Home / Animais / Golfinho Cabeça de Melão: Características, Nome Cientifico e Fotos

Golfinho Cabeça de Melão: Características, Nome Cientifico e Fotos

O peponocefalo (golfinho cabeça de melão) é um mamífero marinho da família delfinídeos (delfinídeos). Peponocefalia é difundida em todas as águas tropicais do mundo, embora não seja frequentemente avistada pelo homem devido à sua preferência por águas profundas.

Golfinho Cabeça de Melão: Características, Nome Cientifico e Fotos

Peponocephala electra. Devido à sua inacessibilidade (a maioria dos dados científicos provém de encalhes em massa), essa espécie é pouco conhecida. Até 1966, era classificado no gênero lagenorhynchus. Os cientistas então reclassificaram a criatura em um gênero monoespecífico, peponocephala.

O golfinho cabeça de melão tem a forma do corpo bastante semelhante a um torpedo. O corpo é mais ou menos uniformemente cinza claro, exceto por um rosto cinza escuro (às vezes chamado de “máscara”). As barbatanas peitorais são longas e pontiagudas. A barbatana dorsal é baixa, com a extremidade pontiaguda, remanescente do primo da orca.

Quando vista de perfil, a cabeça não é tão arredondada quanto deixa a impressão mas esse fato ainda assim pode ser adequado para uma identificação correta. Este golfinho é capaz de nadar muito rapidamente, principalmente quando capturado. Quando nada com tanta frequência, realiza saltos curtos a uma pequena altura na superfície do mar, causando muitos esboços.

Eles geralmente são agrupados em grandes números (de um mínimo de 100 e possivelmente até um máximo de 1000 em raras ocasiões) e às vezes encalham juntos. Ele pesa cerca de 10 a 15 kg e tem 1 metro de comprimento ao nascer. Um adulto cresce até 3 metros de comprimento e pode pesar mais de 200 kg. A vida útil desses golfinhos é de quase 20 anos e provavelmente mais de 30 para as fêmeas.

Golfinho Cabeça de Melão: Informações Comportamentais

O golfinho cabeça de melão gosta de águas profundas e será encontrado em torno das ilhas oceânicas de origem vulcânica que mergulham abruptamente no mar até as profundezas (Mayotte, Marquesas, etc). Ele viaja em grandes grupos geralmente reunindo mais de uma centena de pessoas, às vezes até mais de um milhar como já dissemos.

A gestação do golfinho cabeça de melão dura um ano, no final do qual a mãe dá à luz um bebê que já tem mais de um metro de comprimento. A maturidade sexual é alcançada em torno de 11 a 12 anos para as mulheres e 16 a 17 anos para os homens. A expectativa de vida não é conhecida, mas provavelmente excede os 30 anos.

Golfinho Cabeça de Melão Características

São principalmente predadores noturnos, que caçam em profundidade os animais que passam o dia escondidos no abismo. Deduz que o golfinho cabeça de melão se alimenta especialmente de lulas. São poucos os dados concretos sobre o comportamento de golfinho cabeça de melão na natureza. Ele é muito relacionado as espécies orca pigmeia e também a baleia piloto.

Golfinho Cabeça de Melão: Distribuição e Habitat

O golfinho cabeça de melão está espalhado por todos os oceanos tropicais e subtropicais do mundo. Nas margens do norte de sua faixa é possível encontrá-lo nas correntes quentes de águas temperadas; por exemplo, houve avistamentos inesperados na costa sul da Irlanda. No entanto, normalmente vive além da plataforma continental entre 20°S e 20°N.

O Havaí e Cebu, nas Filipinas, são lugares favoráveis ​​para ver esse golfinho, onde a plataforma continental é mais estreita. Embora não existam dados específicos, a espécie não deve ser migratória como os outros animais de sua subfamília. Não há informações sobre tendências na abundância global desta espécie.

Esta espécie é relativamente comum em algumas áreas de seu alcance, como partes das Filipinas, e é vista regularmente em águas nas ilhas Havaianas e em alguns arquipélagos no Pacífico tropical ocidental (como as ilhas Tuamotus-Marquesas). Apenas algumas estimativas de abundância estão disponíveis, no entanto.

Existem estimativas de golfinho cabeça de leão no Pacífico tropical oriental, no Golfo do México, no Havaí e no Mar do Sulu oriental, Filipinas. Os dados de identificação com foto das ilhas havaianas indicam alguma fidelidade no local, com re-avistamentos de indivíduos, embora movimentos entre as principais ilhas havaianas tenham sido documentados.

Golfinho Cabeça de Melão: Status de Conservação

Embora exista uma controvérsia considerável em relação ao nível absoluto de declínios, há boas evidências de reduções em larga escala em muitas populações de peixes predadores e sobrepesca e colapso de várias importantes “presas” de peixes em todo o mundo. Os efeitos de tais reduções da população de peixes e subsequentes mudanças no ecossistema nas populações mundiais de golfinho cabeça de melão são desconhecidos, mas podem resultar em declínio da população.

Os impactos previstos das mudanças climáticas globais no ambiente marinho podem afetar os golfinho cabeça de melão, embora a natureza dos impactos não seja clara. Embora não sejam conhecidas grandes caçadas regulares, esta espécie é capturada ocasionalmente na pesca de subsistência de pequenos cetáceos perto da ilha de São Vicente, no Caribe, em Taiwan e na pesca japonesa de golfinhos.

Os golfinhos cabeça de melão continuam sendo capturados em uma pesca de arpão de longa duração e bem estabelecida para cachalotes e vários pequenos cetáceos perto de Lamalera, na Indonésia. Quatro golfinhos cabeça de melão foram capturadas durante a temporada de pesca de 1982 por pescadores de pequenas embarcações que ocasionalmente usam arpão ou rede perto do Sri Lanka e nas Filipinas.

Dolar e cols investigaram a pesca de mamíferos marinhos no centro e sul de Visayas, norte de Mindanao e Palawan, Filipinas. Caçadores em vários locais levavam golfinhos cabeça de melão para isca ou consumo humano. Os golfinhos cabeça de melão são levadas com arpões de mão ou, cada vez mais, com arpões de cabeça de arpão disparados de armas de lança modificadas movidas a borracha. Cerca de 800 cetáceos de várias espécies são capturados anualmente por caçadores nos sete locais, principalmente durante o período inter-monsoonal de fevereiro a maio.

A mortalidade por capturas acidentais na pesca com rede de cerco com retenida para o atum albacora no Pacífico tropical oriental provavelmente continuará em um nível muito baixo. As informações são escassas, mas sabe-se que pelo menos um pequeno número desses animais pelágicos é capturado em redes nos trópicos. Especialmente considerando que a captura acessória de pequenos cetáceos em geral é um problema grande e crescente na Ásia, baixo número de relatórios pode ser enganoso.

No entanto, nenhum problema particular de conservação foi identificado. Esta espécie, como outros cetáceos bicudos, é provável que seja vulnerável aos sons altos antropogênicos, tais como os gerados por sonar marinho e exploração sísmica. Um movimento anômalo de golfinho cabeça de melão em uma baía no Havaí foi associado ao sonar militar e a frequência de eventos de encalhamento em massa para esta espécie aumentou nos últimos 30 anos.

Evidências de indivíduos isolados de várias espécies semelhantes indicam que eles engoliram itens plásticos descartados, o que pode levar à morte; esta espécie também pode estar em risco. Os impactos previstos das mudanças climáticas globais no ambiente marinho podem afetar essas espécies de cetáceos, embora a natureza dos impactos não seja clara.

Veja também

Silky Terrier: Preço, Como Adotar e Onde Conseguir Um

O Australian Sikly Terrier ou Silky Terrier tem, à primeira vista, uma aparência muito semelhante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *