Home / Animais / Girafa Masai: Características, Fotos, Peso e Tamanho

Girafa Masai: Características, Fotos, Peso e Tamanho

As girafas são animais formidáveis, além de serem seres vivos bem “diferentes”, digamos assim. Há algumas espécies que merecem ser um pouco mais estudadas, e este é o caso da girafa masai, que é a que vamos conhecer mais um pouco a seguir.

Características Principais da Girafa Masai (Peso, Tamanho…)

De nome científico Giraffa tippelskirchi, a girafa masai é a maior espécie de girafa conhecida, com os machos adultos podendo chegar a 6 m de altura (existem relatos de espécimes com cerca de 6,5 m), e com as fêmeas alcançando 5 m (ou seja, só um pouco mais baixa). As pernas e pescoços dessa espécie chagam a medir 2 m cada, ao passo que o coração chega a pesar cerca de 12 kg. Inclusive, essa espécie é considerada o maior animal terrestre do mundo em termos de altura. Por serem maiores, os machos podem pesar de 900 a 1.300 kg. Já as fêmeas variam entre 600 e 900 kg. Verdadeiros gigantes da natureza, não?

O nome científico dessa girafa foi dado pelo zoólogo alemão Paul Matschie em 1898, sendo nomeada em homenagem ao general Herr von Tippelskirch, que foi membro de uma expedição científica alemã na África Oriental Alemã (que hoje é o norte da Tanzânia) naquele mesmo ano. Essa espécie também é conhecida pelo nome de girafa Kilimanjaro.

Em se tratando de particularidades físicas, a girafa masai possui uma série de manchas irregulares em seu corpo, com uma pequena franja de pelos em sua cauda. A diferença é que as fêmeas têm pelos grossos na cabeça, enquanto que os machos são “calvos”. Inclusive, os machos dominantes do bando tendem a ter uma cor mais escura do que os outros membros do grupo de girafas.

Também em comparação a outras espécies e subespécies de girafas, a masai não possui manchas distintas em suas pernas (logo abaixo dos joelhos, qualquer resquício de manchas começa a desaparecer). Ainda em relação às suas machas, com essa característica, as girafas masai podem ser diferenciadas de outras espécies, onde os seus borrões, além de serem irregulares, possuem a forma de folhas, em especial, de folhas de carvalho.

Essas girafas só possuem dois únicos chifres, mas nódulos ósseos presentes somente em machos dão a impressão de parecer que eles possuem, na verdade, 5 chifres. Esses “chifres”, por sinal, não passam de ossos cobertos por uma fina camada de pele.

Podemos dizer também que a anatomia de seus pescoços é bem peculiar, com válvulas especiais que permitem a esses animais inclinarem as suas cabeças para baixo, a fim de tomarem água, sem que sofram qualquer dano cerebral que seja.

O seu habitat natural são as savanas do Quênia e da Tanzânia. Ruanda é uma localidade que possui alguns espécimes que foram realocados.

Como é a Reprodução das Girafas Masai?

No geral, podemos dizer que não existe uma época sazonal para a reprodução da girafa masai, o que pode acontecer a qualquer momento do ano. As fêmeas dessa espécie já podem engravidar a partir dos 4 anos de idade, e quando elas dão à luz aos seus filhotes, fazem isso de pé, o que demora de 2 a 6 horas.

Mais da metade dos filhotes nascidos dessa espécie morrem ainda no primeiro ano de vida, seja devido à ação de predadores naturais, seja através da caça indiscriminada dos próprios homens. Inclusive, o instinto materno dessas girafas é impressionante: muitas dão coices em hienas e leões quando estes se aproximam para atacarem seus filhotes. Uma defesa, por sinal, bastante eficaz, visto que um coice de uma girafa masai pode esmagar o crânio de um desses predadores.

Comportamento Geral das Girafas Masai

Como ocorre em outras espécies, as girafas masai andam em rebanhos pequenos, onde os membros são tolerantes e amistosos uns com os outros, em especial, entre as fêmeas. Já, os machos tendem a ficar um pouco mais agressivos quando precisam dominar o grupo, ou quando estão em vias de acasalamento. Os machos, por sinal, não costumam interagir uns com os outros, ao contrário das fêmeas.

Esses pequenos grupos podem se deslocar por distâncias que vão além de 80 km do seu território habitual, e isso já demonstrou que esses animais não são territoriais, principalmente quando outras girafas (ou grupos quaisquer de animais) estão naquele mesmo lugar.

A Alimentação das Girafas Masai

Na maior parte do dia, esses animais dedicam o seu tempo para ficarem se alimentando (o seu “hobby” preferido). Pra se ter uma ideia, podem ficar inacreditáveis 16 horas por dia apenas se alimentando, ou procurando por comida. Como já deu pra perceber, são seres vivos que necessitam de poucas horas de sono.

Comem cerca de 34 kg diários de vegetação, passando boa parte do tempo mastigando, até mesmo porque a boca delas é bem pequena em comparação ao restante do corpo. Dentre as suas comidas favoritas estão as folhas de acácias (que mesmo possuindo espinhos, as girafas conseguem engoli-las graças à sua língua extensa).

Girafas Masai se Alimentando
Girafas Masai se Alimentando

Pelo fato de receberem, indiretamente, muita água das folhas que comem, as girafas masai podem passar vários dias sem beber uma gota sequer. No entanto, quando se faz necessário, esses animais tomam até 10 litros de água num único dia!

As Girafas Masai Estão Ameaçadas de Extinção?

De acordo com a IUCN (a União Internacional para a Conservação da Natureza), todas as girafas estão rol de prováveis espécies ameaçadas de extinção devido à caça predatória, em especial, a espécie da girafa masai. Pra se ter uma ideia, nas últimas décadas, a população desses animais diminuiu mais de 50%, com hoje tendo pouco mais do que 30 mil indivíduos espalhados pela natureza.

Outro problema que as girafas masai enfrentam (assim como outras espécies de girafas) é a devastação de seus habitats naturais. Não à toa, nos últimos anos, várias agências têm cuidado dessa questão, entre elas, o Kenya Wildlife Service e o Zambia Wildlife Authority. Até organizações não-governamentais, como o Wild Nature Institute entraram nessa briga.

Os resultados de tanta mobilização têm sido satisfatórios. Estudos comprovam que as girafas estão sendo salvas de entrarem em risco de extinção graças à existência dessas áreas preservadas. Por sinal, o que não faltam são zoológicos onde esses animais estão conseguindo procriar, o que faz com que essa e outras espécies de girafas possam ser devidamente preservadas.

Veja também

Tubarão Tigre é Perigoso? Ele Ataca? Gigante, Características e Fotos

O tubarão tigre é uma espécie de tubarão que recebe esse nome em razão de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *