Home / Animais / Habitat Da Baleia: Onde Elas Vivem?

Habitat Da Baleia: Onde Elas Vivem?

Você conhece tudo sobre os animais, onde eles vivem, o que come, como se reproduzem, e consegue nomear todas as espécies existentes? Provavelmente não.

Apesar de não conseguirmos saber tudo isso, é algo realmente incrível, pois demonstra o quão rico é o planeta Terra em vidas animais.

E alguns desses animais estão por aqui há tanto tempo que antes mesmo de os primeiros homens começaram a andar em pé eles já estavam caminhando pelos lugares mais extremos do planeta.

Mas aposto que você esteja pensando apenas nos animais terrestres, e os animais dos mares? Já parou para pensar o quanto de espécie existe nas profundezas do mar?

Você sabia que apenas 10% dos mares são conhecidos? Pois é, há muito ainda que precisamos descobrir e pesquisar.

Mas hoje, iremos falar sobre um animal marinho muito conhecido. Ele já apareceu em filmes, desenhos e séries.

Neste artigo, você irá conhecer tudo o que há sobre as baleias, e principalmente, onde elas vivem.

Características

Pertencentes a ordem Cetacea, as baleias são animais mamíferos, e nessa ordem há também outros animais muito conhecidos, como os golfinhos e também os botos.

Esses animais, da ordem Cetacea, estão no planeta Terra há mais de 50 ou 60 milhões de anos, e com o passar do tempo, esses mamíferos começaram a desenvolver habilidades para conseguirem sobreviver no ambiente aquático.

Entre muitas adaptações, as principais são: corpo totalmente hidrodinâmico, com membro debaixo transformados em nadadeiras e os pelos do corpo foram todos perdidos, e isso faz com que elas consigam navegar pelas águas sem atritos e com mais facilidade.

As baleias ainda possuem um corpo com muita gordura, e isso faz com que ela fique protegida em águas muito frias e também funciona como uma reserva de energia em épocas de escassez de alimentos.

Com um sistema de respiração pulmonar, assim como outros mamíferos terrestres, as baleias precisam do oxigênio da atmosfera para poder respirar, e para isso, elas vão até a superfície do mar para pegar ar.

Além disso tudo, as baleias ainda possuem um sistema muito desenvolvido do que chamamos de eco localização, onde elas conseguem se comunicar por ondas sonoras.

Por fim, o termo baleia representa tanto as “baleias verdadeiras” como também a alguns mamíferos muito parecidos com as baleias.

Na ordem das baleias verdadeiras, a Mysceti, há as baleias de barbatana, enquanto na ordem Odontoceti há as baleias de dentes, com os golfinhos e cachalote.

Onde as Baleias Vivem

Uma Baleia Nadando Tranquilamente Dentro do Mar
Uma Baleia Nadando Tranquilamente Dentro do Mar

As baleias são animais marinhos que existem em praticamente todo os mares do globo terrestre.

Sendo considerada uma espécie cosmopolita, ou seja, que transcende todas as barreiras geográficas, as baleias podem ser encontradas tanto em mares com clima polar como também em mares com clima tropical.

Um dos únicos lugares que é possível notar uma ausência das baleias são nos mares próximos aos blocos de gelo, no polo norte e também sul.

As baleias possuem uma maior distribuição e maior densidade em mares que são temperados e frios. E possui menos densidade nos mares mais quentes, em regiões tropicais.

Como há muitas espécies de baleias, há também uma variedade enorme no que diz respeito aos locais dos mares onde cada baleia prefere.

Algumas baleias preferem ficar nas profundezas dos mares, enquanto outras preferem ficar mais próximas das plataformas continentais, enquanto outras preferem as águas rasas.

O mesmo vale para a migração durante o ano. Algumas baleias preferem mares mais quentes para poderem se reproduzir, enquanto outras, preferem mares mais frios.

No geral, no entanto, as baleias são animais marinhos, e serão encontradas principalmente nos grandes mares que conhecemos.

Alimentação

As baleias são os animais mamíferos com o maior tamanho na Terra. Isso significa, que sim, as baleias comem muito.

Como citamos, existem as baleias com barbatanas, e existem as baleias com dentes. A alimentação, entre esses dois grupos, pode variar um pouco.

Enquanto as baleias com barbatanas comem principalmente pequenos peixes e pequenos crustáceos, as baleias com dentes, pode incluir lulas, focas, leões marinhos ou peixes maiores.

Algumas baleias, como as orcas, no entanto, comem o que aparecer na frente, como pássaros marinhos e até mesmo focas.

Entre as baleias comuns, cada uma come cerca de até três toneladas de comida, a cada dia, enquanto algumas baleias como a azul se alimentam apenas de krill ou então crustáceos.

No geral, as baleias, quando estão na fase adulta, se alimentam cerca de mil toneladas de comida por dia.

Preservação

Quando falamos sobre preservação das baleias, entramos em um assunto muito complicado e delicado.

As baleias sofreram enorme perseguição, extermínios e caças esportivas ao longo dos anos. E isso só piora quando falamos sobre sua reprodução.

As baleias se reproduzem muito pouco em comparação com outros mamíferos, podendo ter apenas um ou dois filhotes a cada 3 anos, e isso faz com que a reprodução seja muito lenta.

Então, apesar de nos últimos anos os governos terem criados cada vez mais leis, regras e programas de proteção e preservação das baleias, as mesmas ainda existem em número baixíssimo.

E, para que as baleias possam voltar ao número de indivíduos de anos atrás, vai levar milhares de anos.

Algumas baleias, hoje, já sofrem com um enorme perigo de serem extintas, como é o caso das: baleia azul, cabeça- redonda, baleia-do-norte, baleia-cinza, minke do sul, entre outras.

Em alguns casos, existem apenas cerca de 300 indivíduos vivos, como é o caso das baleias do norte.

Em outros casos, como das baleias-cinzas existem cerca de 26 mil indivíduos vivos.

Ainda assim, são números muito baixos, e que exerce enorme preocupação entre os pesquisadores e cientistas.

No total, são 13 espécies de baleias que correm enorme perigo de sumirem de uma vez por todas dos grandes mares do planeta Terra.

Para que isso seja impedido, é necessária uma conscientização cada vez maior, e programas de conservação cada vez mais rígido.

Muitas instituições, ONGS e pessoas ao redor do mundo têm se juntado para tentar impedir a extinção das baleias.

As baleias exercem enorme importância no equilíbrio ambiental, na cadeia alimentar e também no equilíbrio do ecossistema dos mares.

Conta para a gente nos comentários o que sabia sobre as baleias, e se você já teve a oportunidade de ver uma ao vivo.

Veja também

Canguru Vermelho

Quais São os Predadores do Canguru e Seus Inimigos Naturais?

O Canguru é um animal muito conhecido e muito popular, ele é um mamífero que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *