Home / Animais / Galinha Faverolles – Características, Ovos, Como Criar e Fotos!

Galinha Faverolles – Características, Ovos, Como Criar e Fotos!

O nome já nos dá uma dica de que estamos falando de um animal concebido em outro país. A galinha Faverolles é originalmente francesa, e os primeiros registros da espécie estão localizados justamente na cidade que leva o mesmo nome do animal.

A raça foi desenvolvida em 1860. O se desenvolvimento aconteceu justamente para atender algumas demandas com relação ao consumo de carne e ovos. Por isso esse é um animal robusto, e que realmente atende bem as questões de consumo de sua carne.

Mas, a Faverolles (cujo nome no singular também leva o “s” no final) também é uma ave muito bonita, o que desperta em muitos criadores o desejo de adotá-las como animais de estimação.

Embora tenham sido consumidas por conta de sua carne durante muitos anos, hoje em dia o mais comum é que os donos utilizem os animais em exibições e competições, não mais para consumo.

Variações Entre Países – Entenda como Nasceram as Faverolles Diferentes!

A ideia de expor e exibir o animal não é tão recente. Na verdade, isso começou na Inglaterra, por volta de 1886, quando essas galinhas desembarcaram em Londres. Os ingleses se interessaram pela estética do animal, mas decidiram tentar novas cruzas para que elas parecessem ainda mais bonitas e imponentes.

Os criadores britânicos desenvolveram então Faverolles com penas de cauda mais altas e mais longas, levemente diferentes das galinhas criadas na França e na Alemanha naquela época.

• Dados e características!

Galinha Faverolles Características

Essa é uma raça bem pesada, o que durante anos contribuiu para a sua criação com finalidade de consumo de carne. Hoje os criadores enxergam esse animal como ornamental, e criam como pet, e o consumo da carne é visto apenas em restaurantes de alto padrão, já que é um animal caro.

Uma interessante curiosidade a respeito é que elas possuem 5 dedos, ao invés dos quatro que são mais comuns nas diferentes espécies de aves.

Plumas: a Beleza que Pode ser Vista de Longe!

A galinha Faverolles é um animal exótico. A sua pluma pode adotar coloração de salmão, branco ou bege claro entre as fêmeas, e cores mais escuras entre os machos. Preto e marrom são comuns nos exemplares masculinos.

É raro, e muito difícil de encontrar, mas existem também galinhas Faverolles em outras cores como branco, preto e azul. O criador que se deparar com uma desses no caminho com certeza terá uma grata surpresa – e uma mina de ouro em suas mãos.

• Comportamento:

Uma das coisas que surpreende muito é que esses animais são extremamente dóceis. Isso também facilitou a sua criação ornamental, fazendo com que muitos criadores desenvolvessem algum tipo de laço com o animal.

Por isso mesmo elas não devem dividir espaço com outras espécies. Isso porque as Faverolles serão facilmente intimidadas e até mesmo agredidas por outros animais, uma vez que seu comportamento é completamente pacífico.

No entanto, a convivência com outras espécies também doces, como a Sussex, pode ser uma boa ideia. Elas se adaptam bem tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre, mas preferencialmente devem ter companhia de outras galinhas da mesma espécie.

Facilidade de Convivência com Crianças – e Bons Ovos – Ajudaram o Animal a Conquistar a Simpatia Humana!

Não é raro ver uma galinha Faverolles convivendo livremente em famílias com crianças. Como dissemos, a docilidade desse animal é uma característica muito acentuada, o que faz com que ela seja uma queridinha para se tornar pet.

Além disso, ela costuma gerar ovos de alta qualidade. Por isso, muitos criadores preferem, manter o animal vivo, e aproveitar os seus ovos ao invés de consumir a carne.

• Quantidade de ovos:

Uma galinha bem cuidada, com espaço e alimentação qualificada pode colocar em média 4 ovos por semana. Essa quantidade é considerada excelente, sobretudo para os pequenos criadores, que usam os ovos apenas para consumo próprio.

• Peso e tamanho:

Estamos falando de um animal de pesagem bem boa, podendo chegar até a 5 quilos, mais ou menos. A musculatura é muito bem desenvolvida, o que faz com que pareça ainda mais robusta.

Conheça Bons Motivos para se Apaixonar por Essa Raça!

A raça foi desenvolvida a partir do cruzamento de outras galinhas que são reconhecidas pela beleza, força e saúde: Cochins, Houdans e Dorkings. Por si só esse já é um bom motivo para se apaixonar pelas Faverolles. Mas existem outros motivos!

• Beleza e variedade de cores:

A beleza é um dos fatores mais destacáveis desse animal. No entanto, o mais impressionante é que uma ave Fevarolles pode ser magnifica em qualquer uma de suas variações de cores! Inclusive, uma das graças é justamente reunir uma variedade de cores em sua criação!

• Animal amoroso:

As galinhas Faverolles não somente são doces e amigáveis como também são extremamente amáveis. Elas adoram brincar, tomar banho e ciscar. É um animal lindo de observar e com certeza vai conquistar o seu coração!

• Agradável ao toque:

As suas plumas macias e sedosas são deliciosas, e fazem com que momentos de caricia em uma Faverolees sejam extremamente prazerosos também para os seus donos. Além de contribuir com a beleza do animal, o toque delicioso é uma verdadeira terapia!

• Quantidade ideal de ovos:

Esses animais vão lhe proporcionar a quantidade adequada de ovos! Você terá o quanto precisa para a semana, sem ter que se preocupar com a coleta efusiva e sem ficar sem ovos para consumo!

Ter ovos em excesso pode ser um problema para pequenos criadores, tanto quanto não ter ovo algum! Por isso essas galinhas são ideais para quem se especializar em uma raça que seja bonita e útil. A quantidade semanal é perfeita, e os animais jamais deixar]ao o dono sem nada!

Enfim. São diversos os motivos para conhecer e apreciar essa raça originalmente francesa, mas que também conquistou muitos outros países – inclusive o Brasil!

Se você está em busca de exemplares que sejam belíssimos, funcionem para exposição e competição de beleza, e que acima de tudo sejam animais dóceis e carinhosos…com certeza a escolha por Faverolles será mais do que assertiva!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *