalia fossem peixes de um grupo distinto, sua relação com os Anguilliformes logo foi reconhecida a partir de espécimes de transição que mostravam caracteres larvais e adultos. Eles se mostraram tão difíceis de identificar, no entanto, que novos tipos larvais foram nomeados como espécies do gênero Leptocephalus (embora não possam realmente ser consideradas espécies diferentes dos adultos que os produziram), respondendo pelas várias centenas de formas conhecidas.

Habitat da Enguia: Onde Elas Vivem?

As enguias ocorrem a profundidades consideráveis ​​na maioria dos oceanos e são muito diversas nos mares tropicais. Eles variam em cores, de cinza escuro ou preto em espécies do fundo do mar a coloridos e estampados em espécies de recife tropical. Apenas as enguias de água doce (família Anguillidae), que são abundantes em lugares e muito valorizadas como alimento, são de grande importância econômica.

Os leptocefalia não são incomuns nos 500 metros superiores do oceano, uma distribuição que pode estar associada à disponibilidade de alimentos (diatomáceas e crustáceos minúsculos). Seus predadores incluem vários peixes pelágicos. Nas enguias tropicais, a vida larval é possivelmente de quatro a seis meses, mas as espécies temperadas podem passar mais de um ano como larvas. Durante esse período, os leptocefalia, na presença de correntes adequadas, podem se dispersar amplamente da área de desova do adulto.

A enguia é um peixe alongado, muito semelhante a uma cobra, que tem uma característica surpreendente: pode viver em rios (água doce) e no mar (água salgada). Além disso, como se isso não bastasse, você pode até passar curtos períodos de tempo em terra seca. Portanto, adapta-se perfeitamente a todos os tipos de habitats.

Fatos Sobre as Enguias

As enguias são animais onívoros, ou seja, comem tudo, tanto substâncias vegetais quanto outros animais. Eles comem principalmente vermes, moluscos, larvas de insetos, crustáceos, peixes pequenos e até algum tipo de minúscula alga.

Quando sobem os rios, são muito vorazes e são abundantemente nutridos por peixes e seus ovos, larvas e vermes. Em lugares onde eles finalmente param, eles se especializam em capturar peixes e insetos que vivem no fundo da água.

Estes peixes têm uma capacidade incrível de se adaptar ao habitat ou ambiente em que vivem. Mamíferos e aves têm sangue quente e temperatura estável. Para se defender do calor e do frio, eles devem ser protegidos, de acordo com as espécies, por meio de pêlos, penas, gordura sob a pele (por exemplo, a foca e a baleia) e, no caso do homem, com vestidos de vários tipos.

Enguia Habitat
Enguia Habitat

Os peixes, no entanto, desfrutam da capacidade de regular a temperatura do corpo de acordo com o calor da água em que são encontrados. Em suma, se a água estiver fria, seu corpo também estará frio. Se a água estiver quente, a temperatura do peixe será alta. Esses animais são chamados de animais de sangue frio.

Naturalmente, sua capacidade de aclimatação tem limites. Quem vive na água salgada do mar, por exemplo, morreria em água doce; o mesmo aconteceria com quem vive em um lago ou rio que vai para o mar.

Enguias têm brânquias em vez de pulmões. Através deles, eles podem captar o oxigênio necessário para viver da água. Se um peixe for removido de seu ambiente natural, certamente morrerá em pouco tempo.

Enguia no nariz de uma foca
Enguia no nariz de uma foca

A enguia é um dos poucos peixes que não possui, ou apenas em pequena parte, esses limites. De fato, ele vive em água doce e salgada e é capaz de atravessar, rastejando, longos trechos de terra completamente seca.

Em termos de expectativa de vida, geralmente vive cerca de 12 anos do sexo feminino e 9 anos do sexo masculino.

Existe um peixe chamado enguia elétrica (Electrophorus electricus), mas pertence à família Gymnotidae. Tem a incrível capacidade de emitir choques elétricos de até 900 volts.  Use esse recurso para caçar suas presas ou se defender de seus predadores.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *