Home / Animais / Galinha Sedosa do Japão: Cuidados, Como Criar, Preço e Fotos

Galinha Sedosa do Japão: Cuidados, Como Criar, Preço e Fotos

As Galinhas Sedosas do Japão Silkies,  têm sido chamados de fluff-balls, alienígenas de outro mundo, ursos de pelúcia e muitas outras coisas. Sem dúvida elas certamente são incomuns entre nas raças de galinhas!  Sua aparência estranha, simpatia e habilidades maternais são certamente o motivo de sua popularidade.

Galinha Sedosa do Japão:

Origem da Raça

Não há dúvida de que o Silkie é uma raça muito antiga, provavelmente de origem chinesa. Acredita-se por alguns que o Silkie remonta até a dinastia Han chinesa , mais de 200 anos antes de Cristo. O nome chinês para o Silkie é wu-gu-ji – que significa black-boned. Um nome alternativo para esta ave é o Frango Chinês da Seda. A evidência aponta fortemente para a origem chinesa, mas não pode ser afirmada com absoluta certeza.

Foi mencionado pela primeira vez por Marco Polo entre os anos 1290 e 1300, em sua notável jornada pela Europa e pelo Extremo Oriente. Embora não tenha visto o pássaro, foi relatado a ele por um companheiro de viagem e ele relatou em seu diário como “um frango peludo” . A próxima menção que temos é da Itália, onde Aldrovandi, em 1598, fala de uma galinha que tem “pelo como um gato preto”.

Popularidade da Raça

O Silkie seguiu para o oeste pela Rota da Seda ou pelas rotas marítimas, provavelmente ambas.  A antiga Rota da Seda estendia-se da China ao Iraque moderno. Numerosas rotas secundárias atravessaram a Europa e os estados balcânicos.

Quando o Silkie foi introduzido pela primeira vez para o público europeu, foi dito que era o fruto de um cruzamento entre uma galinha e um coelho – uma coisa não tão inacreditável nos anos de 1800! Muitos vendedores inescrupulosos vendiam Silkies a pessoas ingênuas por curiosidade e eram usados ​​como itens de “show de aberrações” em shows itinerantes e exibidos como “mamíferos de aves” .

Padrão da Raça

A cabeça deve estar com crista, parecendo um pouco como um ‘pom-pom’ ( semelhante a um frango polonês ). Se um pente estiver presente, deve parecer uma ‘nogueira’, sendo quase circular na aparência. A coloração do pente deve ser amora preta ou escura – qualquer outra cor  não é um Silkie puro.

Elas têm lóbulos de orelha azul-turquesa de forma oval. Seu bico é curto, bastante largo na base, deve ser de cor cinza / azul. Os olhos são pretos. Quanto ao corpo, deve ser largo e robusto, as costas são curtas e o peito proeminente. Elas têm cinco dedos em vez dos quatro habituais encontrados em galinhas. Os dois dedos externos devem ser emplumados. As pernas são curtas e largas, de cor cinza.

Silkie Puro
Silkie Puro

Suas penas não possuem barbicelas (esses são os ganchos que seguram as penas juntas), daí a aparência fofa. A principal plumagem parece a parte inferior das galinhas normais. As cores aceitas são: azul, preto, branco, cinza, lustre, respingo e perdiz. Existem várias outras cores disponíveis, como lavanda, cuco e vermelho, mas ainda não são aceitas como padrão da raça.

Produtividade

Silkies são péssimas produtoras de ovos.  Se você receber 120 ovos em um ano vai estar no lucro, isso equivale a cerca de 3 ovos por semana, os ovos são creme para tingir de cor e são de tamanho pequeno a médio.. Muitas pessoas mantêm Silkies para chocar outros ovos. Uma Silkie agachada no ninho, geralmente aceita todo e qualquer ovo (incluindo pato) colocado debaixo dela.

Por baixo de toda essa penugem, o Silkie tem pele e ossos pretos. Infelizmente, isso faz deles uma iguaria em partes do Extremo Oriente. A carne também é usada na medicina chinesa, uma vez que contém duas vezes mais carnitina do que outra carne de frango – a carnitina tem propriedades antienvelhecimento, conforme teorias.

Comportamento

Quanto ao seu temperamento, sabe-se que as silkies são calmas, amigáveis ​​e dóceis – até mesmo os galos. Tem sido registrado por várias pessoas que os galos serão “mordidos” pelos filhotes!

Essa docilidade pode levá-los a serem intimidados por outros membros mais agressivos do bando. Elas se acomodam melhor quando colocadas com outras raças de natureza semelhante , como a galinha polonesa.

A galinha Silkie sempre traz um sorriso ao rosto das pessoas. Silkie é a melhor galinha nos tratos infantis. Elas são fofinhas e tolerantes, amam sentar em um colo e até gostam de abraços. Este pássaro ‘estranho-bola’ e ligeiramente incomum é certamente um prazer para todos! As galinhas sedosas do Japão Silkies são bastante robustas e normalmente vivem por 7-9 anos.

Filhote de Galinha Sedosa do Japão na Gaiola
Filhote de Galinha Sedosa do Japão na Gaiola

Galinha Sedosa do Japão: Como Criar, Preço e Fotos

Elas estarão confortáveis  em  confinamentos, mas prefeririam viver ao ar livre, são ótimas garimpeiras. A área em que elas forrageiam deve ser uma ‘zona segura’, já que elas não podem voar para escapar de predadores, são mais conhecidos como sendo animais de estimação, matrizes e aves ‘ornamentais’.

Apesar de suas penas macias, elas toleram o frio razoavelmente bem – a umidade é algo que eles não podem tolerar. Se o seu clima é muito frio no inverno, elas se beneficiariam de um pouco de calor suplementar.

Se você mora em uma área que está inclinada a ser molhada e lamacenta, esteja ciente de que essas condições realmente não combinam com Silkies por causa de suas penas, mas se você absolutamente precisa tê-las, você precisará mantê-las limpas e secas.

Galinha Sedosa do Japão: Cuidados

O fato de as penas não se unirem significa que uma Silkie não pode voar. Isso também significa que a plumagem não é à prova d’água e, portanto, uma Silkie molhado é uma visão patética para se ver. Se elas ficarem significativamente molhadas, elas precisam ser secadas com toalha.

Aparentemente Silkies pode ser bastante suscetível à doença de Marek . Muitos criadores criaram seu estoque para imunidade natural, mas é claro que você pode vacinar suas aves.

Como Silkies são muito emplumadas, elas podem ser um alvo para os ácaros e piolhos, por isso a devida diligência deve ser constante para estas pequenas bolas de penugem. Você também pode precisar cortar as penas ao redor dos olhos para ajudá-los a ver um pouco melhor. Ocasionalmente, o cotão na extremidade traseira precisa ser aparado para fins de higiene e reprodução.

Veja também

Crocodilo-Americano: Características, Nome Científico e Fotos

O crocodilo é sempre lembrado como um animal muito feroz e que costuma atacar suas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *