Home / Animais / Habilidades Das Aranhas E Poderes “especiais”: Ela Se Regenera?

Habilidades Das Aranhas E Poderes “especiais”: Ela Se Regenera?

No post de hoje iremos falar um pouco mais sobre as aranhas, suas características e especialmente em relação as habilidade das aranhas e seus famosos poderes especiais. Continue lendo para aprender mais.

Características Gerais Das Aranhas

As aranhas fazem parte da ordem dos artrópodes e classe Arachnida. Também podem ser chamadas de aracnídeos, palavra que vem do grego. É um animal que está presente em todos os continentes, exceto na Antártida, e pode ser vista em praticamente todos os habitats terrestres. Famosa por deixar as pessoas com medo, inclusive algumas são extremamente perigosas, elas tem uma anatomia bem interessante. Possuem oito pernas e quelíceras, que são projetadas para injetar venenos.

Possui um dos sistemas nervosos mais desenvolvido e centralizado dos artrópodes todos. Sua característica mais reconhecida é em relação as suas teias, que utiliza da seda produzida pela própria aranha, que é uma estrutura de base proteica. Ela é leve, mas ao mesmo tempo extremamente forte e elástica, considerada mais forte que diversos outros materiais sintéticos que utilizamos. É nela que os insetos e alimentos que ela irá consumir ficam presos. O tamanho das aranhas varia de espécie para espécie, podendo ser minúscula ou a maior conhecida que tem 20 centímetros de envergadura. A menor do mundo tem o tamanho da cabeça de um alfinete.

Dentro dessa ordem, existe duas subordens, a Opisthothelae, que é a mais abundante e diversificada e tem também a Mesothelae, que inclui apenas aranhas asiáticas extremamente raras de serem vistas. Há mais ou menos 40.000 espécies de aranhas espalhadas pelo mundo e divididas em 100 famílias. Elas são muito vistas em mitologias e artes como simbolo de paciência e crueldade. Das quarenta mil, apenas mais ou menos 30 espécies de aranhas podem apresentar perigo real para os humanos.

Habilidades e Poderes Especiais Das Aranhas

As Aranhas Se Regeneram?

Ainda não há um consenso absoluto em relação a isso. Alguns afirmam que elas são capazes de fazer a auto regeneração. Entretanto, quanto mais se pesquisa sobre, mais se vê que não existe um consenso entre os cientistas.

As Aranhas E Um Spray Venenoso

Não é somente atacando de perto que as aranhas conseguem se defender ou atacar. Existem várias espécies que foram passando por evoluções e começaram a atacar de uma forma diferente, através de venenos. A Aranha Lince Verde inclusive é conhecida por ser capaz de cuspir o veneno como se fosse uma cobra. São capazes de lançar seu veneno em 12 centímetros, dez vez mais longe que o seu comprimento.

Esse veneno raramente é fatal para nós humanos, entretanto, há relatos de pessoas que levaram um esguicho desse spray no olho e ficou cego por dois dias. Há também a aranha cuspideira que consegue disparar seda de sua boca. Lembrando que a seda inclusive é venenosa.

As Aranhas Podem Fazer Super Cambalhotas!

Por essa você com certeza não esperava! A realidade é que muitos pensam que as aranhas ficam o dia todo em sua fortaleza de teia, esperando pelos insetos para mata-los e se alimentar. Elas também podem sair e caçar. E para conseguir fazer isso, precisam de outras especificações e habilidades para ser rápida ao capturar as presas e ainda se manter afastada e protegida de todos os seus predadores.

E então nós temos uma aranha chamada de Roda Dourada (nome científico: Carparachne aureoflava) que possui uma defesa mais que especial para se defender dos inimigos: as cambalhotas. Sim, elas conseguem fazer cambalhotas, apesar de não ser tão digno, continua sendo extremamente eficaz na hora do desespero. Ela se aproveita do habitat em que vive, as dunas íngremes no deserto, e quando prevê que será atacada, enrola suas pernas ao redor do seu corpo para conseguir ficar igual a uma bola. Assim ela roda ladeira abaixo para conseguir escapar com segurança. É uma cena até mesmo engraçada de olhar.

As Aranhas e Suas Facas

Juntamente com seus colegas os gafanhotos e besouros, quando alguém os esmaga, eles fazem um barulho bem alto semelhante ao “creck”. Isso é porque ela é feita pela quitina, que dá seu exoesqueleto uma firmeza. É basicamente como nossos ossos, mas na parte externa do seu corpo. Sendo assim, para conseguir matar e se alimentar de uma de suas presas, ele também terá que atravessar essa armadura.

Agora temos o impasse, se as aranhas e suas presas são todas do mesmo material, como ela conseguirá perfurar esse animal? Para responder essa pergunta, cientistas começaram a trabalhar e estudar sobre a Amadeira Brasileira, considerada uma das aranhas mais perigosas e mortais de todo o mundo. De acordo com análises químicas e a partir de raios-x, as presas da aranha na verdade possuem átomos de metal espalhados. Os principais metais encontrados são: cobre, ferro, zinco e magnésio e vai se acumulando durante suas vidas. Podemos então afirmar que quanto mais velha é a aranha, mais dura são suas presas.

Encontrar biometais em insetos não é nada fora do comum, como no caso das formigas cortadeiras. O que diferencia nesse caso é o fato que nas Amadeiras quase não havia traços de quitina, era maioria metais mesmo.

As Aranhas Tem Super Pernas

Pode parecer estranho de primeira, mas as pernas grandes e cheias de adaptações são parte da categoria de habilidades especiais das aranhas. As principais adaptações são para permitir que elas consigam rastejar, escalar e deslizar com uma enorme facilidade. Apesar de não ser um de seus maiores tributos, em algumas espécies elas também possuem algumas especificações que as ajudam a pular melhor. Esse atributo normalmente é mais para insetos diferentes, como os grilos, mas existe a espécie Portia que é capaz de catapultar-se sobre uma presa. Para isso, ela se lança em mais ou menos 90 metros, cinquenta vezes maior que o comprimento de seu corpo.

Perna de Aranha
Perna de Aranha

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre as aranhas, seus poderes e habilidades especiais, e responder a sua pergunta se elas se regeneram ou não. Não esqueçam de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre aranhas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Sagui-de-Bigode: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *