Home / Animais / Galinha Sultan: Características, Ovos, Preço, Como Criar e Foto

Galinha Sultan: Características, Ovos, Preço, Como Criar e Foto

A Galinha Sultan é uma ave verdadeiramente bela, para se exibir em qualquer jardim. Acredita-se que esta  raça de galinha pertencente ao grupo de galinhas com crista tenha sido mantida nos jardins do sultanato otomano. Seu nome turco original era Serai-Tavuk que, quando traduzido, significa “ave do sultão”. A Sultan é uma raça rara que se origina da Turquia. Diz-se que a Sultan, ou melhor, Serai Tavuk (sultões avícolas) era uma raça favorecida da realeza turca. Como tal, eles manteriam as galinhas em seus jardins como ornamentos vivos.

Galinha Sultan: Características

Origem da Raça

Conhecido como o Serai Tavuk em sua terra natal, a Turquia, o frango sultão tem sido uma raça rara desde 1854, quando chegou pela primeira vez na Inglaterra.  Uma conhecida editora recebeu a ave de presente de um amigo que morava em Constantinopla.  Ela escreveu que as aves chegaram em péssimas condições; sujas e manchadas de lama, penas emaranhadas. Meses depois, os pássaros tiveram a chance de mudar suas penas arruinadas, antes que ela pudesse ter certeza de que eles eram brancos e puros.

A palavra Serai é a palavra turca para o palácio do sultão. Taook é turco para aves.  Assim, a raça ficou conhecida como “Sultan’s Fowl”, “Fowl of the Sultan”, ou simplesmente como “Sultan”. Curiosamente, notou-se quando a ave foi importada, que os pássaros causaram menos danos ao gramado do que seria esperado de uma Cochin ou Brahma.

Galinha Sultan: Características

Reconhecimento da Raça

As primeiras galinhas do sultão vieram para a América em 1867. Uma mulher em Nova York enviou-as ao escritor e especialista em aves George O. Brown.  Ele observou que elas eram mais afeiçoados a grãos e insetos do que vegetais, e que eles “quase constantemente” cantavam aquela canção de frango contente. Em seus escritos das galinhas, ele escreveu que elas eram os pássaros mais contentes e mansos que ele já teve a fortuna de possuir. O Sultão foi aceito no Padrão de Perfeição (ou melhor, Padrão de Excelência como era conhecido na época) pela American Poultry Association em 1874

Galinha Sultan: Características

Duas Galinhas Sultan
Duas Galinhas Sultan

Descrição

Esta raça é única na medida em que tem características mais distintas do que qualquer outra raça: Pente em forma de V, crista, barba, regalos, narinas grandes, asas baixas, jarretes de abutres, canelas e dedos de pés e cinco dedos em cada pé. As asas são seguradas de tal forma que elas obscurecem as coxas e os jarretes superiores. Os sultões são de cor branca pura e têm pés e patas azuis de ardósia. Eles tendem a ficar um pouco eretos. A raça tem apenas uma variedade reconhecida: branco. Mas provavelmente devido a cruzamentos  com galinhas polonesas, às vezes são encontrados sultões azuis e sultões negros.

Galinha Sultan: Ovos

As galinhas do sultão põem grandes ovos brancos, mas não são chocadeiras e uma vez tiveram a reputação de ser uma boa galinha de corte – o seio era grande e a carne era delicada e branca. Os primeiros criadores fizeram cruzamentos com galinhas polonesas para adicionar sangue novo. Galinhas poedeiras e devem obter proteína extra e cálcio em suas dietas para garantir a qualidade de seus ovos e mantê-los em boa forma.

Galinha Sultan: Como Cuidar

Além dos banhos de poeira preferidos que todas as galinhas apreciam como uma rotina de higiene, elas não exigem muito. Suas penas, especialmente suas pernas e pés (com seus jarretes de abutre) requerem atenção especial e devem ser mantidas secas e sem barro. É uma boa ideia verificar regularmente se há ácaros, piolhos e vários outros parasitas. Essa verificação deve ser feita pelo menos uma vez por semana para manter seu pássaro e suas penas saudáveis. Sempre vermifugue suas aves de vermes em uma base regular, especialmente se eles estão em torno de outros animais ou interagindo com crianças.

Galinha Sultan Fotografada no Galinheiro Com outras Galinhas
Galinha Sultan Fotografada no Galinheiro Com outras Galinhas

Alimentação

Galinhas Sultan gostam de forragear e comer insetos e pragas. Sabe-se que estas galinhas apreciam as sobras de mesa tanto quanto outras galinhas, de preferencia  frutas e restos de vegetais. Tal como acontece com outras galinhas, eles vão comer ração de frango e grãos.  É aconselhável alimentá-los com comida normal logo pela manhã, antes de saírem para ciscar pelo terreno.

Quando suas galinhas do sultão são pintos , ofereça-lhes uma engorda de pintinhos de boa qualidade até os 16-18 semanas de idade.  Uma vez que suas aves estejam em idade de postura,  faça a transição para uma ração completa para galinhas poedeiras.

Socialização

Estas galinhas bonitas são fáceis de socializar com suas naturezas doces, mas é melhor obter a mesma raça ou uma raça que tenha o mesmo temperamento que eles, para que não sejam incomodados por galinhas que tenham uma natureza mais dominante ou agressiva.  Se você quiser introduzir outra raça com seus sultões, tente uma raça que tenha uma natureza gentil que combine com a deles.

Exposição

Se você está expondo suas aves, você pode optar por manter suas aves em gaiolas elevadas durante a temporada de exibição. Manter as aves de observação em gaiolas de arame levantadas irá mantê-las mais limpas para exposições. Quando se trata de moradia, as galinhas da Sultão não exigem uma quantidade excessiva de espaço e se dão muito bem em confinamento.

Precauções

Três Filhotes de Galinha Sultan
Três Filhotes de Galinha Sultan

Os sultões são aves razoavelmente saudáveis, com notas de saúde robustas e limpas em sua maior parte. No entanto, as penas macias em seus rostos e pernas podem ser um porto para parasitas externos, como ácaros ou piolhos .

Mantenha um galinheiro limpo e boa área de banho de poeira para ajudar a evitar esses bichos irritantes. No que diz respeito à saúde geral, mantenha-se atento ao seu lote para detectar possíveis problemas antes que eles realmente criem raízes.

Recompensas e Preço

Criação de Galinha Sultan no Quintal Gramado
Criação de Galinha Sultan no Quintal Gramado

Criar Galinhas Sultan é um projeto divertido para todas as idades! Os pintinhos resultantes são absolutamente preciosos com seus pés emplumados e bochechas fofas.  As galinhas do sultão também são relativamente fáceis de reproduzir, pois não possuem padrões complexos de penas.

Uma vez que essas galinhas colocam ovos menores, seus filhotes podem às vezes chocar um dia mais cedo, porque ovos menores às vezes podem se desenvolver a uma taxa um pouco mais rápida. Custam em torno de 4 dólares cada indivíduo, segundo os sites de venda.

Veja também

Pug Chocolate, Tigrado, Prata e de Cores Exóticas com Fotos

É amplamente contestada às origens das cores não padronizadas presente nos pugs. Estes pugs, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *